domingo, 19 de janeiro de 2020

Credibilidade



Olá meus queridíssimos leitores, tudo bem com vocês? Feliz ano novo repleto de muita paz, saúde, prosperidade, amor e capoeira, que 2020 seja um ano no minimo de muito aprendizado, pois bem estou tendo muita dificuldade de produzir conteúdo, meu foco está no instagram por ser uma rede social mais objetiva, mas prometo tentar produzir pelo menos um conteúdo por mês, conteúdos que visem fazer o capoeirista refletir sobre sua prática cotidiana.

Hoje eu falo sobre credibilidade, a credibilidade é algo imprescindível, para sua carreira profissional na capoeira, é algo que você precisa ter em mente ao longo de sua trajetória, aliás credibilidade você constrói ela com o tempo. Trabalhei com capoeira em diversas instituições clube, escolas, universidades, academias, shopping, programas e projetos sociais. Meu entendimento sobre credibilidade está diretamente ligado a conquistar a confiança, dar resultados reais e por fim ter um aluno/ estudante satisfeito, com isso acredito que é possível construir uma carreira sólida na capoeiragem, e quem é do meio sabe o quanto é difícil, é muita gente preocupada com a parte de treino,  o que certamente causa um desequilíbrio porque dai você vai deixar a desejar na parte do manejo com o seu contratante, seja aluno/estudante ou seja uma instituição, além disso também percebo uma série de comportamentos autodestrutivos nos capoeiristas como por exemplo: fazer por fazer, falar mal do outro, falar mal do trabalho do outro, assediar alunos do outro, assediar as próprias alunas, visar somente o dinheiro, falta de comprometimento, comportamento de inferioridade, uuufa! quanta coisa né? poderia citar até mais coisas mas esses são apenas alguns exemplos. Você que esta lendo esse post ate aqui, vou lhe dar umas dicas, estude, busque treinar capoeira e busque se capacitar, compreenda o que a pessoa que lhe procura desejar, numa unica conversa é possível identificar, lembre-se você esta dando aula para outras pessoas e não para você, apresente os resultados a curto, médio e longo prazo, e posso te falar, a capoeira tem um potencial para essas três possibilidade! Se você esta trabalhando numa instituição, converse com os gestores, apresente os benefícios e potencialidades da capoeira, escute outros profissionais de outras áreas, eu particularmente acredito que algumas soluções para a capoeira estão fora da capoeira.

Na época de graduação eu assisti uma palestra de um professor de musculação, o cara (com todo respeito) era sensacional, ele falava assim: "Estude mais aplique o conhecimento. Verbalize, mas faça o que fala. Produza, mas torne seu produto útil para sociedade.", isso se aplica a capoeira, embora ele estivesse falando sobre musculação, podemos nos apropriar desses entendimentos e colocar-los na nossa amada capoeira, gerando credibilidade. É necessário levar em consideração as individualidades cada pessoa tem traços de personalidades diferentes, logo sendo as interpretações e projeções podem lhe atrapalhar a conquistar a credibilidade que esta diretamente ligado a confiança. Para ficar mais fácil o que estou querendo falar, poderíamos ter as seguintes combinações de variáveis: 1)Ser e não parecer, 2)parecer e não ser, 3)não parecer e não ser e 4)ser e parecer. Conheço vários capoeiristas que se enquadram  nos números 1, 2, 3 e poucos que se encaixem no número 4, para vocês terem uma ideia há um tempo a trás eu iniciei uma série de aulas para disciplinas do curso de educação física e dentro das projeções e interpretações dos alunos eles me avaliaram no inicio como ser e não parecer, ao termino das aulas as projeções e interpretações passaram para a grande maioria a ser e parecer. Essa mudança é simples de explicar, quando a gente não conhece algo ou alguém a gente cria uma imagem do que estamos ali vivenciando, logo que eu comecei a dar as aulas eu demonstrei domínio do conteúdo, bom humor, e apresentei os resultados, conquistando a confiança deles para aquelas aulas, dai a mudança do ser e não parecer para o ser e parecer, as projeções e interpretações a meu respeito mudaram e assim cria-se a credibilidade.

Bom espero ter sido claro e objetivo sobre essa questão da credibilidade, espero também ter podido ajudar de alguma forma, ou pelo menos ter feito você refletir sobre o tema. Se quiserem dialogar estamos a disposição basta deixar sua pergunta, na caixa de mensagens ao seu lado direito. Aproveito para pedir para nos acompanhar nas redes sociais. Instagram: @capoeiracdonatal  Twitter: @williamcdo ou no FB: William De Leiros. Nos vemos em Fevereiro, onde falarei sobre o cenário do cordão de ouro de N
atal          

Nenhum comentário: