domingo, 12 de abril de 2015

Fim um ciclo

Dou por encerrado um período de indecisões um período de erros, erros cometidos por achar que poderia concertar as coisas que via de forma errada, e o tempo vem mostrando que aquilo que é errado pra mim, pode não ser errado para a outra parte, porém preferirei me manter afastado de tudo e todos aqueles que não evolui, compreendi que sou referência para vários que estão nessa caminhada ao meu lado, querendo ver a Capoeira em seu devido lugar, o tempo vem me mostrando que se eu não for capaz de lidar e respeitar com os pontos de vista contrários aos meus é melhor eu não sair de casa, enfim eu deixo para trás todo aquela fúria causada por querer o certo no lugar errado. Quando você se dedica unica e exclusivamente a uma causa muitas vezes nos tornamos cegos, foi assim comigo me dediquei a capoeira de corpo e alma, mas hoje minha relação com ela é diferente, amadureceu, sinto que já não sou mais o mesmo!
Aos que me criticam pejorativamente, aos que me chamam de arrogante sem nunca ter conversado comigo, aos que dizem que não gosto de pobre na capoeira, aos que dizem que só dou aula a gente rica, aos que falam mal de mim simplesmente porque ouviram outras pessoas falando mal de mim, vocês ganharam a batalha e a guerra, cuidem da vida e da capoeira de vocês, porque da minha vida e da minha capoeira cuido eu, as derrotas me ensinaram e hoje eu posso dizer "Posso não saber o que quero mas sei bem o que não quero pra mim".
A vida segue, o tempo é rei e não para, sigo em busca de novos desafios, novas perspectivas com a capoeira. Vida nova, uma visão otimista dos meus projetos de vida e de capoeira. Peço a Deus proteção e força para recomeçar uma nova trajetória.        

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Estudo x Capoeira

Os estudos são importantes na formação de qualquer ser humano, porém percebo que infelizmente a grande maioria dos capoeiristas ainda resistem a essa constatação e mais do que resistir é o fato de achar desnecessário, concordo que cada um tem sua opinião e mais ainda o direito de achar que não precisa estudar para obter seus objetivos, mas certamente que a caminhada será bem mais penosa e talvez nem chegue ao final dela. Nesse mês de Abril estaremos presenciando algo inédito aqui em Natal creio eu, todos os finas de semana estaremos tendo pelo menos um evento de capoeira e nos que eu vi a programação terão um momento de discussão sobre temas diversos, pra mim isso é algo extremamente importante e quem vem puxando essas discussões são exatamente aqueles ou que estão ou que já sairão da faculdade, o que torna esses diálogos mais enriquecedores porque não fica apenas naquela discussão batida, quando na verdade devemos tentar adaptar certos processos sejam eles metodológicos, educacional, históricos, dentre outros. Venho participando de vários grupos via Whatsapp e venho percebendo algo tipico de pessoas pequenas e sem visão falo isso porque já fui assim, o que me dá o direito de escrever e relatar, percebo que ultimamente os capoeiristas não veem discutindo ideias ou pontos de vista, o que ando vendo é uma imposição de um pseudo conhecimento, ora bolas! Conhecimento e imposição anda de lados opostos e ainda mais quando esse conhecimento não é seu e sim do Google, que tipo de conhecimento é esse que você lê, no site X e a parti dai ele passa a ser o seu conhecimento, pra mim isso é copia e você simplesmente passa a ser um agente passivo de uma situação comoda porque ter a informação e não refletir sobre ela é fácil, o difícil é você cria uma visão crítica em cima dessa informação e a parti dai sim você ter uma informação formulada da sua visão critica. 
Quando temos acesso a informação fica mais apurado o senso crítico e pra infelicidade dos que não gostam de pensar todos nós temos esse tal de senso crítico, e dai é começar a desenvolver ele. Acredito sim que o estudo ajuda a tornar a caminhada na capoeira menos penosa por mais que ainda exista essa resistência, as coisas vem mudando, aqui em Natal mais da metade das universidades tem capoeiristas em seus cursos o que me leva a crê que daqui há uns 5 anos estaremos vivenciando uma nova forma de se pensar a capoeira. Vamos construir novas possibilidades.

Dos ensinamentos do Mestre Camisa