sábado, 28 de novembro de 2009

Entrevista com a C/M Paulinha Zumba do CDO/CE


Lembro de ter visto uma mulher naquele batizado de 1998 no meio do pessoal que tinha vindo do Ceará Mestre Espirro Mirim, Papa Léguas, Concon, Pelezinho, Gatto, entre outros, eu que estava no início de minha caminhada não entendia o que aquela mulher na minha visão tão frágil fazia no meio daqueles capoeiristas todos, descobri que se tratava da então instrutora Paulinha aluna do mestre Espirro Mirim. Aquela mulher pequenininha crescia quando entrava nas rodas. Com o passar do tempo essa capoeirista foi construindo um caminho de vitorias e hoje ela é considerada por muitos (inclusive eu) uma das melhores capoeirista da atualidade. Hoje a contra mestra Paulinha carrega a grande responsabilidade de representar a capoeira feminina por esse Brasil a também no exterior. Quem a ver jogar fica impressionado com sua presteza de movimentos adquiridos a custa de muitos treinos e rodas. Ela que é uma mulher de poucas palavras e de muita atitude nos conta um pouquinho de sua trajetória.



RCDON: Raivosocdonatal;
CM.P.Z: Paulinha Zumba.

1) RCDON: Como conheceu a capoeira e porque decidiu treinar?
CM.P.Z: Em uma exposição tava havendo uma roda de capoeira, do grupo Cordão de Ouro com o mestre Espirro Mirim e vi-o jogando e me apaixonei pela aquela capoeira linda que nunca tinha visto igual, no outro dia comecei a treinar com ele.
2) RCDON: Qual sua relação com a capoeira? (sua historia na capoeira)
CM.P.Z: Comecei Capoeira em 15 de outubro de 1989, no colégio Júlia Jorge com o Mestre Espirro Mirim. Peguei minha primeira graduação em 1991 no mesmo colégio tendo como padrinho o próprio mestre Espirro Mirim, Em 1994 comecei a dar aula pela primeira vez no Colégio Anglo em Fortaleza, com a graduação amarelo e azul. Em 1995 peguei a graduação de instrutora. No ano de 1999 fui graduada professora pelo o Mestre Espirro Mirim no Clube do Vôlei. Já viajei por varias cidades do Brasil Representando a capoeira feminina do Cordão de Ouro CE e também em alguns países. Em 2005 fui formada contra mestra tendo como padrinho o mestre Acordeon. No grupo Cordão De Ouro CE eu sou a mais graduada entre as mulheres e a primeira mulher formado pelo mestre Espirro Mirim
3) RCDON: Qual a atividade que você desenvolve com a capoeira? (trabalhos com a capoeira)
CM.P.Z: Dou aula em duas escolas, coordeno o trabalho do mestre aqui no Ceará na ausência do mesmo, dou aula na sede do grupo IFCE,e ministro oficinas de capoeira no Brasil e em alguns países.
4) RCDON: Como você vê a importância da mulher na capoeira?
CM.P.Z: Não só na capoeira, mas em todas as artes em todas as profissões a mulher tem um papel fundamental de organização.
5) RCDON: O que está faltando para melhorar a capoeira feminina?
CM.P.Z: Nada.
6) RCDON: Como está a capoeira feminina no nordeste do país?
CM.P.Z: Ta ótima, pelo menos no Ceará e nos lugares onde fui à mulher tem tido um destaque muito grande na capoeira, como liderança.
7) RCDON: Para você o que é ser mestre de capoeira, como é sua relação com o mestre e o que ele representa?
CM.P.Z: Quem faz o mestre é a comunidade capoeirista o reconhecimento, as experiências vivida na vida e na capoeira, e o tempo.
8) RCDON: Quais são seu planos para o futuro?
CM.P.Z: Treinar e treinar.
9) RCDON: Quais são os momentos marcantes que você lembra em sua trajetória?
CM.P.Z: Vários o mais importante que marcou muito acredito que foi meu batizado. E minha formatura de professora.
10) RCDON: Além de você tem outras mulheres que se destacam no grupo Cordão De Ouro?
CM.P.Z: Claro, muitas mulheres. Dentro do grupo tem mulheres com grande potencial.
11) RCDON: Como sua família vê você na capoeira?
CM.P.Z: Ver da melhor forma possível, me apoiando em tudo que faço.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Informação!

Foi confirmado ontem por algo que eu particulamente temia, estou com uma inflamação no menisco do joelho esquerdo. Segundo o Wikipédia; Na anatomia, os meniscos são cartilagens presentes na articulação fêmurotibial (joelho), entre os côndilos do fêmur e da tíbia. Os meniscos têm a função de diminuir o impacto e promover a adaptação (melhorar o encaixe) entre as faces articulares do fêmur e da tíbia.
São dois meniscos, um medial e outro lateral, ambos localizados acima da tíbia. Têm o formato de meia lua, com uma divisão em corno anterior, corpo e corno posterior. Como cartilagem, apresentam poucos vasos sangüíneos, o que dificulta sua capacidade de regeneração, caso sofram alguma lesão. Uma vez lesionados, dificilmente se recuperam espontaneamente.


Bom olhando pelo lado bom o médico não me proibiu de práticar atividades físicas, menos mal, mas em compensação tenho de fazer sessões de fisioterapia. Não tem problema farei tudo que tiver de ser feito rigorosamente para que mais na frente eu não precise sofrer com algo do tipo relacionado a joelho, quem prática capoeira sabe da importancia dos joelhos e coluna.
Outra coisa que quero que todos saibam é que não foi a Capoeira e nem na Capoeira a causadora dessa inflamação. Estou preparado para mais essa luta e sei que a Capoeira irá me ajudar nesse momento. ( NÃO TEVE LADO BOM A FISIOTERAPEUTA PEDIU PARA MIM PARAR DURANTE AS SESSÕES ). QUANDO A ESMOLA É MUITO POBRE DESCONFIA.

sábado, 21 de novembro de 2009

Batizado do Cecap.

Instrutor raivoso e Prof. Chorão.


Aconteceu o batizado do grupo Cecap (Centro de Ensino da Capoeira Angola Potiguar) sob direção do C/M. Enock. Pelo segundo ano consecutivo eu marco presença nesse evento e como sempre sou bem recebido. Obrigado a galera do Cecap.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra. (Dia de ZUMBI).

"Ninguém é mas negro do que eu e eu não sou mais branco que ninguém."
Thaíde.
DEVEMOS TER A CONSCIÊNCIA DE QUE TODOS SÃO IGUAIS NÃO SÓ HOJE MAS TODOS OS DIAS.

A violência dos opressores, que os faz também desumanizados, não instaura uma. Outra vocação-a do ser menos como distorção do ser mais, o ser menos leva os oprimidos, cedo ou tarde, a lutar contra quem os fez menos e esta luta somente tem sentido quando os oprimidos, ao buscar recuperar sua. Humanidade, que e uma forma de cria-la, não se sentem idealistamente. Opressores, nem se tornam de fato, opressores dos opressores, mas restauradores. Da humanidade em ambos. (paulo freire). (silêncio! está nascendo um deus negro).
Salve o rei, salve o rei zumbi
Salve o rei zumbi, salve o rei…
Zumbi, o último guerreiro, o deus da guerra o rei de todos os negros irmão e dono do mar, o mais poderoso dos gênios
Zumbi-zumbi oia zumbi
Veio a terra pra chefiar a liberdade dos negros
Quilombola brasilificado nos mocambo, filho dos quilombos na senzala escura.
E fria, vive uma esperança, em meio aos banzos ainda persiste um sonho.
Zumbi-zumbi oia zumbi, salve o deus negro pra uma sua ressurreição, pra outros um pesadelo.
Um vendaval, todos dizia zumbi era imortais
O tambor e canto de louvação. Aos deuses, lhe afastava de todo mal
Jamais se renderia a uma guerra
Jamais.

Deixaria seu povo, sua história, a sua terra
A raiz implantada ultrapassou os elos da vida A canção da velha áfrica Nunca foi esquecido, o dialeto cantico de magias e profecias Zumbisticas, não. Só penso na liberdade de palmares, ainda há senzalas por todos os lados. Não se trata somente viver livre, mais sim de libertar os ainda escravos O negroado, rei zumbi, o capitão mouro da salvação

Cada negro que se liberta, liberta um milhão A batalha final está chegando, precisaremos ir até.O fim Quem pertencer a palmares iras morrer em liberdade salve o rei zumbi
Salve o rei, salve o rei zumbi.
Salve o rei zumbi, salve o rei.
Salve o rei, salve o rei zumbi.
Salve o rei zumbi, salve o rei.
Zumbi, não apareceu por acaso foi um predestinado a resistência de um herói. Símbolo, na libertação dos escravos As guerras nas capitanias eram. Estratégias de combate O grande reino negro tornou-se poderoso Não subestime a força de palmares
He, palmares cresceu forte Os orixás protegem a terra dos homens livres além.
Da vida e da morte O negro na mata encontrava-se com seus deuses
O bravo Guerreiro palmarino se pactuava a proteger sua aldeia sua gente
Os tambores cadenciaram o canto e as dançasAs tradições culturais, Acrença, a fé, a luta, a união e a esperança São mandingas é manha; é malícia, É força, e coragem O feiticeiro negro ultramarino atacando entre terras e mares
Zumbi locomaniaco, assolta em mais um canavial sangrento A palmatória e os açoites não foram camuflados e nem muito menos superado pelo o tempo capitão zumbi entre lanças tiros flexas e armadilhas o chicote dos feitores jamais lhe atingiria
Objeto sem alma sempre foi o dominador A séculos vivemos em uma Inquisição, onde não definem o condutor Nada foi e nem será por acaso, se existe um caminho existe um fim Por isso a saga continua, salve o rei zumbi.
Salve o rei, salve o rei zumbi.
Salve o rei zumbi, salve o rei.
Oia zumbi-zumbi-zumbi (bis)

Os brancos jamais aceitaram a liberdade dos negros e com a morte de zumbi, poriam fim as lutas, mais não a escravidão. Negros e brancos se perderam por entre o vermelho do sangue derramado emPalmares E ainda assim, todos os negros acreditavam na sobrevivência de zumbi, um. guerreiro planeja sua liberdade. zumbi voltara para nos salvar, ele vai voltar o deus negro não pode estar morto, ele é eterno.Rezaremos pela sua salvação, pela sua ressurreição. Zumbi vive, ele é eterno, e pro bem da nação, o rei de palmares irá voltar. Salve o rei Zumbi, salve...salve!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Batizado CDO Natal.

foto gentilmente cedida por bombinha cdo.

Aconteceu no dia 8/11/2009, o Batizado e troca de graduação do grupo Cordão De Ouro Natal, o evento contou com a presença de mestres, contra mestres e professores do grupo.
Parabéns ao mestre Irani por mais uma belissima festa.

sábado, 7 de novembro de 2009

Morre Anselmo Duarte. (Luto)

Bom meus amigos leitores, é com muita tristeza que noticiamos o falecimento do cineasta e ator Anselmo Duarte talvez poucos de vocês saibam mas em sua obra cinematográfica estar um dos primeiros filmes a abrirem as portas para nossa capoeira o Pagador de Promessas.
O filme é belíssimo baseada no texto de Dias Gomes e protagonizada por Leonardo Villar e Gloria Menezes, também concorreu a um Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. Rodado em Salvador, o longa é uma dura crítica à intolerância da Igreja e aborda a mistura de religiões no Brasil.O elenco também tem os atores Othon Bastos e Norma Bengell. Protagonista de um feito único na história do cinema brasileiro - ele (Anselmo Duarte) venceu a Palma de Ouro em Cannes com o filme “O pagador de promessas” (1962) – o ator e diretor paulista Anselmo Duarte andava triste com a falta de memória de seu país.

Entre outros participantes do filme estão Mestres Canjiquinha, Paraná, Gigante e Zoião

Além de diretor, Duarte também foi ator e roteirista de mais de 40 longas nacionais. Destaque para “O caçador de esmeraldas” (1979), “O marginal” (1974) e “Um certo capitão Rodrigo” (1971). Seu último trabalho no cinema foi como ator no filme “Brasa adormecida” (1987), de Djalma Limongi Batista.

Anselmo Duarte.
o 21 de Abril de 1920.
+ 7 de novembro de 2009.

domingo, 1 de novembro de 2009

Evento do Grupo Arte e Malícia.

Mestre Biriba (Capoeira Lua Branca PE) e o Instrutor Raivoso (Cordão De Ouro-RN).

Instrutor Raivoso (Cordão De Ouro RN) e o Mestre Grillo (Arte e Malícia PE).

C/M Enock (Cecap Natal), Instrutor Raivoso (Cordão De Ouro RN), Mestre Índio (Terra do Sol RN) e deitado o Formado Bruxo (Arte e Malícia Natal).

Instrutor Raivoso (RN), C/M Nado, Instrutor Kleiton (PE), Formado Chocolate (PE), C/M Pingo (PE), Neguinha (RN) e a Nega (RN).

Aconteceu nos dias 30,31 de Outubro e 01 de Novembro, o evento cultural do grupo de capoeira Arte e Malícia na qual tem como responsável aqui em Natal o formado Bruxo e como mestre do grupo o mestre Grillo do Recife (PE). O evento contou ainda com a presença do mestre Biriba (PE) além de contra mestres e professores todos de Pernambuco, e do mestre Índio (Terra do Sol) e do contra mestre Enock (Cecap). Para mim em particular foi bom participar por adquirir os conhecimentos que os mestres passaram e jogar com outros capoeiristas com estilos diferentes do meu e dos quais estou acostumado a jogar. Gostaria de agradecer o ótimo tratamento que a mim foi dado pelo formado Bruxo pela Nega, Neguinha e a Ferrujem e toda a galera do Arte e Malícia.
Outro fato marcante foi ter conhecido o Mestre Biriba que ao saber que eu sou aluno do Mestre Irani me tratou com muita benevolência e respeito cativante a ponto de me torna fã desse mestre, fora a Capoeira jogada pelo mestre Biriba que tem uma presença de roda muito forte.
OBRIGADO MESTRE PELOS ENSINAMENTOS TRANSMITIDOS A MIM.