quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Roda De Capoeira: Patrimônio Imaterial e Cultural da Humanidade


Hoje dia 26/11/2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural e Imaterial.
Dança, luta simbolo de resistência e uma das manifestações culturais mais conhecidas no Brasil eis a Capoeira . Após votação durante a 9° sessão do comitê intergovernamental para salvaguarda do patrimônio imaterial, em Paris, a roda de capoeira ganhou oficialmente o título. Esse reconhecimento representa um tributo à capoeira como manifestação cultural importante, que durante séculos foi criminalizada, além de dar visibilidade internacional. Além disso, reconhece que o Brasil tem politicas públicas para cuidar de seu patrimônio cultural. Um bem registrado como patrimônio cultural imaterial da humanidade garante mais respaldo ao governo para apoiar, com recursos públicos, iniciativas de preservação do bem cultural, como incentivo à transmissão do reconhecimento e as formas de organização dos capoeiristas. A roda de capoeira é reconhecida pelo IPHAN desde 2008.
No dossiê de candidatura o IPHAN enumerou uma série de ações para difundir a modalidade e propôs medidas de salvaguarda orçadas em mais de 2 milhões, como a produção de catálogos e encontros. O documento destaca que o registro vai favorecer a consciência sobre o legado da cultura africana no brasil e o papel da Capoeira no combate ao racismo e à discriminação. Segundo o MINC, o IPHAN deu apoio aos capoeiristas para fazerem um amplo inventário dos grandes grupos de Capoeira e mestres no Brasil e ajudou-os a instalar comitês estaduais distribuídos pelo país, neles, capoeiristas podem formular reivindicações e compromissos relacionados a salvaguarda e à promoção dessa manifestação cultural.  

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Tributo a Zumbi

Aconteceu no último dia 19 no campus da UFRN o Tributo a Zumbi organizado pelo PPdei, o evento comemorou o dia da consciência negra com diversas apresentações culturais dentre elas a Capoeira que foi um momento a parte. A roda contou com a participação de diversos grupos de capoeira de nossa cidade e com as presenças dos Mestres Delicado, Jr. Aranha e Marcos sendo esse último um dos precursores da Capoeira de Natal. O clima tava propicio para uma boa vadiação e não deu outra a roda fluiu incrivelmente coisas que só a Capoeira para proporcionar. agradeço ao professor Nida e a professora Meg pelo convite. É sempre bom poder rever os amigos e ainda mais poder jogar com eles e melhor ainda poder fazer novas amizades. Espero que no ano de 2015 aconteça um outro encontro como esse, muito bem organizado. Axé.

Bateria de respeito
Preparando pra entrar 
Aline e CM Raivoso


Capoeira

Turma boa

Minha Homenagem ao dia da Consciência Negra
Que não nos falte vontade de lutar por uma sociedade onde todos possam simplesmente ter o direito de ser, independente de raça, crença ou de opções que se faça, somos todos um. Axé
DIGA NÃO AO RACISMO.

Mãe África

  

sábado, 8 de novembro de 2014

Dias de lutas dias de glórias

Olá amigos leitores, tudo bem com vocês? Espero que sim, o post de hoje é referente ao primeiro trabalho cientifico que apresentamos no congresso cientifico da UNIRN o CONIC, nos dias 31/10 e 01/11. O tema do trabalho foi: "O EFEITO DA CAPOEIRA NA POTÊNCIA DE MEMBROS INFERIORES NO TESTE DE IMPULSÃO VERTICAL NO TAPETE DE FORÇA." Sob a orientação do professor Nino aborrage.
Esse estudo visou saber de forma cientifica quais são as variáveis entre praticantes de capoeira e não praticante (é necessário que se diga quanto ao grupo não praticante que os mesmo não são sedentários) relacionado a potência nos membros inferiores, esse estudo durou aproximadamente 5 semanas e como resultado final foi constatado uma pequena melhora no grupo que pratica capoeira. Divulgarei esse trabalho na integra aqui no blog mas em outro momento e no link Lab. Capoeira (até o início de Dezembro estará publicado).
Ainda aconteceu no CONIC uma roda de capoeira para celebrar 01 ano de existência do Grupo de Capoeira UNIRN e ao mesmo tempo encerrar oficialmente as atividades do projeto de extensão, e já avisando que para 2015 estaremos com uma nova abordagem e bem mais fortalecidos, consequentemente vamos consolidando a capoeira e o Grupo de Capoeira da UNIRN na UNIRN. A roda contou com vários grupos convidados como o Celeiro de Bambas, Arte e Malícia Cecap e Cordão De Ouro, convidei mais grupos mais infelizmente uns não compareceram, faz parte a roda aconteceu durante o I Festival de Talentos da UNIRN. Aqui faço um agradecimento especial aos meus amigos que se comprometeram e compareceram a essa roda que para mim foi um momento especial e pode dividir isso com vocês não tem preço.
Roda do átrio central

CM. Raivoso e Prof. Bruxo

Roda de capoeira no I festival de talentos da UNIRN
Quero aqui agradecer aos estudantes do grupo, aqueles que mesmo com todas as dificuldades souberam lidar com as adversidades ocorridas durante o ano, que se comprometeram e foram ate o fim, me suportaram e me suportam (quem me conhece sabe do grau de cobrança sobre meus trabalhos) diante as brigas e ate mesmo a postura radical que tomei em certos momentos penso que vocês obtiveram  retorno com a capoeira, infelizmente ou felizmente a grande maioria ficou pelo caminho a esse eu digo aquela velha citação " a capoeira é para todo mundo mas nem todo mundo é para capoeira." A. Decanio. Somente aqueles que tem determinação e amam ela ficam enquanto que os mais fracos desistem porque não sabem suportar os altos e baixos que a capoeira tem e só esperam por coisas boas, sempre teve, sempre tem e sempre vai ter. Quero agradecer aqui a Ludson Vinicius (Menino de Rua), Kaio Emannuel (Já Morreu), Lucas Graça (Modelo) e Silvestre Cavalcante (Pode Derrubar) todos estudantes do Grupo de Capoeira UNIRN. Muito bom em poder ter vocês ao meu lado.
após a roda de capoeira

Que venha 2015, Conhecimento é poder!