sábado, 6 de junho de 2009

Raça da Mulher na Capoeira.

Mulheres...
Bendita são as Mulheres
Mulheres da Capoeira
Capoeira de Mulheres
Mulheres de Valor inestimável
Inestimável é a Capoeira.

Bom essa foto pra mim diz tudo o que foi o evento (Me leva morena me leva pra roda de capoeira), luta de uma mulher pelo que ela acredita a Capoeira, o retorno da pra ver na foto. O que vocês veem??? Algumas mulheres sentadas tocando instrumentos? Poderião ser mães, esposas, filhas, estudantes, donas de casa, trabalhadoras, chefes de familia, vou além, são Capoeiristas!!! Ate onde eu sei a Capoeira não faz distinçao de gênero, tanto faz ser feminino ou masculino basta querer para quem não sabe querer é sentir vontade de; ter a intenção de: Mônica Lobão vai querer participar da Capoeira. Querer é poder. Então Mulherada vamo querer realizar uma mundança nos pensamentos machistas que ainda existem pelas rodas desse mundo a fora.
Voltando ao evento fico feliz em ver a integração entre as pessoas algo que só a capoeira é capaz de realizar momentos esses que ficam guardados na memória uma mulher mexeu com a emoção de varias pessoas, sim ela joga capoeira sentada, por um acaso da vida, porém ela nada difere das outras pois na roda somos todos iguais perante ao berimbau. A diferença estar na cabeça de quem ver, mas um grande escritor já escreveu " O essencial é invisível aos olhos ". Nossa quantos fatos e a menina cantatriz meu Deus como ela canta, não não, ela joga muito, não não não ela faz o dois com simplicidade. De onde ela é? Da terra de Pablo Neruda ou de Jorge Amado??? Eu respondo essa, ela é a mistura sendo assim ela é a mistura do perfeito com o ideal ela é capoeira (Ahhhh Itabuna um dia eu chego ai). Nesse evento não faltou guerreiras vou citar apenas uma a Guerreira N'zinga, inteligente e soberana que luta por uma cultura de igualdade de gênero, cultura de paz, uma luta silenciosa que faz calar o ignorante. D. Anna de Sousa, Paulinha Zumba, Cumba, Carla, Janja, Nzinga, Morena, Maripomba, Todas Guerreiras
Saravá!
E essa conexão Ce, RN, BA, SP, me perdoe se eu esqueci de algum outro estado, sintonia, sincronia arte de conciliar datas quatro estados (da República Federativa do Brasil, República essa que a capoeira ajudou a construir.) em um so pensamento fortalecer o gênero feminino na pratica da capoeira. A mulher como sujeito de sua ação na arte da capoeira.
Uma mulher que estuda capoeira, que pratica capoeira, que eleva o nome da Capoeira, so uma mulher para propor um evento feminino além de propor realizar lembram querer é poder, ela quis ela realizou, é pra quem duvida ainda vem muito mais por ai, sabe por que? Por que a luta é incessante a Capoeira é incessante, o desejo dessa mulher em ver a Capoeira bem é incessante. É Vanessa Midlej eu fico a observar a satisfação com que você faz as coisas e isso é o que diferencia você dos outros não há duvidas que você é um exemplo a ser seguido dentro e fora da Capoeira, eu fico olhando seus atos e aprendendo um pouco e com esse um pouco já dou um passo a frente. Essa semana não se falou em outra coisa na conexão citada, 2010 já ta ai e tem gente que quer o II evento que não se foi com o vento mas sim veio pra ficar assim como você que também veio pra ficar. Peço desculpas por não ter participado do evento efetivamente, pois estou numa batalha pessoal por exemplo agora eu deveria estar estudando :). Mas oportunidades não faltarão assim acredito.
A Capoeira. O artigo definido ''A'' que vem antes da palavra Capoeira é feminino nada mais justo do que ter uma capoeira mais feminina. E para encerrar eu perguntei o que se via na foto, escrevi que poderia ser algumas mulheres sentadas, conversando talvez, tocando instrumentos, descobri o que enxergo nessa foto: - Vejo a Capoeira sorrindo. Um sorriso que so A capoeira poderia nos presentear, só Elas para se expressarem tão bem através dela a Capoeira.


OBS: Enquanto a menina que estar encostada no pilar e muito seria deve ter sentido a falta do Instrutor Raivoso ;).. E quanto a essa pessoinha que escreceu esse texto acima, agora vai estudar a (LEP) Lei de Excução Penal -ECAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA :(

2 comentários:

Unknown disse...

Salve Salve Willinha...meu Deus sauda seu Deus!!!
Não poderia deixar de escrever algo sobre essas suas sábias palavras, que para mim soam como versos...não sou capoeirista não, mas ao ler suas palavras, senti-me orgulhosa de ser simplesmente mulher...o quanto aumentam meu respeito e admiração por ti...um homem de valor inestimável..."AH SE TODOS FOSSEM NO MUNDO IGUAIS A VC"(rsssss)...é isso ai Willinha, VAMOS REALIZAR MUDANÇAS NOS PENSAMENTOS MACHISTAS QUE AINDA EXISTEM PELAS RODAS DE CAPOEIRAS E FORA DELAS!!!
Abraço imenso!!!!!

Anônimo disse...

PIMENTA:
Nossa senhora menino!!!
Lindas...sábias...encantadoras palavras!!!
Bateu saudades... quero logo que venha o próximo ano e o maravilhoso evento!!!
Que ORGULHO EM SER MULHER!!!!! Grande beijo saudade de todos!!!!