sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Entrevista com a C/M Lú Pimenta CDO MG.

Contra Mestra Lú Pimenta na mandinga (Brazilian Day EUA).

O ano era o de 1999, era o batizado do contra mestre Magno no Sábado e no Domingo o do mestre Irani. Estavam presentes os Mestres Suassuna e Deputado e na época o então contra mestre Penteado e duas jovens e uma delas era a Lú. A contra mestra Lú se destaca por seu estilo de jogo, estilo da capoeira jogada no Cordão De Ouro, não é a toa que hoje ela é reconhecida como uma das grandes capoeiristas que temos no cenário atual. Ver a contra mestra Lú jogar é ver a força da mulher brasileira que não se deixa abater pelos obstáculos dos pensamentos atrasados daqueles que acham que mulher e capoeira não combinam ver a cm Lú jogar é ver a técnica daqueles que acham que a mulher não pode ter um volume de jogo mais apurado, ver a contra mestra Lú jogar é de prender a atenção por alguns instantes é simplesmente bater palmas pra ela porque a mulher joga muito. Vamos ao que realmente interessa.
RCDON: Raivosocdonatal;
C/M.LP: C/M. Lú Pimenta.
1)RCDON: Como conheceu a capoeira e porque decidiu treinar?
C/M.LP: Conheci a capoeira através de um tio que praticava com o Professor Preguiça do Grupo Capoeira Gerais e assim ele passou a me levar para os treinos e eu comecei a treinar.
2)RCDON: Qual sua relação com a capoeira? ( sua historia na capoeira)
C/M.LP: Comecei capoeira aos 14 anos de idade com o Professor Preguiça do Grupo Capoeira Gerais, onde treinei por mais ou menos 4 anos e logo depois fui para o Grupo Cordão de Ouro.
Montei meu trabalho dentro da Cordão de Ouro juntamente como Mestre Penteado, que na época morava aqui em Belo Horizonte. Meu trabalho era independente do dele, mas como ele era mais graduado, era a referencia em Minas Gerais.
Me formei na turma do Capoeirando 2004, na chamada geração Miudinho, sendo somente eu de mulher entre os 17 formandos.
Completarei no ano de 2010, 20 anos de capoeira, e pretendo fazer um evento bem grande pra comemorar.
3)RCDON: Qual a atividade que você desenvolve com a capoeira? (trabalhos com a capoeira)
C/M.LP: Dou aulas normalmente, em academias e escolas infantis e possuo um projeto social chamado Capoerê.
4)RCDON: Como você vê a importância da mulher na capoeira?
C/M.LP: Tão importante quanto a do homem, como em qualquer outra área.
Não vejo diferença nenhuma.
5)RCDON: O que está faltando para melhorar a capoeira feminina?
C/M.LP: A mulher hoje já conquistou seu espaço em comum com os homens.
Me sinto muito bem na capoeira e sei o valor que tenho. Não me falta nada!
Mas acredito que muitas mulheres de valor, boas de capoeira, que tem uma boa cabeça e talento, deveriam se dedicar mais ao invés de esperar que a capoeira feminina melhore e assim , batalharem por igualdade fazendo sua parte.
6)RCDON: Para você o que é ser mestre de capoeira, como é sua relação com o mestre e o que ele representa?
C/M.LP: Ainda não sei lhe responder o que é ser mestre na capoeira, cada dia que passa eu aprendo mais e mais, e acho que isso será constante em minha vida. Mas uma coisa posso lhe responder... quem tem Mestre Suassuna como mestre não precisa de mais nada. Minha relação com ele é espetacular. De pai pra Filha. É uma pessoa muito especial e fundamental não só em minha vida como capoeirista, mas como pessoa também.
7)RCDON: Quais são seu planos para o futuro?
C/M.LP: Meu futuro a Deus pertence, não costumo fazer grandes planos. Tenho medo das decepções. Mas sonho bastante... casamento, filhos, carreira,família, capoeira, capoeira, capoeira...
8)RCDON: Quais são os momentos marcantes que você lembra em sua trajetória?
Puxa vida, são vários.
C/M.LP: Meu primeiro cordão, quando conheci meu Mestre, minha entrada para o grupo, minha formatura, os amigos que fiz, as histórias que ouvi, as viagens que nunca vou me esquecer.. e assim vai.
9)RCDON: Além de você tem outras mulheres que se destacam no grupo Cordão De Ouro?
C/M.LP: Não sei se tenho todo esse destaque que você esta falando, mas... acredito que o grupo tem muitas mulheres boas de capoeira, como a CM Paulinha (CE), CM Vanessa (RN), entre outras.
10)RCDON: Como sua família vê você na capoeira?
C/M.LP: Graças a Deus, todos me apóiam muito, meu pai adorava e isso era fundamental, minha mãe me ajuda em tudo e gosta muito também, minha irmã acompanha sempre que pode e meu noivo não podia me dar força.

Nenhum comentário: