sábado, 18 de julho de 2009

Lições que a Capoeira dar



Hoje foi dado início ao grupo de estudos do CDO Redinha/África, diante das circunstâncias da falta de material adquado para o grupo de estudo, iniciamos os diálogos falando sobre a Capoeira de uma forma bem abrangente sem procurar entrar em detalhes como datas e locais. Para um primeiro contato teórico foi o mas concebível para a realidade do núcleo CDO Redinha/África.
Mas o que mais me chamou atenção foi quando estava falando sobre capoeira e seus ensinamentos e um aluno me perguntou: - Qual a lição que a capoeira deixa na sua vida? Confesso que tal pergunta me pertubou primeiro porque não esperava, segundo porque tal pergunta requer um grande exercício de reflexão para poder chegar a uma reposta plausível. Confesso que dei um minuto de silêncio a mim mesmo, nesse minuto me perguntei diversas vezes qual lição a capoeira me deixa. Minha resposta foi uma resposta que considero desprezível. Minha inquietação agora me permite desenvolver o ato de refletir sobre a pergunta e sobre uma reposta mais digna da pergunta.
Vamos lá. Qual lição a capoeira Deixa em minha vida? A Capoeira por si só já é uma lição de vida, o que ela me ensina é da necessidade de nunca desistir seja de um sonho, uma vontade, um amor. As rasteiras que levo dentro da roda me fortalecem para uma vida cheia de obstáculos vou dar um exemplo meu, ninguém imagina o quanto está forte dentro de mim uma vontade de desistir da Capoeira por motivos externos, dentro de uma lógica como seria desistir de algo que so me faz o bem? Em outros momentos eu ja abandonei a Capoeira e fui infeliz, me faltava algo, e ela a Capoeira nunca me abandounou. Costumo falar para meus alunos que se cairem dez vezes levantem onze, mas sempre levantem. E é extamente isso, persistir, os obstáculos virão aos montes, saber esquivar e saber a hora exata de dar o bote é o que nós faz diferentes; é saber sorrir diante das dificuldades. A Capoeira me deixa a lição de que todos os dias devemos transformar a tristeza de outrora em aprendizado constante para poder jogar em qualquer roda da vida. Esse aluno que fez essa pergunta me deu uma rasteira e eu estava tão despreparado que se quer consegui me defender, mas fiquei feliz por ter levado tal rasteira pelo nível da pergunta feita por alguém que estar se iniciando na Capoeira e isso me alegra, faz eu ver e demonstrar o quanto EU AMO A CAPOEIRA.
Confesso a vocês que minha pertubação com a pergunta seguirá mas pelo menos consegui aquietar minha inquietação. e achar uma resposta mais razoável.

Nenhum comentário: