terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Palavras para 2014


Quem ta pra jogo, sabe, é uma competição quem não tiver vitória, não tem condecoração uma jogada certa uma jogada certa pra quem quer ganhar, tem que jogar porque a regra é clara e quem tem confiança em si próprio bota a cara, não perde sem deixar de lutar, medo de errar, caiu levanta, tenta outra vez.
Se você nasceu guerreiro, DEUS assim te fez!
Se meu oponente não tiver atento, eu derrubo, adrenalina cresce quando to na roda, eu entro sem desconcentrar, se não ele me detona um segundo desatento é necessário para beijar o chão, me preparei, eu treinei pra ganhar sem afobação, vou derrubar, finalizar com uma meia lua de compasso, fazer ele desistir, tô me preparando pra essa luta faz uns meses, eu vou lutar e defender meus ideais, eu vou partir pra cima com a ginga alta pra trocação, na pressão sufocar o desafiante, acredito em mim, isso me deixa confiante, peso pesado, luto em qualquer roda, camisa e abada branco, representando a capoeira dos velhos mestres e depois de te atropelar vou mostrando tudo que sei, aperto a sua mão pra mostrar o meu respeito.
Cada descida me impulsiona a voar mais alto!     

domingo, 17 de novembro de 2013

Capoeira na UNI-RN

Olá meu amigos leitores é com grande satisfação que anuncio o êxito num projeto de capoeira na extensão da UNI-RN, após 6 meses de muito trabalho consegui implantar a capoeira naquela instituição, apenas o primeiro passo de vários que estarão por vir, aproveito o momento para agradecer ao professor Edeilson Matias por acreditar no projeto, agradeço também a coordenação do curso de Ed. Física e a coordenação de extensão pela paciência e pelo apoio pedagógico.
No dia 13 de Novembro realizamos uma roda celebrando a entrada da capoeira na nossa UNI-RN, roda essa que contou com a presença dos Mestre Irani e Xandão e daqueles que tenho como verdadeiros amigos além dos coordenadores do curso de Educação Física.


As aulas já estão acontecendo em caráter experimental, toda Terça Feira e Quinta Feira, sempre a partir das 17h apanas para estudantes e funcionários da Universidade.
Maiores informações: clique AQUI  

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mudanças

Olá amigos leitores, hoje esta sendo um dia complicado. Para algumas coisas eu tenho pressa de resolver e para outras e fico protelando, pois bem hoje fui a uma capacitação e o palestrante meu deu uma senhora aula, ao sair daquele local eu que já trazia comigo uma certa angustia fiquei mais angustiado ainda pois cheguei a conclusão que meus métodos de ensino estão arcaicos, e olha que quem treina comigo nunca reclamou de minha metodologia e se eu for comparar ao que vejo e ouço aqui em Natal meus métodos estão bem adiantados, mas não devo me nivelar por baixo não é?
Por mais que eu faça investimentos em livros, conversas com o mestres mais antigos, a academia universitária vem me mostrando que tem muita coisa a ser melhorada, não é a toa que as artes marciais orientais estão sempre a frente da Capoeira no que se refere a métodos de ensino se bem me conheço e minha angustia ainda vai persistir por algum tempo pois não consigo aceitar que eu esteja nessa situação, preciso me recriar com certa urgência igual aquele caso que citei mais a cima penso que nesse momento devo me distanciar momentaneamente da ancestralidade na qual tanto preso e foca na ciência do esporte na fisiologia do exercício e humana a  ciência esta ai para ajudar  e esta na frente quem dela faz uso, certamente as mudanças virão tudo progride basta saber como, a evolução quando feita de forma consciente traduz no trabalho realizado. Preciso colocar as ideias em ordem focar no que é necessário, mas de  uma coisa eu tenho certeza do jeito que está não vai ficar.
Mudanças a vista...

sábado, 12 de outubro de 2013

25 Anos de Cordão De Ouro Natal

Roda na academia da Romualdo Galvão




Exatamente hoje dia 12 de Outubro de 2013 comemoramos 25 anos de Capoeira Cordão De Ouro, onde tudo começou com na época professor Irani que ao encontrar com o Mestre Suassuna se identificou com a filosofia do Grupo Cordão De Ouro, nesses 25 anos muitas pessoas passaram pelo grupo deixando sua contribuição e o Mestre Irani sempre disposto e incansável dando sua contribuição a Capoeira de Natal. 
E eu comecei a fazer parte dessa historia em 1998 através de minha mãe que começou a treinar em 1997 na academia da Romualdo Galvão e foi lá que também iniciei na capoeiragem, por lá vi grandes jogos, grandes lutas, grandes capoeiristas. Parabéns Mestre Irani pela ousadia de ser o pioneiro em trazer um grande grupo como é o Cordão De Ouro, por elevar o nível de técnica de todos os integrantes. Eu faço parte dessa história e fico feliz de estar comemorando os 25 anos de CDO Natal, eu e meus alunos do comemoramos com muito treino e roda, infelizmente não deu pra gravar, mas valeu a pena.
Parabéns a todos do CDO Natal.  

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

AULAS DE CAPOEIRA

Capoeira 

Convidamos a todos a conhecerem um esporte diferente, uma manifestação cultural genuinamente brasileira, que trás consigo musicalidade, ritmo, jogo, luta, dança dentre outros, esse esporte é a nossa capoeira que promove benefícios diretos a saúde do praticante. Por exemplo: 
  • Melhora da capacidade cardiovascular e respiratória;
  • Proporciona uma melhora no condicionamento físico e mental;   
  • Alivia os problemas relacionados ao stress diminuindo a tensão e a fadiga;
  • Ganho de flexibilidade e definição corporal;
  • Melhora a postura eliminando maus hábitos levando ao correto alinhamento corporal;
  • Fortalece a musculatura abdominal suportando melhor a coluna;
  • Melhora o estado geral de saúde;
  • Otimiza o desempenho esportivo;
  • Melhora sua auto-estima e segurança;
  • Aumenta o metabolismo, força muscular e densidade óssea sem exageros;
  • Diminui o percentual de gordura. 
A Capoeira proporciona ao seu praticante a liberdade em sua plenitude, tornando-o consciente sobre si e sobre seu corpo e sobre o contexto em que esta inserido, deixando o praticante conhecedor de si mesmo e do que acontece ao seu redor.

Onde praticar: Shopping Mãos De Arte
Horários: sempre a partir das 16h30min.
Dias: Seg/Quar/Sex e Sábado*.
     *Aos Sábados começa as 15h20min. 
Como chegar: clique aqui 

----------->Venha praticar e faça a primeira semana de aula gratuita.

Grupo de Capoeira Cordão De Ouro (Praia do Meio) 
Professor Raivoso (William)

sábado, 28 de setembro de 2013

I Capoeira na Praia


Aconteceu neste Sábado (28/09) o I Capoeira na Praia evento que ocorreu no Shopping Mãos de Arte localizado na praia do Meio sob uma belíssima paisagem das praias do Meio, dos Artistas e do Forte e com muita capoeira, iniciamos com uma roda no calçadão do shopping em seguida realizamos outra roda em uma das varandas do shopping, após essas rodas iniciamos as vivências primeiramente com o Mestre Alcio, em seguida veio a vivência com o Mestre Vitor e finalizamos as vivências com o Mestre Roberto Pastinha e por fim o Mestre Irani finalizou com uma grande roda.
O evento também contou com as presenças do professor Gordinho (Capoeira Brasil-Natal), Patrícia (Capoeira Brasil-Natal), Professor Bruxo (Arte e Malícia) e o CM Junior Aranha (Nova União).
Agradeço a todos os capoeiristas que compareceram e deram sua contribuição em nosso evento em especial ao professor Branco Capoeira e sua turma axé.
Quero aqui também fazer um agradecimento especial a Luciana, Obrigado pela confiança e pelo apoio.

Mestre Pastinha comandando a roda.

Dando inicio ao evento

No pandeiro Mestre R.Pastinha, nos berimbaus os Prof. Branco e Bruxo (Arte Malícia)

Instrutor Galego e Instrutor Pitoco

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Casa Nova


É com enorme alegria que escrevo esse post, para dividir com vocês uma novidade que me pegou de surpresa, fui convidado a realizar um trabalho num local na qual sera a nova casa da capoeira. O shopping Mãos De Arte, que fica localizado na Av. Café Filho, na Praia dos Artistas, 1750. E para festejar essa nova etapa convido a todos os amigos de todos os grupos, os simpatizantes e amantes da capoeira a participarem do I CAPOEIRA NA PRAIA, evento de capoeira que ocorrerá no dia 28.09.2013 no Shopping Mãos De Arte. com as presenças dos Mestres Irani, Alcio, Vitor e R. Pastinha que estarão participando de uma grande roda durante a tarde do Sábado. Informações: 8877-8886 ou no mural do blog

visão de uns dos terraços do Shopping.
E a partir do dia 02 de Outubro estaremos iniciando as aulas de capoeira no shopping Mãos de Arte, todas segundas/Quartas e Sexta e realizaremos apresentações culturais aos Sábados e Domingos.
Informações click AQUI 

domingo, 1 de setembro de 2013

46 Anos


Olá é com grande satisfação que escrevo esse post, em 1° de Setembro de 1967, na cidade de São Paulo estava sendo fundado a ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA CORDÃO DE OURO pelos Mestres Suassuna e Brasília que mais tarde se desligaria do grupo para desenvolver um outro trabalho. Enquanto o mestre Suassuna seguiu com o Cordão De Ouro, formando grandes capoeiristas e dando sua contribuição ao mundo da Capoeira.
Hoje o grupo Cordão De Ouro é reconhecido mundialmente pelos trabalhos que são desenvolvidos nos mais diversos áreas de atuação da capoeira, os capoeiristas da Cordão De Ouro jogam diferente com um estilo de jogo diferenciado nem melhor, nem pior mas com certeza diferente, isso acontece pela dedicação do Mestre Suassuna que prima pela qualidade no grupo.
Eu estou nesse grupo há 16 anos e aqui me sinto realizado, só tenho a agradecer aos Mestres Suassuna e Irani que foi quem trouxe o grupo para Natal. Obrigado ao Mestre Suassuna por me aceitar na família de  ouro e por ser uma referencia na minha vida e por todos os ensinamentos que me são transmitidos.

"Quem não conhece o grupo cordão de ouro
venha pra roda que você vai conhecer
cordão de ouro ta no sangue ta na alma
a capoeira que meu mestre ensinou" 
Mestre Cícero

O jogo do M. Suassuna

M. Suassuna 

Raridades


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A assinatura do capoeira



É natural do ser humano a tentativa de se destacar dos demais e tentar imprimir um pouco de si no universo que o rodeia. E esse anseio é potencializado quando estamos tratando do universo da capoeira, talvez pela admiração que temos por nossos mestres e e por almejar alcançar tal nível, pela possibilidade de termos nossos nomes gravados na história, como os mestres Bimba e Pastinha, entre outros mestres que escutamos falar com frequência. Enfim, o que acontece é que todos nos queremos nos diferenciar. Esse destaque acontece também por fat ores externos como oportunidades que surgem no decorrer da nossa formação, mas o que mais conta para que ela aconteça é a vontade de aprender e a própria formação da identidade do capoeira.
Segundo o Mestre Toni Vargas, em seu vídeo; "Retalhos - Identidade no tambor" (anexo)  a identidade do ser é uma colcha de retalhos que vai se tecendo de maneira gradativa a partir do seu modo de se expressar. O comportamento, o caráter e as habilidades do capoeira vão moldando sua identidade, através de suas ações. Nos baseando também pelo Professor Piloto do grupo Capoeira Brasil de Natal/RN, que disse em outras palavras que "A cultura está em constante metamorfose, permitindo que o indivíduo a absorva e a transmita de uma nova maneira, mais relacionada a seu ponto de vista". Podemos afirmar que o capoeira se apropria dos golpes, movimentações, canções, toques dos instrumentos, métodos de ensino e etc. que já existem, mas podem retransmiti-los de maneira própria, imprimindo a eles um pouco de sua visão e vivência e construindo assim a sua identidade.
Deixo por tanto a mensagem da importância de uma aprendizagem da capoeira de maneira ativa, para que possamos refletir sobre o que nós aprendemos, diariamente, em todos os sentidos, para tentarmos aprender a essência do que nos é passado e possamos imprimir um pouco de nós na capoeira e construir nossa própria assinatura.
Link para o vídeo: Retalhos - Identidade no tambor. http://www.abeiramar.tv/video/1465/identidade-no-tambor

Lucas Costa, formado em Publicidade e Propaganda pela UFRN e é instrutor de capoeira do Grupo Cordão De Ouro Natal.
Contatos pelo E-mail: lucas_souza_cdo@hotmail.com ou pelo cel: 84 8828 3754

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Maré Capoeira (Curta-metragem)





Curta metragem de excelente qualidade, com um roteiro muito bem elaborado, Maré Capoeira retrata a historia de João conhecido como Maré Capoeira, com suas historias, lembranças e paixão pela capoeira somos levados a conhecer os aspectos da cultura afro-brasileira.
Gênero: ficção
Ano: 2005
Direção: Paola Barreto

Bom, esse filme é ótimo para desenvolver um trabalho em sala de aula relacionado a capoeira, recomendo!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Criança e adolescente e a Capoeira

Mestre Álcio e seu filho.


Criança e adolescente

Muitos são os benefícios para a criança e para o adolescente na pratica da nossa arte Capoeira, sendo crianças e adolescentes sujeitos de direitos de acordo com a Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
A Constituição da Republica Federativa do Brasil em seu Capítulo VII fala – Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso e mais precisamente no artigo 227, que afirma “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar á criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. Tendo este artigo constitucional dado o pontapé inicial para criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, onde no seu artigo 4º ratifica o artigo 227 de constituição, com acréscimo do direito ao “esporte”, e o que isso tudo tem haver com a capoeira? Na minha humilde concepção todos esses direitos inseridos na Constituição, como também, no Estatuto estão interligados com a nossa querida arte Capoeira, pois vejamos:
·                   Vida – a Capoeira é terapia do corpo e do espirito e quem trata do corpo e do espirito trata da vida;
·                   Saúde – a Capoeira trabalha o condicionamento físico, a musculatura, a mente e o corpo gerando saúde;
·                   Alimentação – a Capoeira alimenta o corpo e a espirito, como bem afirmou o Mestre Pastinha; “a capoeira é tudo que a boca come”;
·                   Educação – a Capoeira ensina o respeito e o que é hierarquia, orientando aos seus praticantes para o caminho da retidão;
·                   Lazer – a Capoeira e lúdica, logo ela é prazer e lazer;
·                   Profissionalização – o professor de Capoeira hoje é reconhecido como profissão, além do que o “capoeira” aprende a confeccionar roupas e instrumentos da nossa arte podendo gerar outra fonte de renda;
·                   Cultura – a Capoeira é uma atividade física genuinamente brasileira, fazendo parte do patrimônio histórico cultural do Brasil;
·                   Dignidade – a capoeira é digna na sua própria história, onde pessoas recorreram desta arte em ânsia de liberdade;
·                   Respeito – a Capoeira é respeito, como dizia o aluno do Mestre Bimba Dr. Decânio: “a Capoeira se resume em três “R” ritmo, ritual e respeito”;
·                    Liberdade – a Capoeira libertou, é liberta e é sinônimo de liberdade;
·                   Convivência familiar – a Capoeira são famílias agregadas, entrelaçadas na busca de melhorias para os seus filhos;
·                   Convivência comunitária – a Capoeira é uma atividade individual, com treinos e jogos coletivos, fazendo dessa forma, que a convivência entre os seus praticantes seja intensa;
·                   E o Esporte – a Capoeira é muito mais que um esporte a capoeira é filosofia de vida.
A Capoeira além do que foi dito acima, ela pode proporciona uma variedade de outros benefícios para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, benefícios esses que podemos citar, tais como: a autoestima, coordenação motora, lateralidade, flexibilidade, agilidade, tonificação muscular, prazer de viver, entre outros vários benefícios, então viva a nossa arte popular Capoeira.

Álcio Costa




Álcio H. Costa, conselheiro tutelar da cidade do Natal-RN e Mestre de Capoeira.
Contatos: E-mail: alciohcc@hotmail.com
Tel: +55 84 8801 8818


sábado, 27 de julho de 2013

Minha nova paixão.

Sorriso no rosto

esquiva no estilo

aprendizagem

Olá meus amigos, apresento a vocês a minha nova paixão dar aula de Capoeira para crianças, confesso que não era muito fã, mas de uns tempos pra cá venho olhando esse segmento com mais atenção, talvez o fato de não existir os problemas que normalmente existe quando se lida com adultos ou talvez por ser divertido e enriquecedor para a alma, a Capoeira é fascinante me dá a chance de conviver com novas possibilidade, novos desafios me motivando a ensinar os 3 Rs (Ritmo, Ritual e Respeito) na qual mencionou o nosso saudoso Dr. Mestre Decânio. Por outro lado o curso de Educação Física vem me mostrando um novo olhar sobre o corpo humano, esse corpo que se movimenta, que sorrir, que chora, que nega e que afirma e a Capoeira me da um olha diferenciado para essas crianças que sabem ser em detrimento do ter na hora de brincar de Capoeira.
Os ingredientes estão ai a disposição livros (alguns receitas prontas), jogos teatrais, contação de historias, percussão corporal, os próprios instrumentos da Capoeira, a riquíssima musicalidade das cantigas de Capoeira, sei que não estou falando nenhuma novidade para muitos, mas hoje estava precisando dividir isso com todos as quele que visitam esse blog. Em breve estarei postando aqui um documentário, na verdade um curta-metragem feito com essas crianças. Como um dia me disse um grande Professor e admirador Nelson Carvalho Marcelino " O que mais interessa numa atividade é o sorriso espontâneo, que causa sensações  prazer a quem senti e a quem contempla ".      
A Capoeira que me levou aonde nunca pensei em ir hoje me faz ressurgir... 

sábado, 13 de julho de 2013

Não há limites para a capoeira



Como diz o mestre Ramos do grupo Senzala, " Essa arte me encanta". momentos como esse demostram a importância da capoeira quanto instrumento psicopedagógico, me emociona ver esse vídeo pois mostra bem a satisfação, o prazer, a felicidade e todo o caráter lúdico que  a capoeira tem. Iniciativas como esse coloca o quanto já evoluímos em termos de pedagogia e adaptação ao mais diversos públicos, acredito que ainda podemos melhorar mais e aumentar as possibilidade de ajuda nas mais diversas necessidades de nós seres humanos e ai me vem em meus pensamentos, qual será o limite da capoeira?  

segunda-feira, 8 de julho de 2013

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." Chico Xavier

Recomeçar é a arte de aprender com os erros com a dor ou simplesmente recomeçar por não achar que os rumos tomados são aqueles que queremos para nossa vida, aqui estou eu de novo correndo atras daquilo que acredito, dessa vez saindo de trás para chegar na frente, hoje consigo compreender que tudo depende da forma como você encara o mundo, que tudo que passei nesse últimos anos foram ensinamentos.

Recomeçamos nossas atividades no blog mais azul do que nunca e com outra proposta, com menos postagens, e com outra filosofia, objetivando ações inovadoras, divulgando projetos que realmente exaltem o espirito da capoeira, e por fim me lançarei nesse mundo de Deus a procura da roda perfeita...

Retorno ao grupo Cordão De Ouro após um longo período afastado agradeço ao Mestre Irani pelos ensinamentos, pela ajuda e principalmente pela confiança. Ao contrario de todos aqueles que torceram pela vitoria do fracasso, Raivoso está de volta. Contudo buscando outros conceitos de capoeira, outras forma de entendimentos de capoeira, existem muitas pessoas fazendo trabalhos excepcionais e eu vou atrás disso. Também postarei alguns textos escritos por mim e por professores colegas da capoeira e professores amigos da universidade que enriquecerá em muito nosso blog, além de alguns documentários que pretendo produzir, estamos abertos a parceiras que visem sempre a produção cientifico acadêmica voltada a capoeira.

Recomeçamos a da aula exatamente aonde tínhamos parado Clube ASSEN, aproveito a ocasião para agradecer a diretoria pela confiança e pelo apoio. 
Retorno ao projeto CDO Tirol, mas maduro, mais sagaz, mas focado e com novos pensamentos, busco agora por um publico personalizado. Aproveito para agradecer ao Mestre Acordeon pelo conselho, eu já era seu fã e agora com certeza o senhor é meu ídolo maior, inspiração e exemplo a ser seguido. Quero também pedir humilde e sinceras DESCULPAS a todos aqueles com que fui injusto, deselegante e arrogante. Tudo muda! E algumas coisas pra melhor e outras pra pior.

E por fim esse blog não visa exclusivamente divulgar meu trabalho, mas sim mostrar iniciativas que promovam a capoeira independente de grupo, ou filosofia, ou de estilo. "Vamos embora que a roda vai começar, vamos embora pra roda de capoeira, vamos embora deixa o berimbau levar."      
Obs: As próximas postagens já serão sobre capoeira, 

domingo, 7 de julho de 2013

Sono solo parole.


Após um longo tempo de recesso de uma longa tempestade resolvi que é hora de voltar há exatos 365 dias, aprendi com os erros cometidos, tudo na vida é uma lição, tudo que passei nesse ultimo ano foi bastante intenso, viajem a Europa, rejeição amorosa, depressão, abri mão da minha zona de conforto em troca de um sonho; realizei  um “trabalho” chamado CDO Tirol, mas cometi o erro de construí-lo em cima de areia fofa, esse trabalho desmoronou. Aqueles que julgava serem meus amigos me deram as costas e hoje e seu quem realmente são meus amigos, são aqueles que se preocupam comigo e agradeço por tê-los ao meu lado juntos nessa caminhada chamada vida. Me entreguei a tudo que não prestava e fiz muita besteira me afastei de tudo aquilo que acreditava, perdi aquilo que mais tenho de valor a Fé.
Isolei-me com vergonha e cada vez mais me afundava quantas noites em claro e com medo alias medo esse que constantemente me visitava e aquele anjo triste que constantemente assoprava em meus ouvidos: Termina logo com isso! Aquela sensação era ruim, aquele frio... Atentar contra minha vida não seria a solução. Eu fui lá, desci a ladeira cheguei ao fundo do poço, do céu ao inferno, da gloria ao fracasso, do tudo ao nada de um extremo ao outro e descobri que nem só de glorias vive o homem. As ideias já não fluíam como antes e uma confusão de sentimentos em minha cabeça não me deixavam ter paz, eu andava por ai de cabeça baixa e pelas insanidades que cometi nesse periodo deveria ter sido meu fim. Mas nada nessa vida é em vão.
Minha ida a Itália abriu minha visão a 360 graus, Amei, não sei se fui amado, mas amei, adquiri experiência de vida, conheci uma cultura diferente de um povo cativante e que em muito me agradou e disso ficou muita coisa boa em mim e isso ninguém vai tirar, infelizmente ainda sinto nojo, sinto pena e raiva de alguém, mas sei que meu jeito, meu mal, meu defeito fazem com que alguém sinta isso por mim também...
Você quis me mudar para que eu fizesse direito, mas se tu és tão perfeita porque não fizeste isso sem precisar de mim! Hoje eu falo desde do dia 24 de Novembro de 2012 eu falo italiano como tinha dito a você! E todos os dias agradeço a DEUS por ser quem eu sou. Exatamente hoje faz 1 ano que estava indo para Itália. Mas como te disse naquele email, guarde o que foi bom e tente jogar fora o que restou.

Ninguém pagou minhas contas, ninguém enxugou minhas lagrimas, ninguém viveu minha vida, ninguém escreveu minhas páginas e muitos dizem gostar de mim...  Inimigos não me relaciono, não me emociono por vocês não sinto nada e eu que já fui um mal criado posso dizer a vocês que hoje são metidos a serem mal criados que o que o amor não ensina a vida ensina e que doe bastante. Ninguém nuca me abriu as portas tudo que consegui no mundo da capoeira foi a custa de meus esforços, muitas mãos para destruir e me derrubar e poucas mãos para ajudar me erguer nesse momento que passei. Mas agora minha alma ta blindada a esse tipo de situação.
Minha mente ta voltando a produzir e já estou agindo silenciosamente para não chamar atenção. Deixar de ser Capoeira jamais! Agradeço aos poucos amigos, agradeço aos meus pais e agradeço a DEUS por estar me dando uma oportunidade de fazer diferente.
TODAS AS GLÓRIAS A DEUS, QUE ASSIM SEJA!