sábado, 24 de janeiro de 2015

Xeque Mate


A postagem de hoje é é dedicada a todos os que tão na batalha constante por uma capoeira reconhecida e valorizada por todos os setores da sociedade, é um momento novo para a capoeira, um momento de reflexão e de bastante união, enquanto uma minoria vem buscando organizar o que nunca foi organizado tem outro brincando de postar selfies nas mídias sociais, eu não tenho nada contra, mas acho que está passando dos limites do bom senso, ate porque essas selfies vem carregadas de indireta. 
Enquanto isso a aquela minoria vem debatendo com os setores públicos especificamente nesse momento com o IPHAN, debates esses que chegam a ser desgastantes, mas se tem que ser assim, assim será e pela capoeira valerá, sem querer rimar eu vou parar tá. Brincadeiras a parte no dia 22/01/2015, no IFRN central, aqui de Natal, foi fundado o conselho de mestres do Rio Grande do Norte, é um conselho provisório, pois aqui no RN temos aproximadamente 80 mestres de capoeira e desses apenas 12 compareceram para a reunião, ainda sim conseguimos dar um passo importantíssimo para  a salvaguarda da capoeira do estado.
Enquanto isso recebo de um amigo um pequeno trecho de um vídeo de uma roda de capoeira onde literalmente o pau rolou e caiu por cima da galha ninguém viu, só que nesse caso creio que algumas pessoas viram. Bom é um fato lamentável, chega a ser surreal, o que me estranha é que em pleno 2015 ainda exista pessoas que resolvem suas diferenças da pior maneira possível através da violência, engraçado que nessa mesma semana em conversa com uns amigos do MMA eles me perguntavam como era uma luta de capoeira e eu tentava explicar que existia dois tipos de lutas de capoeira, eles sem entenderem me questionavam mais eu disse pra eles que os verdadeiros lutadores de capoeira usam a capoeira e apenas a capoeira para duelarem e que pseudos capoeiristas usam o frajitsu eles começaram a rir e eu disse que esse buscam agarrar sem técnica e levar pro chão, em fim negocio feio de ser ver e foi exatamente o que aconteceu nesse vídeo. Sou de uma época em que ter a referência de um Mestre já era o motivo maior para não haver esse tipo de factoide, que por sinal foi bem ridículo, tosco e desrespeitoso com a capoeira, com certeza esses não se prestam a ir defender a capoeira, mas preferem ficar fazendo baderna. Não postarei o vídeo porque ate o presente momento não vi e nem ouvi nenhum comentário penso que isso deva ser abafado, apesar de achar que seria melhor colocar o dedo na ferida e saber o porque desse lamentável acontecimento. 
Parece que quando agente dá um passo a frente somos obrigado a recuar dois passos atras assim fica difícil de trabalhar é como fixar um prego na areia, num vai ficar firme nunca, algum mestre não me lembro qual foi muito feliz quando disse que o mal da capoeira é o capoeirista e vendo esse vídeo, a cara de assustado das pessoas, a gritaria, o tumulto faz com que essa afirmação feita sobre o capoeirista se torne inegável.
Fiquemos com os fatos positivos de que por enquanto a minoria que acredito com veemência que no decorrer das reuniões se tornará maioria vem trabalhando, vem se articulando, pela coletividade e em prol da capoeira, que paremos com a mesquinharia e tornemos essa luta de todos aqueles que querem o bem da capoeira. Que não seja o nosso rei a está em xeque mate nesse jogo.

Xeque Mate
  1. substantivo masculino
    enx ataque decisivo ao rei, peça mais importante do jogo de xadrez, em que não há qualquer possibilidade de fuga ou defesa, o que implica o término da partida com a consequente derrota do jogador atacado.

OBS: Pro pessoal que ta mandando emails com ideia errada, é mais ou menos como vocês dizem me odeiam pelo que eu escrevo imaginem se soubesse o que eu penso.           

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Capoeira Angola de Natal



Jogo porque posso, o que me deu esse direito foi o aprendizado com os mestres, sempre com humildade e respeito pelo parceiro(a) de jogo, que assim seja sempre pois esse é o verdadeiro espirito da vadiação, como dizia o mestre João Pequeno "... o bom capoeirista sabe parar o pé pra não bater no adversário."
videos cedidos pelo professor Bombinha.