sábado, 26 de dezembro de 2015

Retrospectiva Capoeira 2015


Foi um ano bastante intenso cheio de dificuldades de poucas porém valiosas conquistas e de muitos aprendizados, descobri que esse mundo da capoeira pode lhe trazer algumas decepções, mas com certeza muitas alegrias e assim foi durante o ano de 2015, destaco aqui o trabalho realizado no UNI-RN com a capoeira, além das aulas de capoeira que ocorreram durante o ano, diferentemente do ano passado esse ano trouxemos um campeonato de capoeira para dentro das dependências da universidade e foi realizada com muito êxito, realizamos belíssimas rodas de capoeira no decorrer do ano sejam em aulas práticas sejam nas horas de intervalo das aulas.
Participei de alguns projetos como o do professor Aranha que destacava a importância do berimbau numa roda de capoeira, projeto que deveria ter sido levado a frente mas enfim não foi. Boas ideias que se perdem com o tempo. Foi um ano em que participei de poucos eventos de capoeira, porém visitei boas rodas de capoeira como as que são realizadas pelos angoleiros aqui de Natal em frente a um shopping roda essa muito boa.
Chego a conclusão que hoje temos boas rodas de capoeira em diversos locais de nossa cidade realizada por grupos diferentes mas com um único objetivo que é a promoção da capoeira (pelo menos a sua grande maioria), também visitei um projeto que me encantou que é o Capoeira no Parque, realizado no Parque das Dunas (antigo Bosque dos Namorados) idealizado e organizado pelo contramestre Josué, e pelos professores Selva e Lince.
Foi um ano de boas lutas travadas como a do CNUC (Congresso Nacional Unitário de Capoeira), na qual eramos a favor e depois passamos a ser contra, nesse período também fomos contratado para realizar um trabalho com capoeira numa tradicional escola de nossa cidade e para minha alegria em 2016 estaremos lá firmes e fortes e só cheguei lá porque alguém acreditou em mim. Esse ano ousei travei ate então minha maior luta que foi a realização de um Festival Universitário  de Capoeira, onde levamos para o debate o secretario de cultura do RN, o presidente e vice do CREF, um conselheiro federal CONFEF, professores da UFRN e UNIRN, e quase toda velha guarda da capoeira do Rio Grande do Norte e diversos grupos capoeira aqui de Natal, sendo o grupo Cordão de Ouro o que menos participou, escrevo sobre isso pois se pensavam que me enfraqueceriam erraram feio pois o Festival foi perfeito, do jeito que tinha de ser. E todas as glorias eu dedico a DEUS.
Descobri que aqueles que chamava de amigos na verdade eram apenas bons conhecidos, se muito. Segundo a rádio patrulha alguns ate tramaram pra que me expulsassem do grupo, foi um ano que vi a impunidade e a falta de respeito correr solta dentro do grupo aqui em Natal. Nesse final de ano participei de alguns eventos do CDO e destaco aqui a vinda do contra mestre Bolacha, no evento na Quebrada e no Balanço realizado pelo professor Capacete, onde pude ver que estamos em consonância com o que agente acredita para as aulas de capoeira num futuro próximo.
Aconteceram diversas situações desagradáveis, mas não relatarei pois me servem de lições para vida, essa foi uma pequena retrospectiva do ano de 2015, sei que tinha mais coisas a serem escritas mas tudo tem seu momento. 
2016 ta chegando e o que esperar desse ano? Muito trabalho, será um ano de colher aquilo que plantamos, será um ano de plantar em novos terrenos e de mais uma vez sair da zona de conforto e fazer valer, lutar uma boa luta, talvez ganhar ou perder, mas lutar! Que esse ano se vá pois ficara marcado e servirá de exemplo a ser lembrado nas lições da vida. Desejo a todos que leram esse post ate o fim que tenham um ano novo repleto de conquistas e que aprendam a transformar derrotas em lições para vida.
Abertura dos jogos escolares

Cartaz do nosso evento

Executando um bico de papagaio.
   

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Circuito de Capoeira


Ocorrerá nos estados de Sergipe e Bahia o Circuito de Capoeira, organizado pelo Grupo Cordão de Ouro daqueles estados, o evento contará com a presença de diversos capoeiristas e mestres como o Mestre Sussuna, Mestre Luis Medicina dentre outros o evento começa no dia 13/11 e se encerra no dia 15/11. 
Segue as informações do evento:

Não fique de fora desse circuito!!

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Capoeira no Parque

Capoeira no Parque é um projeto idealizado pelos amigos e capoeiristas Josué, Marcos Selva e Ana Carmem é um projeto inovador em nossa cidade que agrega a parte prática da capoeira (a roda) com a parte teórica da capoeira, agregue isso a um local super propicio a realização de uma boa roda de capoeira no caso o Parque das Dunas que é um local cercado de muita natureza resquícios da Mata Atlântica, além do que você certamente será muito bem recebido por todos que lá se encontram, capoeira é uma só então independente de academia de estilo de jogo tudo flui de uma forma natural em conversa com o Josué ele me relatou que quando tira-se essa questão de representar grupos a roda ocorre de forma mais leve e de fato foi o que presenciei lá, fico muito feliz por ver que iniciativas como essas começam a surgir em nossa cidade independente de grupo, graduação e etc. Desejo vida longa a esse projeto pois percebi que nele existe algo que se perde em outros que é o amor e quando tem amor tudo conspira para dar certo. 
Obrigado pela receptividade. 






























































segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Festival De Capoeira UNIRN


Eis-me aqui humildemente para agradecer primeiramente a DEUS, pois só ele sabe o que passei e o que fiz, e mesmo quando pensei em desistir sutilmente ele me deu a resposta que precisava para continuar. Todas as glôrias a DEUS.
O festival aconteceu! Com muito suor, dedicação e abdicação, posso dizer que lutei uma boa luta, que fiz o que pude para fazer algo que oferecesse qualidade para quem participasse, sei que houve algumas falhas, que passaram despercebidas durante o planejamento, mas que todos saibam que foi tudo absolutamente tudo pensado com muito carinho feito por um capoeirista para outros capoeiristas.
Gostaria de agradecer ao Centro Universitário Do Rio Grande Do Norte, que desde que começamos não mediu esforços para colaborar com a nossa capoeira, ao Sr. Reitor Daladier Pessoa Cunha Lima, por toda sensibilidade e acolhimento com nossa capoeira genuinamente afro-brasileira, agradeço a coordenação de extensão por acreditar no Festival, ao marketing, a comunicação, a prefeita, e aos colaboradores do UNIRN por sempre estarem juntos e solícitos em nossas realizações. Agradeço a coordenação do curso de Educação Física sempre apoiando a prática da capoeira na instituição. Agradeço ao CREF 16 nas figuras dos professores Evandalo e Borges por atenderem ao nosso chamado e aproveito para parabenizar pela criação do CREF 16, agradeço ao professor Ricardo Catunda do CONFEF pela palestra e pela presença, além do nosso secretario de cultura, obrigado Sr. Rodrigo Bico.
Agradeço aos capoeiristas que acreditaram em nossa proposta, agradeço pela presença ao Mestre Marcos, Mestre Índio, Mestre Irani, Mestre Robson, Mestre Vitor, Mestre Alcio, Mestre Enock, Mestre Alexandre, Mestre Bocão, Mestre Magão, Mestre Tupi (lá do Amazonas), Contra Mestre Igor, Mestrando Perninha, Mestranda Sherra e a todos os professores, instrutores e alunos que estiveram presentes no festival de capoeira.   
Parabéns ao monitor Alicate pela graduação mais que merecida, que você possa seguir em sua caminhada com a capoeira ciente que a cobrança só aumenta e que haja sempre com responsabilidade e com humildade mesmo que os outros não haja assim com você.
Agradeço ao Mestre Irani e Mestre Vitor por estarem presente tenham certeza que a presença de vocês me fortaleceu muito, agradeço aos meus manos Cleberson, Neto, Aranha e Rodrigo escolhi os melhores e as aulas foram muito boas obrigado por tudo! 
Jonas Djavan 2, Obrigado por ter chegado junto nessas horas eu sei quem é quem.
Ganhei uma família e isso não tem preço, a família do Grupo Capoeira Brasil do Professor Piloto, alias Professor Piloto me deu uma grande lição, ao final do evento, com poucas palavras ele me mostrou algo que não havia conseguido enxergar, Obrigado família Capoeira Brasil vocês foram de mais comigo. E eu só tenho como agradecer dizendo humildemente MUITO OBRIGADO.
Aprendi com os Mestres antigos que não se brinca com as coisas da capoeira, tomei esse ensinamento como uma verdade absoluta, no dia em que o capoeirista parar de querer fazer as coisas da capoeira com brincadeira, tudo ira muda para nós.


Obrigado a todos que participaram do FESTIVAL DE CAPOEIRA DA UNIRN.

domingo, 30 de agosto de 2015

Festival de Capoeira


Olá amigos leitores, gostaria de convida-lós para participarem de nosso Festival de Capoeira que ocorrerá em Setembro nos dias 25 (Sexta Feira) e 26 (Sábado). A proposta desse festival é promover um evento democrático de ampla participação popular que incentive a prática da capoeira como expressão artístico-esportivo, contribuindo para a difusão cultural e desenvolvimento regional.
O evento terá aulas de Capoeira Regional e Angola e contará com a presença já confirmada do Mestre Irani (Capoeira Cordão De Ouro), Professor Piloto (Capoeira Brasil), Professor Aranha (Capoeira Cordão De Ouro), ainda estamos confirmando com mais outros professores que ministrarão as aulas. Até dia 4 de Setembro sai a programação completa e as informações para se inscrever.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Aniversário do Mestre Suassuna

Encontro de capoeira em Pernambuco
Mestre Suassuna
Hoje é o aniversario  do Mestre Suassuna, Parabéns Mestre, o senhor é responsável por mudar o rumo da vida de muita gente inclusive a minha, como todo seu carisma, dedicação a capoeira e por jogar muita capoeira e muito trabalho  que o senhor se tornou um exemplo a ser seguido e uma de minhas fontes de inspiração. Vida Longa pro Mestre Suassuna, Axé!!!  Poucas mas sinceras palavras que dedico ao senhor, Obrigado por tudo.

sábado, 20 de junho de 2015

Mais uma


Olá, meus amigos leitores, primeiramente quero dizer que os vídeos na qual postei aqui no blog expondo minhas opiniões irão continuar, a fase de teste passou e posso dizer que as estatísticas que o blog me forneceu de uma geral foram positivas. Mesclarei esses videos-post com as postagens escritas.
Hoje eu quero compartilhar com vocês mais uma publicação que envolve a capoeira no meio acadêmico aliás a segunda em menos de quatro meses, pode parecer ser pouco, mas na verdade é bastante se comparado com o ano passado onde só tivemos uma, e se compararmos com os anos de 2012 e 2013 ai é que vemos o quanto já conquistamos. Essa publicação traz em sua matéria os benefícios que a capoeira proporciona a seus praticantes, além  de tratar a importância de está em sintonia com a lei 10.639/2003, a qual motivou o Conselho Nacional de Educação a aprovar o parecer CNE/CP 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem executadas pelas instituições de ensino. E por fim também trata da I Etapa da Copa Natal de Capoeira, realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer de Natal, onde a UNIRN foi a sede dessa etapa.   
Mais uma conquista para a capoeira, fruto de muito trabalho, que venho realizando de forma serena embora nem tudo saia como agente planeja as situações vão acontecendo e vou dividindo com vocês essas conquistas. 

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Sentimento ou Atos

Olá amigos e amigas leitoras, primeiramente antes de escrever sobre o post, quero aproveitar o momento para agradecer primeiramente a DEUS por tudo que tem feito em minha vida e ao amigos por sempre me apoiarem nos momentos adversos. OBRIGADO.
Quando agente passa por situações difíceis é natural que agente se sinta mais sensível e sobre essa sensibilidade que venho a escrever hoje. Vejo um individuo colocando em xeque o que outras pessoas sentem pela capoeira, isso ele faz por se encontrar atuante, realizando rodas e encontros, que julgo serem bem proveitosos pelo menos aparentemente, com certeza o que ele busca é a visibilidade, mas não é dele que eu quero escrever e sim dentre sobre uma pergunta idiota que ele escreveu em algum desses grupos de Whatsapp e que me fez refletir de forma mais profunda. Pergunto a vocês como mensurar algo que não podemos ver, pegar, medir ou transformar em cálculos?
Como eu posso medir o sentimento de alguém por outro alguém ou mesmo nesse caso pela capoeira, como? Alguém pode responder através de seus atos, e ai eu concordo em parte e se nesse dia o "sujeito" acorda apoquentado da vida, por a mulher querer se separar, não ter dinheiro pra pagar a mensalidade dos filhos, o aluguel atrasado e ele sem emprego, e ele caminhando pela rua ver uma roda de capoeira e ele como bom capoeirista que é se ver entre buscar uma solução pros problemas ou tirar 10, 20, 30, 80 minutos para jogar na roda, e ai? Alguns vão dizer que se ele for para a roda vai deixar esses problemas um pouco de lado momentaneamente e vai se divertir, certamente que sim, e com isso agente pode dizer que se ele for para o babar beber os problemas também vão ficar de lado momentaneamente, ou então se ele for numa boca de fumo idem, né? Logico que as situações não devem serem comparadas, mas o X da questão é exatamente esse! O que vale é o que você sente pela capoeira ou o que você faz pela capoeira, e ai é evidente que o camarada citado acima o que anda fazendo rodas e encontros faz pra ele e não pela capoeira, isso está bem implícito em seus eventos, e isso dá o direito a ele questionar o gostar de alguém pela capoeira? Eu acho que não. Acredito que o ideal é o equilíbrio entre os seus atos e o seu gostar, saber que enquanto existe um bom senso, imagine você abrir mão de sua vida social para viver 24 horas de capoeira, deixar de acompanhar o crescimento do sua filha, deixar de levar sua esposa ao trabalho, deixar de conversar com os amigos fora da capoeira, será que abrir mão disso me faz o melhor, será que abrir mão dos compromissos sociais me dá o direito de criticar aqueles que conseguem ter uma relação sadia com a capoeira, tipo, se der vontade de entrar numa roda eu entro, se não eu não entro, o fato de eu não entrar ou não parar para assistir vão realmente dizer o quanto sou capoeiristas? O que vale mais, um sentimento verdadeiro ou um ato visando a promoção individual, egoísta  e falsa da capoeira? Acredito que só você sabe o que se passa em sua vida suas dores e suas contas somente você as tem, veja vocês é extremamente natural nesses grandes eventos de capoeira ver os velhos mestres querendo sair um pouco do ambiente, seja pra comer e beber, seja para passear, seja para descansar ou mesmo jogar conversa fora. Muita calma as vezes agente quer resolver ou demonstrar tudo de uma vez, o caminho não é esse, a capoeira pra ser compreendida ela precisa ser sentida e desse sentimento eu decido se coloco em prática ou não. Em 2009 eu escrevi isso "Faço capoeira porque ela me mostra a verdade que preciso, verdade essa que não pode ser vista e nem tocada, apenas sentida."  A capoeira é para aqueles que sabem ter consciência dessa verdade e essa verdade ela é íntima, somente você pode dizer o tamanho do seu gostar, pra fazer o julgamento desse seu gostar tá cheio de pessoas, enfim não deixem que essas pessoas digam que você é mais ou menos capoeiristas que elas, muitas vezes que lhe aponta é quem mais quer ter as atitudes que você tem hoje, e isso agente só adquire subindo degrau a degrau e a custa de muita queda nas roda da vida.
Gostaria muito de poder partilhar do entendimento de vocês sobre o assunto, e para isso deixo aberto o canal de contato aqui mesmo no blog ou então pelo email: raivosocdo@hotmail.com

sábado, 9 de maio de 2015

Sediar e organizar


Infelizmente algumas pessoas por maldade ou por maldade acham que todos tem que serem da mesma casta. Segue ai um vídeo pra quem não sabe a diferença entre organizar e sediar. Espero que não se crie mais polemicas desnecessárias. Axé pra quem é de Axé.    

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Feliz aniversário mestre Irani

Raivoso, Mestre Irani e Lissandra (Bebe)

Hoje dia do aniversário do mestre Irani, e eu lhe desejo um feliz aniversário, muita paz, saúde e felicidades, que o senhor essa pessoa integra, generosa e amigo, particularmente lhe tenho um enorme respeito e admiração. Lhe desejo tudo de bom.
Do seu aluno William 

domingo, 12 de abril de 2015

Fim um ciclo

Dou por encerrado um período de indecisões um período de erros, erros cometidos por achar que poderia concertar as coisas que via de forma errada, e o tempo vem mostrando que aquilo que é errado pra mim, pode não ser errado para a outra parte, porém preferirei me manter afastado de tudo e todos aqueles que não evolui, compreendi que sou referência para vários que estão nessa caminhada ao meu lado, querendo ver a Capoeira em seu devido lugar, o tempo vem me mostrando que se eu não for capaz de lidar e respeitar com os pontos de vista contrários aos meus é melhor eu não sair de casa, enfim eu deixo para trás todo aquela fúria causada por querer o certo no lugar errado. Quando você se dedica unica e exclusivamente a uma causa muitas vezes nos tornamos cegos, foi assim comigo me dediquei a capoeira de corpo e alma, mas hoje minha relação com ela é diferente, amadureceu, sinto que já não sou mais o mesmo!
Aos que me criticam pejorativamente, aos que me chamam de arrogante sem nunca ter conversado comigo, aos que dizem que não gosto de pobre na capoeira, aos que dizem que só dou aula a gente rica, aos que falam mal de mim simplesmente porque ouviram outras pessoas falando mal de mim, vocês ganharam a batalha e a guerra, cuidem da vida e da capoeira de vocês, porque da minha vida e da minha capoeira cuido eu, as derrotas me ensinaram e hoje eu posso dizer "Posso não saber o que quero mas sei bem o que não quero pra mim".
A vida segue, o tempo é rei e não para, sigo em busca de novos desafios, novas perspectivas com a capoeira. Vida nova, uma visão otimista dos meus projetos de vida e de capoeira. Peço a Deus proteção e força para recomeçar uma nova trajetória.        

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Estudo x Capoeira

Os estudos são importantes na formação de qualquer ser humano, porém percebo que infelizmente a grande maioria dos capoeiristas ainda resistem a essa constatação e mais do que resistir é o fato de achar desnecessário, concordo que cada um tem sua opinião e mais ainda o direito de achar que não precisa estudar para obter seus objetivos, mas certamente que a caminhada será bem mais penosa e talvez nem chegue ao final dela. Nesse mês de Abril estaremos presenciando algo inédito aqui em Natal creio eu, todos os finas de semana estaremos tendo pelo menos um evento de capoeira e nos que eu vi a programação terão um momento de discussão sobre temas diversos, pra mim isso é algo extremamente importante e quem vem puxando essas discussões são exatamente aqueles ou que estão ou que já sairão da faculdade, o que torna esses diálogos mais enriquecedores porque não fica apenas naquela discussão batida, quando na verdade devemos tentar adaptar certos processos sejam eles metodológicos, educacional, históricos, dentre outros. Venho participando de vários grupos via Whatsapp e venho percebendo algo tipico de pessoas pequenas e sem visão falo isso porque já fui assim, o que me dá o direito de escrever e relatar, percebo que ultimamente os capoeiristas não veem discutindo ideias ou pontos de vista, o que ando vendo é uma imposição de um pseudo conhecimento, ora bolas! Conhecimento e imposição anda de lados opostos e ainda mais quando esse conhecimento não é seu e sim do Google, que tipo de conhecimento é esse que você lê, no site X e a parti dai ele passa a ser o seu conhecimento, pra mim isso é copia e você simplesmente passa a ser um agente passivo de uma situação comoda porque ter a informação e não refletir sobre ela é fácil, o difícil é você cria uma visão crítica em cima dessa informação e a parti dai sim você ter uma informação formulada da sua visão critica. 
Quando temos acesso a informação fica mais apurado o senso crítico e pra infelicidade dos que não gostam de pensar todos nós temos esse tal de senso crítico, e dai é começar a desenvolver ele. Acredito sim que o estudo ajuda a tornar a caminhada na capoeira menos penosa por mais que ainda exista essa resistência, as coisas vem mudando, aqui em Natal mais da metade das universidades tem capoeiristas em seus cursos o que me leva a crê que daqui há uns 5 anos estaremos vivenciando uma nova forma de se pensar a capoeira. Vamos construir novas possibilidades.

Dos ensinamentos do Mestre Camisa

sexta-feira, 20 de março de 2015

Treino


Esses dias estava olhando o blog e percebi que nunca realizei nenhuma postagem sobre a importância do treino de capoeira. Sendo assim essa postagem será exatamente sobre o treino de capoeira, farei isso de forma diferente analisaremos uma citação atribuída ao nosso querido Mestre Suassuna.

"O segredo e a chave do sucesso estão na prática intensiva e atuante".
Mestre Suassuna.


Essa citação quando li pela primeira vez ficou bastante claro em minha cabeça o que o Mestre quis transmitir aos capoeiristas, mas antes quero fazer uma colocação sobre o sucesso na 
qual está na citação em minha interpretação esse sucesso não é aquele que muitos procuram o de status e fama, acredito que o sucesso a qual o Mestre se referiu é o sucesso de conseguir ser um capoeirista completo e quem é da capoeira sabe o quanto isso é complexo e difícil de acontecer, obviamente que você conseguindo se tornar um capoeirista completo a fama e o status virão como consequência. 
Não existe um sistema padrão de treinamento cada grupo, cada mestre, cada professor monta sua aula de acordo com sua trajetória, também acredito que alguns façam ate de forma empírica, por isso da necessidade de buscar um profissional capacitado tanto na capoeira, como também em Educação Física, queiram ou não a ED. Física da um suporte enorme para otimizar a qualidade de seus treinamentos.
Para quem quer ser bom na capoeira ou em qualquer arte marcial ou esporte, sabe da necessidade de se dedicar e isso demanda tempo bastante tempo e esse treinos não bastam ser longos tem que ser intensos de média a alta intensidade, certamente que haverá uma exaustão e ai entra o treno de baixa intensidade. Quando o Mestre fala em prática intensiva e atuante esse deverá ocorrer nas rodas porque um complementa o outro, treinar para colocar em prática nas rodas. É uma citação simples mas de bastante eficacia se colocada em prática e com certeza trará os resultados desejados.
No nosso laboratório de Capoeira (LAB.CAPOEIRA) na qual já falei sobre ele em outras postagens essa citação é um de nossos pilares centrais, venho fazendo experimentos com relações as metodologias atuais principalmente, tentando adequar essas aos treinos, respeitando a individualidade biológica de cada estudante de nosso grupo lá na UNIRN, inserindo alguns componentes que podem somar aos treinamentos de capoeira, como a pliometria na qual já temos alguns resultados advindo de um trabalho cientifico realizado por mim em 2014, para esse ano estou inserindo o treinamento proprioceptivo e do core e outros mais como o alongamento ativo tudo isso visando obter melhorias para os praticantes da capoeira, com relação a pliometria já estamos ate certo ponto adiantado e enquanto aos outros treinamentos estamos no inicio acredito que em 5 a 8 semanas já teremos alguns resultados. Já existem muitas outras pessoas em comunhão como o Mestre Ferradura (RJ), Mestre Itapoan Beira Mar(RJ), Busca Longe (SP), Mestre Ponciano (SP) também soube através do Professor Aranha que o pessoal de Israel e da Russia estão fazendo suas inovações em seus sistemas de treinamentos e que fique bem claro que todos tem embasamento cientifico para fazer essa mudanças ou seja não é fazer por fazer ou fazer copiando os que estão fazendo por ai.
Hoje o conceito de treinamento está voltado para o treino funcional, você deve treinar de acordo com as especificidades de sua modalidade esportiva escolhida, e essa é a lógica! Assim você vai dando funcionalidade ao seu treinamento e melhor ainda tendo constantes evoluções técnicas. Não quero me alongar a falar em treino funcional nesse momento mas espero ter contribuído com essa postagem. Se você da aula busque se capacitar, converse com que já está atuando nessas perspectivas e principalmente mantenha sua visão aberta.     

domingo, 8 de março de 2015

Dia internacional da mulher



Hoje se comemora o dia internacional da mulher, e fui ler alguns estudos publicados nos sites acadêmicos que tratassem da mulher e a capoeira e para minha surpresa encontrei pouquíssimos estudos com essa temática, creio que existam mais estudos sim, porém com pouca visibilidade. 
Como vejo a participação da mulher na capoeira? Acredito que tenha melhorado, apesar do preconceito existente na capoeiragem, falarei da realidade que conheço que é a de Natal, temos um enorme potencial com relação as mulheres, mas o que acontece que nenhuma se destaca?
Acredito que falte um foco para prosseguir, muitas desistem diante aos obstáculos que vão aparecendo no dia-a-dia, outra ao que me parecem vão para capoeira tentar arranjar um namorado ou marido. No inicio dos anos 2000 surgiu uma pesquisa na qual relatava que um dos maiores motivos de desistência feminina era a vida sentimental, muitas começavam e ai arranjavam um namorado e o mesmo fazia com que elas desistissem, o estudo também entrou nessa pesquisa assim como a família que não apoiava e agente sabe que pior que não apoiar é atrapalhar. Desde que me iniciei na capoeira conheci poucas boas capoeiristas mulheres aqui em Natal, no final da década de 90 o grupo de capoeira Boa Vontade tinha duas capoeiristas que me encantava Rosymeri e Rosymar, enquanto lá na sede do Mestre Irani gostava de ver Suzy jogando, sendo que ela já tinha vindo do grupo de capoeira Corpo Livre, mas no inicio dos anos 2000 conheci a Ivana chamada de Índia essa tinha se iniciado no Planet Capoeira do então Contra Mestre Doda, e ela foi motivo de disputa por vários mestres e professores jogava muito bem, fazia gosto de vê-la jogando, infelizmente ela parou com a capoeira e não deixou nenhum legado, também passou por aqui a então Contra Mestra Vanessa, que enquanto esteve no CDO Natal tentou de todas as formas levantar a ala feminina do CDO Natal, mas também não deixou nenhum legado positivo, na atualidade gosto de ver a Raianne do grupo Boa Vontade, Maria Clara do grupo Meninos Capoeiristas do Natal, Ferrugem do Arte e Malícia, a July Yuki do Espirito de Angola e a Josy do CDO.
A realidade da Capoeira feminina de Natal não é das melhores se comparado, também não estou aqui dizendo que é ruim, mas que já esteve melhor isso já, mas acredito que com essas garotas que citei anteriormente e outras que estão na atividade buscando por melhorias vão conquistando seu espaço, obviamente hoje elas se espelham em alguém e amanhã elas serão as professoras e mestras que estarão sendo a referência para outras garotas.
DESEJO A TODAS AS MULHERES QUE O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES SEJA UM DIA DE REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DAS MULHERES NA SOCIEDADE. AXÉ

Atenciosamente: Contra Mestre Raivoso         

sexta-feira, 6 de março de 2015

Ciclo


Em minhas últimas postagens venho alternando um misto de alegrias e aprendizados, mas quem me acompanha e sabe de minha real situação, não sou de me lamentar e não será agora que farei, ando afastado da capoeira e isso tem seu lado positivo e negativo, positivo no sentido de enxergar as situações que ocorrem na capoeira com um olhar critico e principalmente imparcial, isso faz com que perceba coisas que não perceberia se estivesse digamos assim na ativa. Quanto ao lado ruim disso é que meu corpo, minha mente e minha alma sentem falta, um berimbau bem tocado, uma ladainha bem cantada, e um jogo bem jogado, é isso que me basta para ser feliz. 
Alguns amigos vem percebendo em minhas postagens e mesmo em minhas atitudes que venho me distanciando dos capoeiristas e certamente tenho meus motivos, e hoje em uma conversa bem franca um amigo me perguntou se era meu fim na capoeira, eu não soube responder, mas sinto que estou encerrando um ciclo, ciclo esse que vem se estendendo graças a minha teimosia, já não sou o mesmo de outrora. 
Um ciclo termina para que comece outro, uma espécie de renovação natural, agente nunca sabe sobre o dia de amanhã por mais que agente planeje, tudo pode mudar de uma hora para outra e todo o planejamento cai por água abaixo, tenho comigo pessoas que me ensinaram bastante com suas historias de vida, com sua forma de enxergar a vida, conheci grandes capoeiristas dentro de uma roda e tremendos filhos da puta fora delas, compreendi que existem mestres e Mestres, a Maestria não é para todos, assim como ser discípulo também não é para todos, aprendi que não devo idolatrar mestres de capoeira porque eles antes de serem mestres são seres humanos e como tal comentem os mesmos erros que eu ou você que está lendo essa postagem. Respeitar a opinião contraria a sua isso é pra poucos no universo da capoeira, cada um quer impor sua opinião e me analisando eu também fiz isso, puts sei que errei bastante fui rigoroso de mais em meus trabalhos com a capoeira, não que isso seja ruim, mas o equilibro na tomada de decisões ainda é sempre a melhor escolha, fica a dica. Percebo que o grande problema hoje é a falta de educação, as pessoas não se respeitam, parece que estou falando do dia-a-dia mas na verdade estou falando do ambiente da capoeira. Meus pares da época em que comecei já não os reconheço e creio que exista uma grande possibilidade deles também não me reconhecerem, cada um tomou seu rumo, cada um criou seu mundo e nele vive de acordo com o que lhe convém, caso alguns de vocês da época da Romuado Galvão chegarem a ler saiba que cultivo por cada um de vocês uma grande admiração, em especial meu mano que mesmo mascarado eu lhe sou grato por você ter me ajudado antes e depois de minha ida a Itália e hoje compreendo sua mudança agente precisa se adaptar ao meio em que vivemos apesar de entender sua posição eu não quero isso pra mim.
Agora que eu to vendo que parece que o que escrevo tá parecendo uma despedida, ainda não pra ser sincero nem eu mesmo sei se será um ciclo que está se encerrando, prefiro deixar que o tempo responda o que acontecerá comigo. Em quanto tiver com força de vontade lutarei sempre por aquilo que acredito e por fim quero aqui deixar um registro minha essência sempre será de capoeira. 

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Perder pra ganhar

Ultimamente venho conversando com pessoas com a qual eu tinha enorme dificuldade de dialogar, essas conversas veio me entristecendo apesar de serem conversas esclarecedoras e riquíssimas em termos de experiência de vida, pude ter a exata noção de como o sistema de funcionamento de um grupo de capoeira está caótico. É complicado até para escrever enfim porque escrever sobre isso é meter o dedo na ferida desse grupo de capoeira, e eu sinceramente não tenho o minimo de interesse em fazer isso. Em conversa com um professor do curso de Educação Física da Uni-RN, trocamos informações de como funciona tanto a capoeira como o judo, não me causou surpresa alguma a forma como funciona a gestão e organização desses grupos de judo, diferentemente meu professor ficou aterrorizado quando falei a realidade da capoeira.
Não há o que comparar são realidades diferentes, mas pra mim chegou a um momento crítico! E por isso mesmo resolvo me afastar, ficar no anonimato, como disse o mestre a meu respeito, que eu viajo no meu mundo e eu prefiro viajar no meu mundo do que viver uma vida de pertubações. Eu posso sair da capoeira e sairei, mas ela nunca sairá de mim, posso dizer que sou um capoeirista de essência, as vezes só enxergamos os problemas quando deixamos de fazer parte do meio. E o que de fato vem acontecendo é bem isso.
As vezes agente precisa perder tudo pra compreender o real sentido das situações, conheci um rapaz que ele tinha um enorme arquivo de capoeira e com o passar do tempo ele foi vendo que as pessoas só lembravam dele na hora do interesse em pedir algo que ele tinha, esse rapaz sofreu com isso e resolveu se desfazer de todos os arquivos, de fato hoje vive bem tranquilo. Esse é o real sentido do perder pra ganhar pode parecer contraditório, mas quando você coloca isso em pratica percebe como faz sentido. É uma pena ver o rumo que as coisas estão tomando, tinha algumas pessoas como referencia, pessoas que eu julgava terem caráter e até tem mais diante aos problemas que ocorrem preferem fechar os olhos, tornarem-se agentes decorativos de um problema do que buscar soluções.
Cada um tem sua verdade. Cada um acredita no que quer. Eu quero minha paz interior. 
         

sábado, 24 de janeiro de 2015

Xeque Mate


A postagem de hoje é é dedicada a todos os que tão na batalha constante por uma capoeira reconhecida e valorizada por todos os setores da sociedade, é um momento novo para a capoeira, um momento de reflexão e de bastante união, enquanto uma minoria vem buscando organizar o que nunca foi organizado tem outro brincando de postar selfies nas mídias sociais, eu não tenho nada contra, mas acho que está passando dos limites do bom senso, ate porque essas selfies vem carregadas de indireta. 
Enquanto isso a aquela minoria vem debatendo com os setores públicos especificamente nesse momento com o IPHAN, debates esses que chegam a ser desgastantes, mas se tem que ser assim, assim será e pela capoeira valerá, sem querer rimar eu vou parar tá. Brincadeiras a parte no dia 22/01/2015, no IFRN central, aqui de Natal, foi fundado o conselho de mestres do Rio Grande do Norte, é um conselho provisório, pois aqui no RN temos aproximadamente 80 mestres de capoeira e desses apenas 12 compareceram para a reunião, ainda sim conseguimos dar um passo importantíssimo para  a salvaguarda da capoeira do estado.
Enquanto isso recebo de um amigo um pequeno trecho de um vídeo de uma roda de capoeira onde literalmente o pau rolou e caiu por cima da galha ninguém viu, só que nesse caso creio que algumas pessoas viram. Bom é um fato lamentável, chega a ser surreal, o que me estranha é que em pleno 2015 ainda exista pessoas que resolvem suas diferenças da pior maneira possível através da violência, engraçado que nessa mesma semana em conversa com uns amigos do MMA eles me perguntavam como era uma luta de capoeira e eu tentava explicar que existia dois tipos de lutas de capoeira, eles sem entenderem me questionavam mais eu disse pra eles que os verdadeiros lutadores de capoeira usam a capoeira e apenas a capoeira para duelarem e que pseudos capoeiristas usam o frajitsu eles começaram a rir e eu disse que esse buscam agarrar sem técnica e levar pro chão, em fim negocio feio de ser ver e foi exatamente o que aconteceu nesse vídeo. Sou de uma época em que ter a referência de um Mestre já era o motivo maior para não haver esse tipo de factoide, que por sinal foi bem ridículo, tosco e desrespeitoso com a capoeira, com certeza esses não se prestam a ir defender a capoeira, mas preferem ficar fazendo baderna. Não postarei o vídeo porque ate o presente momento não vi e nem ouvi nenhum comentário penso que isso deva ser abafado, apesar de achar que seria melhor colocar o dedo na ferida e saber o porque desse lamentável acontecimento. 
Parece que quando agente dá um passo a frente somos obrigado a recuar dois passos atras assim fica difícil de trabalhar é como fixar um prego na areia, num vai ficar firme nunca, algum mestre não me lembro qual foi muito feliz quando disse que o mal da capoeira é o capoeirista e vendo esse vídeo, a cara de assustado das pessoas, a gritaria, o tumulto faz com que essa afirmação feita sobre o capoeirista se torne inegável.
Fiquemos com os fatos positivos de que por enquanto a minoria que acredito com veemência que no decorrer das reuniões se tornará maioria vem trabalhando, vem se articulando, pela coletividade e em prol da capoeira, que paremos com a mesquinharia e tornemos essa luta de todos aqueles que querem o bem da capoeira. Que não seja o nosso rei a está em xeque mate nesse jogo.

Xeque Mate
  1. substantivo masculino
    enx ataque decisivo ao rei, peça mais importante do jogo de xadrez, em que não há qualquer possibilidade de fuga ou defesa, o que implica o término da partida com a consequente derrota do jogador atacado.

OBS: Pro pessoal que ta mandando emails com ideia errada, é mais ou menos como vocês dizem me odeiam pelo que eu escrevo imaginem se soubesse o que eu penso.           

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Capoeira Angola de Natal



Jogo porque posso, o que me deu esse direito foi o aprendizado com os mestres, sempre com humildade e respeito pelo parceiro(a) de jogo, que assim seja sempre pois esse é o verdadeiro espirito da vadiação, como dizia o mestre João Pequeno "... o bom capoeirista sabe parar o pé pra não bater no adversário."
videos cedidos pelo professor Bombinha.