sábado, 28 de novembro de 2009

Entrevista com a C/M Paulinha Zumba do CDO/CE


Lembro de ter visto uma mulher naquele batizado de 1998 no meio do pessoal que tinha vindo do Ceará Mestre Espirro Mirim, Papa Léguas, Concon, Pelezinho, Gatto, entre outros, eu que estava no início de minha caminhada não entendia o que aquela mulher na minha visão tão frágil fazia no meio daqueles capoeiristas todos, descobri que se tratava da então instrutora Paulinha aluna do mestre Espirro Mirim. Aquela mulher pequenininha crescia quando entrava nas rodas. Com o passar do tempo essa capoeirista foi construindo um caminho de vitorias e hoje ela é considerada por muitos (inclusive eu) uma das melhores capoeirista da atualidade. Hoje a contra mestra Paulinha carrega a grande responsabilidade de representar a capoeira feminina por esse Brasil a também no exterior. Quem a ver jogar fica impressionado com sua presteza de movimentos adquiridos a custa de muitos treinos e rodas. Ela que é uma mulher de poucas palavras e de muita atitude nos conta um pouquinho de sua trajetória.



RCDON: Raivosocdonatal;
CM.P.Z: Paulinha Zumba.

1) RCDON: Como conheceu a capoeira e porque decidiu treinar?
CM.P.Z: Em uma exposição tava havendo uma roda de capoeira, do grupo Cordão de Ouro com o mestre Espirro Mirim e vi-o jogando e me apaixonei pela aquela capoeira linda que nunca tinha visto igual, no outro dia comecei a treinar com ele.
2) RCDON: Qual sua relação com a capoeira? (sua historia na capoeira)
CM.P.Z: Comecei Capoeira em 15 de outubro de 1989, no colégio Júlia Jorge com o Mestre Espirro Mirim. Peguei minha primeira graduação em 1991 no mesmo colégio tendo como padrinho o próprio mestre Espirro Mirim, Em 1994 comecei a dar aula pela primeira vez no Colégio Anglo em Fortaleza, com a graduação amarelo e azul. Em 1995 peguei a graduação de instrutora. No ano de 1999 fui graduada professora pelo o Mestre Espirro Mirim no Clube do Vôlei. Já viajei por varias cidades do Brasil Representando a capoeira feminina do Cordão de Ouro CE e também em alguns países. Em 2005 fui formada contra mestra tendo como padrinho o mestre Acordeon. No grupo Cordão De Ouro CE eu sou a mais graduada entre as mulheres e a primeira mulher formado pelo mestre Espirro Mirim
3) RCDON: Qual a atividade que você desenvolve com a capoeira? (trabalhos com a capoeira)
CM.P.Z: Dou aula em duas escolas, coordeno o trabalho do mestre aqui no Ceará na ausência do mesmo, dou aula na sede do grupo IFCE,e ministro oficinas de capoeira no Brasil e em alguns países.
4) RCDON: Como você vê a importância da mulher na capoeira?
CM.P.Z: Não só na capoeira, mas em todas as artes em todas as profissões a mulher tem um papel fundamental de organização.
5) RCDON: O que está faltando para melhorar a capoeira feminina?
CM.P.Z: Nada.
6) RCDON: Como está a capoeira feminina no nordeste do país?
CM.P.Z: Ta ótima, pelo menos no Ceará e nos lugares onde fui à mulher tem tido um destaque muito grande na capoeira, como liderança.
7) RCDON: Para você o que é ser mestre de capoeira, como é sua relação com o mestre e o que ele representa?
CM.P.Z: Quem faz o mestre é a comunidade capoeirista o reconhecimento, as experiências vivida na vida e na capoeira, e o tempo.
8) RCDON: Quais são seu planos para o futuro?
CM.P.Z: Treinar e treinar.
9) RCDON: Quais são os momentos marcantes que você lembra em sua trajetória?
CM.P.Z: Vários o mais importante que marcou muito acredito que foi meu batizado. E minha formatura de professora.
10) RCDON: Além de você tem outras mulheres que se destacam no grupo Cordão De Ouro?
CM.P.Z: Claro, muitas mulheres. Dentro do grupo tem mulheres com grande potencial.
11) RCDON: Como sua família vê você na capoeira?
CM.P.Z: Ver da melhor forma possível, me apoiando em tudo que faço.

Nenhum comentário: