sexta-feira, 20 de março de 2015

Treino


Esses dias estava olhando o blog e percebi que nunca realizei nenhuma postagem sobre a importância do treino de capoeira. Sendo assim essa postagem será exatamente sobre o treino de capoeira, farei isso de forma diferente analisaremos uma citação atribuída ao nosso querido Mestre Suassuna.

"O segredo e a chave do sucesso estão na prática intensiva e atuante".
Mestre Suassuna.


Essa citação quando li pela primeira vez ficou bastante claro em minha cabeça o que o Mestre quis transmitir aos capoeiristas, mas antes quero fazer uma colocação sobre o sucesso na 
qual está na citação em minha interpretação esse sucesso não é aquele que muitos procuram o de status e fama, acredito que o sucesso a qual o Mestre se referiu é o sucesso de conseguir ser um capoeirista completo e quem é da capoeira sabe o quanto isso é complexo e difícil de acontecer, obviamente que você conseguindo se tornar um capoeirista completo a fama e o status virão como consequência. 
Não existe um sistema padrão de treinamento cada grupo, cada mestre, cada professor monta sua aula de acordo com sua trajetória, também acredito que alguns façam ate de forma empírica, por isso da necessidade de buscar um profissional capacitado tanto na capoeira, como também em Educação Física, queiram ou não a ED. Física da um suporte enorme para otimizar a qualidade de seus treinamentos.
Para quem quer ser bom na capoeira ou em qualquer arte marcial ou esporte, sabe da necessidade de se dedicar e isso demanda tempo bastante tempo e esse treinos não bastam ser longos tem que ser intensos de média a alta intensidade, certamente que haverá uma exaustão e ai entra o treno de baixa intensidade. Quando o Mestre fala em prática intensiva e atuante esse deverá ocorrer nas rodas porque um complementa o outro, treinar para colocar em prática nas rodas. É uma citação simples mas de bastante eficacia se colocada em prática e com certeza trará os resultados desejados.
No nosso laboratório de Capoeira (LAB.CAPOEIRA) na qual já falei sobre ele em outras postagens essa citação é um de nossos pilares centrais, venho fazendo experimentos com relações as metodologias atuais principalmente, tentando adequar essas aos treinos, respeitando a individualidade biológica de cada estudante de nosso grupo lá na UNIRN, inserindo alguns componentes que podem somar aos treinamentos de capoeira, como a pliometria na qual já temos alguns resultados advindo de um trabalho cientifico realizado por mim em 2014, para esse ano estou inserindo o treinamento proprioceptivo e do core e outros mais como o alongamento ativo tudo isso visando obter melhorias para os praticantes da capoeira, com relação a pliometria já estamos ate certo ponto adiantado e enquanto aos outros treinamentos estamos no inicio acredito que em 5 a 8 semanas já teremos alguns resultados. Já existem muitas outras pessoas em comunhão como o Mestre Ferradura (RJ), Mestre Itapoan Beira Mar(RJ), Busca Longe (SP), Mestre Ponciano (SP) também soube através do Professor Aranha que o pessoal de Israel e da Russia estão fazendo suas inovações em seus sistemas de treinamentos e que fique bem claro que todos tem embasamento cientifico para fazer essa mudanças ou seja não é fazer por fazer ou fazer copiando os que estão fazendo por ai.
Hoje o conceito de treinamento está voltado para o treino funcional, você deve treinar de acordo com as especificidades de sua modalidade esportiva escolhida, e essa é a lógica! Assim você vai dando funcionalidade ao seu treinamento e melhor ainda tendo constantes evoluções técnicas. Não quero me alongar a falar em treino funcional nesse momento mas espero ter contribuído com essa postagem. Se você da aula busque se capacitar, converse com que já está atuando nessas perspectivas e principalmente mantenha sua visão aberta.     

domingo, 8 de março de 2015

Dia internacional da mulher



Hoje se comemora o dia internacional da mulher, e fui ler alguns estudos publicados nos sites acadêmicos que tratassem da mulher e a capoeira e para minha surpresa encontrei pouquíssimos estudos com essa temática, creio que existam mais estudos sim, porém com pouca visibilidade. 
Como vejo a participação da mulher na capoeira? Acredito que tenha melhorado, apesar do preconceito existente na capoeiragem, falarei da realidade que conheço que é a de Natal, temos um enorme potencial com relação as mulheres, mas o que acontece que nenhuma se destaca?
Acredito que falte um foco para prosseguir, muitas desistem diante aos obstáculos que vão aparecendo no dia-a-dia, outra ao que me parecem vão para capoeira tentar arranjar um namorado ou marido. No inicio dos anos 2000 surgiu uma pesquisa na qual relatava que um dos maiores motivos de desistência feminina era a vida sentimental, muitas começavam e ai arranjavam um namorado e o mesmo fazia com que elas desistissem, o estudo também entrou nessa pesquisa assim como a família que não apoiava e agente sabe que pior que não apoiar é atrapalhar. Desde que me iniciei na capoeira conheci poucas boas capoeiristas mulheres aqui em Natal, no final da década de 90 o grupo de capoeira Boa Vontade tinha duas capoeiristas que me encantava Rosymeri e Rosymar, enquanto lá na sede do Mestre Irani gostava de ver Suzy jogando, sendo que ela já tinha vindo do grupo de capoeira Corpo Livre, mas no inicio dos anos 2000 conheci a Ivana chamada de Índia essa tinha se iniciado no Planet Capoeira do então Contra Mestre Doda, e ela foi motivo de disputa por vários mestres e professores jogava muito bem, fazia gosto de vê-la jogando, infelizmente ela parou com a capoeira e não deixou nenhum legado, também passou por aqui a então Contra Mestra Vanessa, que enquanto esteve no CDO Natal tentou de todas as formas levantar a ala feminina do CDO Natal, mas também não deixou nenhum legado positivo, na atualidade gosto de ver a Raianne do grupo Boa Vontade, Maria Clara do grupo Meninos Capoeiristas do Natal, Ferrugem do Arte e Malícia, a July Yuki do Espirito de Angola e a Josy do CDO.
A realidade da Capoeira feminina de Natal não é das melhores se comparado, também não estou aqui dizendo que é ruim, mas que já esteve melhor isso já, mas acredito que com essas garotas que citei anteriormente e outras que estão na atividade buscando por melhorias vão conquistando seu espaço, obviamente hoje elas se espelham em alguém e amanhã elas serão as professoras e mestras que estarão sendo a referência para outras garotas.
DESEJO A TODAS AS MULHERES QUE O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES SEJA UM DIA DE REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DAS MULHERES NA SOCIEDADE. AXÉ

Atenciosamente: Contra Mestre Raivoso         

sexta-feira, 6 de março de 2015

Ciclo


Em minhas últimas postagens venho alternando um misto de alegrias e aprendizados, mas quem me acompanha e sabe de minha real situação, não sou de me lamentar e não será agora que farei, ando afastado da capoeira e isso tem seu lado positivo e negativo, positivo no sentido de enxergar as situações que ocorrem na capoeira com um olhar critico e principalmente imparcial, isso faz com que perceba coisas que não perceberia se estivesse digamos assim na ativa. Quanto ao lado ruim disso é que meu corpo, minha mente e minha alma sentem falta, um berimbau bem tocado, uma ladainha bem cantada, e um jogo bem jogado, é isso que me basta para ser feliz. 
Alguns amigos vem percebendo em minhas postagens e mesmo em minhas atitudes que venho me distanciando dos capoeiristas e certamente tenho meus motivos, e hoje em uma conversa bem franca um amigo me perguntou se era meu fim na capoeira, eu não soube responder, mas sinto que estou encerrando um ciclo, ciclo esse que vem se estendendo graças a minha teimosia, já não sou o mesmo de outrora. 
Um ciclo termina para que comece outro, uma espécie de renovação natural, agente nunca sabe sobre o dia de amanhã por mais que agente planeje, tudo pode mudar de uma hora para outra e todo o planejamento cai por água abaixo, tenho comigo pessoas que me ensinaram bastante com suas historias de vida, com sua forma de enxergar a vida, conheci grandes capoeiristas dentro de uma roda e tremendos filhos da puta fora delas, compreendi que existem mestres e Mestres, a Maestria não é para todos, assim como ser discípulo também não é para todos, aprendi que não devo idolatrar mestres de capoeira porque eles antes de serem mestres são seres humanos e como tal comentem os mesmos erros que eu ou você que está lendo essa postagem. Respeitar a opinião contraria a sua isso é pra poucos no universo da capoeira, cada um quer impor sua opinião e me analisando eu também fiz isso, puts sei que errei bastante fui rigoroso de mais em meus trabalhos com a capoeira, não que isso seja ruim, mas o equilibro na tomada de decisões ainda é sempre a melhor escolha, fica a dica. Percebo que o grande problema hoje é a falta de educação, as pessoas não se respeitam, parece que estou falando do dia-a-dia mas na verdade estou falando do ambiente da capoeira. Meus pares da época em que comecei já não os reconheço e creio que exista uma grande possibilidade deles também não me reconhecerem, cada um tomou seu rumo, cada um criou seu mundo e nele vive de acordo com o que lhe convém, caso alguns de vocês da época da Romuado Galvão chegarem a ler saiba que cultivo por cada um de vocês uma grande admiração, em especial meu mano que mesmo mascarado eu lhe sou grato por você ter me ajudado antes e depois de minha ida a Itália e hoje compreendo sua mudança agente precisa se adaptar ao meio em que vivemos apesar de entender sua posição eu não quero isso pra mim.
Agora que eu to vendo que parece que o que escrevo tá parecendo uma despedida, ainda não pra ser sincero nem eu mesmo sei se será um ciclo que está se encerrando, prefiro deixar que o tempo responda o que acontecerá comigo. Em quanto tiver com força de vontade lutarei sempre por aquilo que acredito e por fim quero aqui deixar um registro minha essência sempre será de capoeira.