domingo, 15 de agosto de 2021

Quando a ginga perde o sentido.


 Olá tudo bem com vocês? Espero que sim. Pois bem, ainda estamos "convivendo" com a pandemia, com uma variante chamada Delta, contudo a vacinação está ajudando a diminuir os índices de internação e de morte por Covid 19. Contextualizado a atual situação histórica que passamos, vamos a uma reflexão.
Quando a ginga perde o sentido? A ginga nessa reflexão é o elemento central da capoeira, a alma da capoeira, a capoeira  sempre teve um papel central na minha vida, a força motriz que me faz sempre seguir em frente, porem nesses últimos anos as coisas vem deixando de fazer sentido em minha vida, pra ser mais objetivo a capoeira vem deixando de fazer sentido em minha vida, a ponto de ter perdido o ânimo de treinar e de ir as rodas, isso só aumentou com as condutas que vivenciei durante esses últimos 8 anos. A gente pensa que não, mas a capoeira é algo que esta além  da movimentação corporal, sua essência está na simplicidade do ser, do estar e do ter, quando um dessa tríade desequilibra logo surgem problemas que num primeiro momento podem parecer nada, mas quando vai acumulando pode se tornar um monstro, a ponto de lhe tirar o brilho do olhar ao ver a capoeira, ao ver uma roda de capoeira.
Quando a ginga perde o sentido? A ginga perde o sentido quando as pessoas deixam de se respeitar, quando todos se julgam donos da razão absoluta, quando tudo se justifica por likes e curtidas das redes sociais, quando você abre os olhos e vê que suas referências  fizeram bobagem que nunca poderão ser reparadas e ai já é tarde de mais, aquela força motriz vai se esvaindo com os acúmulos de decepções, me entendem como a ginga perde o sentido? 
Não vou desistir de gingar, mas a minha relação com a capoeira mudou, não vou dar um tempo da capoeira, porém sinto uma necessidade de me reinventar, de me afastar de quem não soma em nada, estou aprendendo muito nesse momento de austeridade. Seja lá como for, sou capoeira e mais adiante tudo voltará a fazer sentido.
Axé meus amigos.   

Nenhum comentário: