sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Recesso das aulas de capoeira


 Estamos em recesso das aulas de capoeira, a partir de hoje dia 16/12/2021, em breve disponibilizarei as datas de retorno. Aproveito para desejar um feliz natal e um próspero ano novo.
Muito obrigado, axé!

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Sai

Bom dia meus amigos leitores, tudo bem com vocês? Espero que sim. Pois bem venho a informar que não faço parte do Comitê Gestor do Conselho de Mestres do RN, quando entro em algo é sempre para fazer o melhor, diferente de alguns que apenas querem inflar sua vaidade, querendo entrar para os anais da historia da capoeira norte rio-grandense, ouvi de um mestre que a capoeira vive seu melhor momento, vejam vocês, no contexto esportivo a capoeira anda acumulando séries de derrotas no JERNS (Jogos Escolares do RN), capoeira nas escolas já foi mais presente, se existe capoeira nas escolas muita vezes é de forma voluntária de capoeiristas que resistem a várias "humilhações" por parte de gestores, é evidente que existem exceções, mas no contexto geral é muito complicado trabalhar em escolas públicas, se formos olhar paras escolas particulares creio que seja possível contar  nos dedos de uma mão a quantidade de capoeiristas que estão inseridos nessa realidade, isso também vale para capoeira nas academias de ginastica, e ai vem um mestre do comitê gestor dizer que a capoeira está num de seus melhores momentos.

Bom, sai do Comcap por discordar das formas como estão sendo conduzidas as ações por parte do comitê gestor, no modo: Todo mundo faz tudo e ninguém faz nada, ficando claro que nesse formato pseudodemocrático, não há nenhum tipo de responsabilidade para seus membros. No tempo que fiquei não fomos capazes de se quer fazer um cronograma, um planejamento anual de ações, mais de 120 dias e nada foi feito e quando foi feito, foi realizado as pressas, mostrando irresponsabilidade e incompetência, até onde acompanhei (03/12/2021) nada mudou ou seja não há um planejamento de ações, e isso me fez perder a vontade de participar de algo que não tem um mínimo de organização, isso não me impede de torce pelos colegas que estão lá e desejar êxito nas ações a frente do comitê gestor.

Enquanto isso, irei refletir sobre os meus próximos passos, preciso me reinventar, seguir em frente e buscar melhorias para esse momento que não está nada fácil, axé meus amigos. 


domingo, 14 de novembro de 2021

Qual o limite?


 
Esse vídeo causou uma enorme polêmica entre nós capoeiristas, alguns influenciadores digitais, se acharam no direito de fazer um vídeo, que segundo eles era pra ser de humor, isso gerou uma onda de revolta nos capoeiristas, o mesmo autor do vídeo, disse que recebeu várias mensagens e ameaças, de fato esse vídeo correu nos grupos de whatsapp, o autor depois de um tempo excluiu o vídeo afirmando que não era a intenção dele denegrir a capoeira, particularmente acho que ele tirou pelas ameaças sofridas, ele também fez uns vídeos querendo justificar esse vídeo, e pedindo desculpas. Depois de ter contextualizado, farei alguns apontamentos, essa geração de hoje parece não ter limites, confundem a liberdade com permissividade, será que esse vídeo é engraçado mesmo? Será que esse é um vídeo de humor? Me parece mais um vídeo vulgar do que de humor, o autor do vídeo pediu desculpas, mas será que ele se arrependeu mesmo? Acredito que não! As ameaças e o medo das consequências desta devem ter sido o real motivo dele ter retirado o vídeo, essa geração é uma geração perdida, fraca emocionalmente que acha que tudo gira em torno das redes sociais, quando na verdade a vida não se resume as telas, a falta de respeito destes indivíduos demonstra o quanto essa geração será perdida, você se propor a gravar um vídeo vulgarizando uma manifestação cultural tão rica e transformadora de vidas, mostra o quanto a falta de educação, de conhecimento dessa geração é latente.
O arrependimento, o pedido de desculpas através de ameaças, não é sincero, ou seja este individuo, não teve o ato de um arrependimento honesto, por outro lado vejo o quanto as pessoas (capoeiristas) se ofendem com algo que perto de outras coisas são tão supérfluas.
A indignação deveria ocorrer sobre coisas mais obscuras e profundas de nossa sociedade, o que esperar dessa geração? Ações nesse sentido, sem um mínimo de noção.
     

domingo, 31 de outubro de 2021

Performance negra e dramaturgias do corpo na Capoeira Angola Renata de Lima Silva (Kabilaewatala); José Luiz Cirqueira Falcão (DOWNLOAD DE LIVRO)

Clique na imagem

Eis que o jogo gera espaço! Performance negra e dramaturgias do corpo na Capoeira Angola - tece e tensiona questões fundantes do saber-fazer dessa arte-jogo-dança-luta em suas dimensões pedagógicas, performáticas e  históricas, ao mesmo tempo em que traz para o centro da roda elementos críticos que nos permitem analisar as sendas dinâmicas que compõem  e mantêm em movimento as águas das culturas negras. A partir do corpo vivido de Renata Lima (Kabilaewatala) e de José Falcão, bem como da investigação de biografias e genealogias espiraladas apresentadas na obra, acessamos um entendimento de capoeira como estratégia cultural e modo de perceber e significar um mundo em constante e complexa transformação.

Luciane Ramos Silva

Editora da Revista O Menelick2Ato

Professora visitante no IA/Unicamp


Teorizar a partir da experiência sintetiza o exercício proposto pelo presente livro. Os fios que puxam os sentidos aqui aquarelados são tecidos com as performances negras e corpóreas da Capoeira Angola. Girar, brincar e jogar na roda conduzida por Renata de Lima Silva (Kabilaewatala) e José Luiz Cirqueira Falcão, aceitando as pinceladas generosas da ilustradora Erika Kogui, é construir colaborativamente este livro-roda. A experimentação coloca em evidência uma metodologia fundamentada no pertencimento e joga o foco na pluralidade epistêmica. O longo “iê” que abre as rodas de capoeira também é aberto aqui para duas gerações, muitas histórias e duas formações acadêmicas distintas que se juntam no mesmo jogo de ideias. Após uma década de trabalho conjunto, Kabilaewatala e Falcão se debruçam nesta riquíssima produção para teorizar e metodologizar a “capoeiragem”. Aqui, as especificidades se somam e os resultados são contribuições para os estudos da Capoeira Angola, das Performances Negras e das Dramaturgias do Corpo. Performance Negra e Dramaturgias do Corpo na Capoeira Angola nos recoloca em sintonia com as complexidades que nos constituem e diz sim à produção acadêmica como lugar de encontros e transgressões. Analisar as experiências pedagógicas comunitárias compartilhadas enquanto Performances Culturais traz para a reflexão o corpo e a ancestralidade negra. A “Capoeiragem”, enquanto lente de análise, ajuda-nos a compreender muitas mudanças socioculturais e performáticas da capoeira. Para manter a coerência epistêmica é que o “iê” breve e forte encerra este livro-roda.

Luciene de Oliveira Dias

Professora da Universidade Federal de Goiás

Nº de pág.: 338

ISBN: 978-65-5917-305-1

DOI: 10.22350/9786559173051

FONTE: https://www.editorafi.org/305capoeira

domingo, 10 de outubro de 2021

1 ano de (re) existência

 


Hoje completamos 1 ano de existência, não tem sido fácil, ainda mais que estamos vivendo um momento ímpar na humanidade, me refiro a pandemia da Covid-19,  Mas quero aproveitar o dia de hoje para agradecer a todos pelo apoio, a todos que de uma forma ou de outra colaboraram com nossa escola durante esse um ano. Axé e muito obrigado.

domingo, 26 de setembro de 2021

domingo, 15 de agosto de 2021

Quando a ginga perde o sentido.


 Olá tudo bem com vocês? Espero que sim. Pois bem, ainda estamos "convivendo" com a pandemia, com uma variante chamada Delta, contudo a vacinação está ajudando a diminuir os índices de internação e de morte por Covid 19. Contextualizado a atual situação histórica que passamos, vamos a uma reflexão.
Quando a ginga perde o sentido? A ginga nessa reflexão é o elemento central da capoeira, a alma da capoeira, a capoeira  sempre teve um papel central na minha vida, a força motriz que me faz sempre seguir em frente, porem nesses últimos anos as coisas vem deixando de fazer sentido em minha vida, pra ser mais objetivo a capoeira vem deixando de fazer sentido em minha vida, a ponto de ter perdido o ânimo de treinar e de ir as rodas, isso só aumentou com as condutas que vivenciei durante esses últimos 8 anos. A gente pensa que não, mas a capoeira é algo que esta além  da movimentação corporal, sua essência está na simplicidade do ser, do estar e do ter, quando um dessa tríade desequilibra logo surgem problemas que num primeiro momento podem parecer nada, mas quando vai acumulando pode se tornar um monstro, a ponto de lhe tirar o brilho do olhar ao ver a capoeira, ao ver uma roda de capoeira.
Quando a ginga perde o sentido? A ginga perde o sentido quando as pessoas deixam de se respeitar, quando todos se julgam donos da razão absoluta, quando tudo se justifica por likes e curtidas das redes sociais, quando você abre os olhos e vê que suas referências  fizeram bobagem que nunca poderão ser reparadas e ai já é tarde de mais, aquela força motriz vai se esvaindo com os acúmulos de decepções, me entendem como a ginga perde o sentido? 
Não vou desistir de gingar, mas a minha relação com a capoeira mudou, não vou dar um tempo da capoeira, porém sinto uma necessidade de me reinventar, de me afastar de quem não soma em nada, estou aprendendo muito nesse momento de austeridade. Seja lá como for, sou capoeira e mais adiante tudo voltará a fazer sentido.
Axé meus amigos.   

domingo, 11 de julho de 2021

Pensamentos

É necessário atravessar o deserto, essa travessia só será benéfica se realizada sozinho, ninguém pode fazer por você ou com você, na solidão do deserto é que se torna possível realizar a reforma íntima, que lhe trará o autoconhecimento, e com o tempo você entenderá que essa travessia nada mais é que a capoeira lhe cobrando por situações que não foram resolvidas e neste momento o medo, a ansiedade e a tristeza aparecem para lhe confrontar, o que isso tem haver com a capoeira? Dependendo em que momento você esteja vivendo, nada, dependendo em que momento você esteja vivendo, tudo! A capoeira é uma excelente escola da vida, com grandes mestres e professores que a todo o momento vão estar dispostos a lhe dar duras lições, e talvez uma das mais duras lições seja a de não se reconhecer diante ao espelho, ou seja a de não entender ou aceitar toda sua trajetória, eis a necessidade de fazer a travessia no deserto sozinho, apenas com o autoconhecimento é possível se perdoar, e dar inicio a reforma intima que gerará perspectivas de enxergar a capoeira de forma leve, compreender que tudo que foi feito naquele momento, foi feito da melhor forma possível, aceitar aquilo que não pode ser mudado, aceitar o outro como ele deseja ser para aquele momento. A capoeira pela capoeira, a capoeira pela brincadeira, pelo jogo, pelo movimentar, a capoeira pela vida, a vida pela capoeira.

Nesse momento me encontro atravessando o deserto, tudo incerto, não sei o que me espera do outro lado, não sei.

Mestre William    


 

domingo, 4 de julho de 2021

I Assembleia geral do COMCAP


Oi meus amigos leitores tudo bem com vocês? Ainda estamos vivendo com a pandemia, porem já esta havendo ocorrendo a campanha de vacinação, acredito que em 2022 poderemos voltar a normalidade.
Pois bem, o post de hoje é para falar sobre a I Assembleia geral do COMCAP-RN, Conselho de Mestres de Capoeira do Rio Grande do Norte, onde vamos oficialmente criar a o referido conselho, estou ansioso por este momento por pensar que isso trará, a partir desse conselho teremos uma representatividade maior e organização de uma forma geral. 
Vamos em frente!
 

domingo, 27 de junho de 2021

Memória da capoeira do RN



 Aconteceu no dia 11/06/2021, o livro a Memória da Capoeira do Rio Grande do Norte, escrito pelo Mestre Alexandre, o livro faz uma linha do tempo desde da década de 60 até inicio dos anos 2000, um ótimo documento para se ter pois trás muitos fatos interessantes. 

domingo, 13 de junho de 2021

Musicalidade (músicas que gosto 04)


 Essa música quando toca é de arrepiar, o Mestre Acordeon, tem várias canções de capoeira, inclusive algumas dessas são músicas tem outros instrumentos que faz com que a sonoridade fique mais rica ainda, gosto muito dessa música, da letra dela, é perfeita! 

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Desabafo


 

A primeira semana de Junho de 2021, ficará marcado em minha memória, explode nas redes sociais uma denúncia, de abuso sexual e pedofilia na Associação De Capoeira Cordão De Ouro, nos estados do Ceará e São Paulo, sem querer acreditar, por ter feito parte do grupo por mais da metade de minha vida, de cara me veio aquela surpresa, por conhecer alguns dos envolvidos tanto do lado dos supostos acusados, quanto do lado das supostas vítimas, uma situação de extrema delicadeza, logo começam a aparecer os juízes das redes sociais, alguns preocupados com as supostas vítimas, outros preocupados em aumentar os números de seguidores, views e likes, com um prazer doentio, em colocar todos do grupo em um mesmo bolo e um terceiro tipo de comportamento que foi o de permanecer em silêncio, na qual venho chamando de o “silêncio dos bons”, que são exatamente aquelas pessoas que são do grupo e com uma conduta seria e comprometida com a capoeira e consequentemente com a sociedade, esses são pessoas que repudio, o silêncio deles pode ser por diversos motivos, por saberem e terem sido coniventes, o silêncio  deles me dá total direito de especular qualquer coisa, me dá o direito de achar que são covardes, muitos desses que tem serviços prestados a sociedade através da capoeira ate então do grupo estão saindo fora, para tentar livrar a própria pele, no estilo um por todos e todos por si.

Poderíamos e deveríamos bradar aos quatro cantos do mundo que não foi o grupo, como aponta a reportagem de forma tendenciosa visto que ela (repórter) tinha todos os nomes dos envolvidos e ainda sim, num ato orquestrado ela coloca o nome do grupo, somos cientes que na atualidade a interpretação de texto, não é o forte da maioria que consome a rede social, fazendo com que de fato todos do Grupo Cordão De Ouro sejam colocados num mesmo bolo, e infelizmente o “silêncio dos bons”  deu mais margem a muitas especulações, podendo esses terem lutado para defenderem a instituição, o grupo a qual diziam que amavam e que nunca abandonariam. Em todo tempo que tenho de capoeira, acho que esse é o maior escândalo que presenciei, interessante ver os mestres renomados agora como senhores da moral, onde todos são puros, límpidos, sem pecados na verdade são verdadeiros hipócritas, que se acham acima do bem e do mal excerto quando a pedra quebra os vossos tetos de vidro. Interessante ver como tem gente certa na capoeira, gente correta, gente que pelo menos por um tempo ficará “no sapatinho” fazendo suas besteiras com todo cuidado possível, se a capoeira fosse tão pura quanto essas pessoas veem pregando ser, talvez estivéssemos em outro nível de ações. Mas o que de fato temos é, combater as diversas formas de abusos cometidas por mestres, professores e seja lá o que for mais. Quero aqui externar meu repúdio a pedofilia e minha repulsa aos envolvidos em atos de pedofilia dentro e fora da capoeira sendo nesse caso dentro da capoeira, também me solidarizo com as supostas vitimas desses supostos criminosos travestidos de mestres de capoeira.

Estou escrevendo esse texto se ainda crê que isso está acontecendo de fato, sem ainda crê que o Mestre Suassuna, está envolvido nisso, me parece que estou num pesadelo porque o mestre Suassuna permeou meu imaginário até hoje, me sinto sufocado sem ar, sem rumo, sem rumo sem um porto seguro, como é difícil, aí alguém pode questionar, mas você não tinha saído do grupo? Sim sai no dia 10 de Outubro de 2020, mas a Cordão De Ouro, sua filosofia jamais sairão de mim, me orgulho de toda história que construí dentro do grupo, não deveria sentir tanto com estou sentindo, mas Eu vivi isso intensamente, sem nenhum arrependimento, tudo isso me fez ser uma pessoa melhor, um homem de caráter, um homem educado, integro um cidadão de bem. A vida ira seguir, certamente a vida ira seguir, o tempo não ira parar por essas situações que acontecem todos os dias na sociedade e termina se replicando na capoeira, qual a lição que tiro disso? Muitas, todos nós seres humanos temos nossos segredos mais íntimos, muitas vezes esses segredos trazem a tona o lado obscuro, onde também mostra nossa vulnerabilidade, nenhum mestre me servirá de referência, o que me diferencia deles é só o tempo de vivência na arte ou seja a experiência.

E por favor quem sair por último apague a luz...      

domingo, 30 de maio de 2021

+ treino - reclamação



 

Nunca desista de treinar, seja constante, se você por algum motivo ficar desmotivado, simplesmente treine! As vezes deixamos nos levar por uma onde de pessimismo, e o que temos que fazer é simplesmente manter uma constância, não se deixe levar por comentários. 

domingo, 23 de maio de 2021

Musicalidade (Musicas que gosto 03)

 





Essa música é nova, escutei ela numa live dos mestres Casquinha e Barrão, em 2020 e certamente ela me marcou de um jeito que não resolvi fazer dela meu hino, ando passando por um momento de provação em minha vida pessoal e profissional e isso vem afetando pro bom e pro ruim minha relação com a capoeira.
Escutem a música e se atentem a letra. 

domingo, 16 de maio de 2021

Aniversário do Mestre Irani



Aconteceu nesse último dia 07 de Maio, uma live em comemoração ao aniversário do Mestre Irani, esse ano não foi possível fazer uma roda por decorrência da pandemia, a live foi comandada pelo próprio Mestre Irani que convidou diversos alunos e amigos para uma conversa rápida, mas com certeza cheia de muitas emoções. Com certeza ficou marcado na memória de quem assistiu. Parabéns Mestre Irani pelos 58 anos de vida, e que venham mais e mais anos de vida, como falei obrigado por ser meu Mestre.

Atenciosamente Mestre William (Raivoso)

   

domingo, 9 de maio de 2021

Seja Humilde


 
Olá meus amigos leitores, como estão vocês? Espero que esteja tudo bem com vocês e aqueles que os cercam, estamos entrando mais um mês (Maio) ainda com pandemia e sem perspectiva de quando voltaremos a poder fazer o que fazíamos antes.
A postagem de hoje é para refletirmos sobre a humildade, palavra importante para quem quer ser bom capoeirista, importante para vida de uma forma em geral, muita gente se perde no meio da caminhada e se deixa envolver pelos elogios que iludem, e faz com que muitas vezes a gente deixe de lado a humildade, tratando as pessoas como se fossem insignificantes, isso passa por uma questão de educação e caráter, a falta de humildade faz com que a queda que a vida e a capoeira preparam seja bastante dolorida, ultimamente tenho visto muitas pseuda-estrelas de redes sociais se achando como verdadeiras estrelas da capoeira, é necessário que se diga que isso não é algo que esteja generalizando, mas basta prestar a atenção que dá pra ver quando um capoeirista é ou não humilde, humilde na forma de tratar as outras pessoas, humilde na hora de jogar com as pessoas, quando você esta no auge muitas vezes a gente acaba se deixando levar, porém quando o tempo vai passando e a gente vai adquirindo experiência é quando percebemos o quanto ser humilde é algo essencial em nossa caminhada.
Trate bem, seja humilde sempre, a vida é muito louca, um dia você esta por cima, no outro você cai, por experiência própria de cair e levantar as quedas que a capoeira dar em nossas vidas são muito doloridas.
Lendo um conto budista, em determinado momento no conto dizia trate bem aqueles que estão lá em baixo, porque um dia em algum momento, você pode cair e conviver com esses que lá estão.

domingo, 25 de abril de 2021

Não se maltrate.


Você se maltrata, quando não acredita em si, quando deixa a opinião dos outros interferir diretamente nas suas ações, você se maltrata a medida que deixa de agir por medo, em alguns momentos de minha trajetória me maltratei bastante, por causa dos outros mas principalmente por minha causa, tudo que me aconteceu de bom ou de ruim foi de minha responsabilidade, mesmo quando as coisas saíram do meu controle, demorou muito para que eu entendesse que as relações na capoeira com raras exceções são baseadas nos interesses, e muitas vezes me maltratei por isso, por sempre querer que gostassem de mim, quando na verdade essas pessoas queriam sempre algo que eu tinha.
Existem outras tantas formas de se maltratar vou contar uma história para vocês, meu mestre sempre teve os alunos prediletos, chamávamos esses dos "queridinhos", e isso me machucava muito por sempre querer ser um dos queridinhos do mestre, o tempo foi passando e eu sempre me esforçando para ser um queridinho, quanto mais eu me esforçava menos eu era visto por ele, o tempo foi passando e eu fui vendo que a maioria dos queridinhos do mestres tinham tido algum tipo comportamento "errado", o tempo é rei! amadureci depois de muito tentar e percebi que aquele mestre nunca me daria o que buscava, porque para mim ele só tinha a me dar o que tinha, quando entendi isso, muita coisa mudou, minha relação com ele nunca mais foi a mesma, mudou, quando a gente entende que cada um dá o que tem, muita coisa muda! Mas Mestre Raivoso, você foi um bom aluno? Eu vou lhe responder que fui um aluno que Eu hoje gostaria de ter.
Hoje eu tenho uma perspectiva diferente da vida, todo e tudo aquilo que me faz mal, eu deixo seguir adiante, isso me fez muito bem, já não faço questão de ter essas pessoas por perto, fica quem quer, e o melhor é que a vida continua, a capoeira continua e a história continua sendo escrita. não permita que ninguém lhe maltrate, mas trate de não se maltratar, muitas vezes isso acontece e a gente nem percebe.
Faça o que tem de ser feito, as vezes pode dar vontade de desistir, e aí cabe a você tomar essa decisão, tem quem diga que sozinho você não chega ou que demora, e Eu digo que acompanhado ou sozinho você chega e se vai demorar ou não depende do seu foco, do quanto você quer algo! Não esmoreça levante a cabeça e gingue, lembre que capoeira parado não dá.
Axé

   

domingo, 18 de abril de 2021

Musicalidade ( músicas que gosto 02 )

 




Gosto muito dessa música, ela tem uma letra muito interessante, daquelas que nos faz parar para pensar principalmente, quando estamos naqueles momentos de dificuldades na capoeira, mas como diz a música " Na vida tem muito tombo, mas não vá desanimar. " Se não me falha a memória a música é de autoria de um capoeirista do Ceará chamado Olho de Gato.

domingo, 11 de abril de 2021

Live de musicalidade

 


No dia 28 de Março, aconteceu uma live idealizada pelo mestre Jr. Aranha da Escola de Capoeira Nova União, onde fui um dos convidados, cantei a música "Surpresas da Vida" do Perninha do grupo Abada Capoeira, foi muito bom ver os mestre cantando e mais ainda poder ter participado, o mestre Jr. Aranha é uma pessoa que tenho um apreço enorme. Fica meu muito obrigado Mestre.
Sempre que precisar eu estarei presente dentro de minhas possibilidades.

domingo, 4 de abril de 2021

Mestre Durinho


Olá meu amigos leitores, hoje quero brindar vocês com um trecho pequeno, onde penso ter sido uma das últimas aulas do Mestre Durinho em vida, grande capoeirista, grande conhecedor do maculelê, e um Ser Humano incrível, apreciem o vídeo sem moderação. 

Conteúdo Original.
Arquivo do Mestre Raivoso

sexta-feira, 2 de abril de 2021

COMUNICADO

 


A partir do dia 6 de Abril retornaremos com nossas atividades, de acordo com o novo decreto estadual. Não se preocupem, estamos seguindo todas as recomendações para que você se sinta o mais seguro. reforçamos o nosso compromisso de cuidar do que realmente importa: a sua saúde!
Esperamos todos os nossos estudantes para voltar a treinar, e Jogar Capoeira, Axé.

domingo, 28 de março de 2021

1 segundo


Olá meus amigos leitores, ainda estamos sobre forte efeito da pandemia, todas as atividades presenciais com a capoeira estão suspensas, muita gente desencarnando, muita gente sofrendo, muita gente com a saúde mental comprometida, estamos em lockdown. As vezes eu fico pensando como as pessoas são, e nem vou escrever sobre isso, porque é algo para outra postagem em outro momento.
Essa postagem de hoje, é mais para dizer que consegui fazer as quatro postagens e que esse blog, vai seguir adiante, sempre com quatro postagens e em casos excepcionais poderá ocorrer de haver mais postagens. Esse mês esta sendo marcante também pelo fato dos decretos estaduais, onde resumindo estou impedido de trabalhar, por não ser considerado como serviço essencial, isso me marcou muito de forma negativa, fico imaginando como estão as outras pessoas que também estão na mesma ou em situação pior que a minha.
Nossas próximas postagens estarão divididas em vídeo, texto, música, texto, a ideia é de produzir conteúdos originais aqui para o blog, a divisão se dará da seguinte forma, conteúdo original, conteúdo exclusivo e os conteúdos de base, que são encontrados na internet, colocarei aqui cortes do meu pequeno acervo, bem como compartilharei artigos científicos relacionados a capoeira, alguns conteúdos poderão se iniciados no instaram @joga_capoeira e finalizado aqui no nosso blog e vice versa. 
Percebi que nesse blog tem uma parte importante de minha caminhada na capoeira, e como passou rápido, a vida é passageira, então faça o seu máximo! A capoeira agradece.
Axé 

domingo, 21 de março de 2021

Musicalidade (músicas que gosto 01)


Olá meus amigos, estão gostando dos conteúdos? Deixem suas mensagens ai do lado! E então, a ideia do post de hoje é falar sobre musicalidade para mim, seja falando de cantores ou músicas que gosto, toques em fim tudo que seja relacionado a parte musical e hoje eu deixo um vídeo de compositor e cantor da atualidade e essa música em particular tem uma letra que é pra vida.
Eu gosto muito das músicas antigas, mas o cenário atual musical da capoeira está muito bom, vários compositores e o Perninha é um deles, aproveita e segue o canal dele, ele sempre está lançando músicas novas em seu canal.



domingo, 14 de março de 2021

Faça silêncio


 Faça silêncio, diante a tantos ruídos na comunicação entre pessoas, faça silêncio! Se o que você tem a dizer não for algo relevante, faça silêncio, ser Mestre de Capoeira vem me dando diversas possibilidades de refletir sobre a comunicação estudante/aluno - Mestre, quanto Mestre - estudante/ aluno, e venho percebendo que essa comunicação cada vez mais vem se tornando complexa. As palavras tem o poder de fazer a outra pessoa pensar. Elas podem ajudar e inclusive curar, mas elas também podem agredir, podem machucar bastante.
Quantas vezes já fui mal interpretado, pelo que falei com o intuito de ajudar, onde o receptor teve a infeliz capacidade de interpretar totalmente errado o que havia dito, dai surgia clima ruim, quantas vezes eu falava pesquisem, estudem, adquiram conhecimento daquilo que vocês estão a praticar no caso a capoeira, e pasmem isso para alguns soava como ofensa, poderia citar várias situações e casos reais, mas o intuito desse post, é falar sobre o silêncio, e não sobre as falhas de comunicação existente de forma latente nas relações do Mestre - estudante/aluno e vice versa. eu venho recebendo com certa conformidade "relatos" conhecido como fofoca de "amigos", sobre ex-alunos que andam a falar de mim coisas que discordo, que na verdade nem me incomoda, mas então por que estou a escrever sobre? Porque é uma forma de falar sobre um assunto tão recorrente a muitos Mestres, o aluno quando não tem capacidade, dignidade e nem educação para sair pela porta da frente é 99% de certeza que esse ex-aluno, vai falar mal de você, antes isso me adoecia, me revoltava, eu respondia de forma ríspida, muitas vezes chegando a perder a razão, isso era Eu há onze anos atrás, muita coisa aconteceu de lá pra cá, muito aprendizado pela dor, a Capoeira quando resolver, lhe dar uma lição, ela sabe ser dura, essas situações vividas me fizeram crê que o melhor é silenciar, deixar quem quiser falar, você só precisa estar em paz consigo, só precisa saber de sua essência, o mal por si só se destrói, pode demorar, mas se destrói. Isso faz parte do Ser Mestre, saber a hora de falar e saber a hora de calar, e sinceramente hoje eu ando preferindo o silêncio. Existe um compositor, um artistas, chamado Ludwing Beethoven e ele tem uma frase que carrego comigo como uma grande verdade e vou compartilhar com vocês, "Nunca quebres o silêncio se não for para o melhorar.". É isso!

domingo, 7 de março de 2021

No solo sagrado do Cordão De Ouro


 Muito respeito pelo Mestre Suassuna! O solo sagrado do Grupo Cordão de Ouro, tudo é criação de sua persistência, de suas vivências, feliz daquele que pode visitar esse local, e aprender com o Mestre. Esse post realmente é para escutar mais e escrever menos. Viva a maestria do Mestre Suassuna. 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Desistir não dá!


 Após mais de um ano sem postar nada, aqui estou eu, muita coisa aconteceu e muita coisa ainda para acontecer, me tornei Mestre, sai do Grupo pela qual tenho um grande carinho, o Cordão De Ouro, e continuo firme e forte nos meus propósitos com a capoeira, esse post é mais para situar minha situação atual, mas nem é sobre isso que quero escrever nesse post, abri mão de muita coisa para ter minha paz e meu amor com a capoeira restaurados, estamos numa pandemia há mais de um ano, e as coisas não estão nada fáceis para quem dar aulas de capoeira, tentarei pela milésima vez voltar a escrever sobre minhas experiências com a capoeira, acredito que dessa vez dará certo, me esforçarei para isso! então a proposta será mostrar tudo em que eu estiver inserido junto a capoeira.

Começarei mostrando o processo de emagrecimento nesse momento estou pesando 90kg, estou com meta de perder 17kg, e pesar 70kg, vou fazer vídeos e postar textos sobre esse momento de minha vida. Então é isso! Vamos firmes e forte, capoeira!!!!