Mestre Bimba
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura o velejador brasileiro Bimba, veja Ricardo Winicki.
Manoel dos Reis Machado, também conhecido como Mestre Bimba (Salvador, 23 de Novembro de 1900 - Goiânia, 05 de Fevereiro de 1974), foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de capoeira regional.
Ao perceber que a capoeira estava perdendo seu valor cultural e enfraquecendo enquanto luta, Mestre Bimba misturou elementos da Capoeira Tradicional com o batuque[1] (luta do Nordeste Brasileiro extinta com o passar do tempo) criando assim um novo estilo de luta com praticidade na vida, com movimentos mais rápidos e acompanhada de música[1]. Assim conquistou todas as classes da sociedade. Foi um eximio lutador e acima de tudo um grande educador, foi o responsavel por tirar a capoeira da marginalidade. Praticantes dessa arte se denominam "capoeira", pois, para eles, a capoeira é um estilo de vida - ser, pensar, agir como um capoeira.
Bimba empunhava regras para os praticantes da capoeira regional, sendo elas:
- Não beber, e não fumar. Pois os mesmos alteravam o desempenho e a consciência do capoeira.
- Evitar demonstrações de todas as técnicas, pois a surpresa é a principal arma dessa arte.
- Praticar os fundamentos todos os dias.
- Não dispersar durante as aulas.
- Manter o corpo relaxado e o mais próximo do seu adversário possível, pois dessa forma o capoeira desenvolveria mais.
- Sempre ter boas notas na escola.
No vídeo Relíquias da Capoeira - Depoimento do Mestre Bimba, um documento audiovisual em VHS produzido por Bruno Farias, o próprio Manuel comenta sobre os motivos que o fizeram se mudar para Goiânia, onde ele conseguiu mais apoio financeiro[1]. Posteriormente, em uma reunião de especialistas em capoeira no Rio de Janeiro, explica-se mais sobre o nome do esporte, sobre a criação da capoeira regional e sobre esse lendário personagem chamado Mestre Bimba.
A versão original do vídeo, veiculada em 2006 pela extinta PAM TV Florianópolis (Antigo canal 17 da TVA), acabou se extraviando. Porém, recentemente, o jornalista Bruno Farias encontrou no antigo acervo da emissora uma amostra de 2 minutos do Relíquias da Capoeira: Depoimento do Mestre Bimba e escreveu uma matéria sobre o assunto, publicada no site da Revista de História da Biblioteca Nacional, junto à referida amostra.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_Bimba
terça-feira, 23 de novembro de 2010
sábado, 20 de novembro de 2010
Dia da Consciência Negra (Salve Zumbi)
20 de novembro data da morte do grandioso herói Zumbi. Um líder guerreiro mitificado por sua valentia, é reconhecido por sua incrível capacidade. Zumbi o negro forte que liderou o Quilombo de Palmares na resistência contra a escravidão seu legado sempre será lembrado na memória de todos aqueles que sabem é entendem a importância da busca pela liberdade. Com certeza Zumbi é o maior e mais significativo símbolo da luta travadas pelos negros contra a dominação branca na história do Brasil. Através de sua figura transmissora de poder é determinação o movimento negro atual, pode retirar forças suficientes para se estruturar, criando forças é raízes históricas.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
sábado, 13 de novembro de 2010
A idade ideal para começar.
Qual a idade ideal para começar?
Essa foi uma das perguntas que mais houve nesse ano de 2010, isso me fez pensar um pouco sobre tal pergunta e chego a conclusão que a idade ideal para começar é aquela que agente dar o primeiro passo e resolve começa a treinar a nobre arte. Biologicamente os especialista dizem que apartir dos 8 anos uma criança já pode praticar uma atividade fisica regular, hoje em dias as vivências estão cada vez mais precoces é "normal" ver-mos crianças de 5 anos fazendo coisas que não deveria estar sendo feitas como por exemplo os saltos, eu sou Tec. em Lazer e Recreação e particularmente acredito que a capoeira pode ser trabalhada com crianças menores de 8 anos, mas utilizando do carater lúdico e principalmente descompromissado.
Uma pessoa que tem muita vontade de treinar capoeira mas por diversos motivos (trabalho, família, namoro, cansaço e tempo) nunca da o primeiro passo mas ao conversar com a pessoa é perceptível sua empolgação, admiração e determinação diante disso fica claro pra mim que esse é o momento ideal para essa pessoa comece a treinar o mestre Suassuna em sua sabedoria disse que a capoeira da a possibilidade de cada individuo se movimentar de acordo com as suas necessidades e isso permite que cada um evolua dentro da capoeira de acordo com o sua entrega a aquilo que prática, acabando com qualquer possibilidade de exclusão, capoeira é pra todos. Vejam o caso do gigante
Após ver esse vídeo fica evidente que qualquer um de qualquer idade, genero, credo, filosofia e tipo fisico pode aprender a nossa capoeira, mas tudo depende da entrega que o aluno da a capoeira. Em quanto a idade ideal para mim fica cada vez mais evidente que é a idade em que se começa. Começar com 03,10,22,37,49,54,66 anos ou mais é algo que independe o que conta mesmo é a força de vontade para começar a treinar.
Após ver esse vídeo fica evidente que qualquer um de qualquer idade, genero, credo, filosofia e tipo fisico pode aprender a nossa capoeira, mas tudo depende da entrega que o aluno da a capoeira. Em quanto a idade ideal para mim fica cada vez mais evidente que é a idade em que se começa. Começar com 03,10,22,37,49,54,66 anos ou mais é algo que independe o que conta mesmo é a força de vontade para começar a treinar.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
LUTO Morre Mestre Pelé do Tonel
Mestre Pelé do Tonel
Morre um dos maiores representantes da cultura popular da Bahia.
Morreu, nesta quarta-feira (10/11/10), no hospital Mestre Pelé do Tonel, Samuel Souza, seu verdadeiro nome. Ele, conhecido por seu trabalho na capoeira e malabarismo com os tonéis.
O enterro será realizado dia 11/11/10, amanhã as 11:00h da manhã no Cemitério Quinta dos Lázaros.
Samuel Souza conheceu a capoeira aos 7 anos, nas rodas de mestre Valdemar. Se iniciou com mestre Zé Mário, na Massaranduba, em 1966. Treinou com Mestre Caiçara e participou de inúmeros espetáculos folclóricos, joga capoeira com tonéis, ganhando daí seu apelido.
"mais do que riqueza cultural, o mestre deixa a lembrança da importância de se valorizar e se reconhecer os constituintes da nossa cultura popular enquanto vivos
Essa roda foi em comemoração aos 90 anos do Mestre João Pequeno. Jogo é entre Gigante e o Mestre Pele do Tonel.
Dá uma tristeza quando morre um mestre da velha guarda, enfim é o ciclo natural da vida sendo um a menos para transmitir o conhecimento e a história da capoeira.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Roda de Tiririca.
Roda de Tiririca
Roda de Tiririca
Às vezes eu faço uma pesquisa e um assunto interessante me leva a outro, que me leva a outro. Foi assim que eu ouvi falar nas Rodas de Tiririca, também conhecidas como Jogo de Pernada. Um assunto interessante para um post especial de Carnaval pois está vinculado às origens do samba e carnaval paulista.
As rodas de tiririca eram rodas de batucadas promovidas por engraxates, carregadores de cargas e vendedores de banana, na Barra Funda, Praça da Sé ou do Largo da Bananana, na cidade de São Paulo, entre as décadas de 30 e 50. Utilizando os próprios instrumentos de trabalho, como as latinhas de graxa, as escovas, as garrafas d'água e os caixotes, eles faziam a música para acompanhar o jogo da tiririca, uma capoeira jogada ao som do mais puro samba paulista.
Os movimentos dessa "capoeira sambada" originaram passos de samba atuais, e por essas rodas passaram grandes nomes do samba e do carnaval paulista, como Geraldo Filme, Toniquinho Batuqueiro e Germano Mathias.
O estranho é que não achei absolutamente nada sobre isso em nenhum site de capoeira, apenas em sites que falavam sobre samba. Então, não só pra lembrar o carnaval, mas também para preencher a lacuna, o assunto agora está aqui.
Quero aqui agradecer a Neila Vasconcelos responsável pelo blog Capoeira de Vênus que autorizou a publicação desse post visto que o mesmo foi retirado de seu blog: http://capoeiradevenus.blogspot.com/
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Aprovado o plano de nacional de cultura.
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou em decisão terminativaDecisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis. , nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 56/10, que institui o Plano Nacional de Cultura. O plano, que será agora submetido à sanção presidencial, regulamenta o financiamento da cultura, estabelece as atribuições do poder público no setor e enumera princípios a serem observados, como a liberdade de expressão, a diversidade cultural e o direito de todos à arte e à cultura.
- Trata-se de um marco legal da cultura brasileira, que estabelece uma política de Estado para o setor cultural - disse o assessor parlamentar do Ministério da Cultura, Paulo Brum, que acompanhou a votação do projeto e lembrou que o plano foi elaborado após quatro anos de debates, nos quais participaram mais de 40 mil pessoas em todo o país.
Ao apresentar seu voto favorável, a relatora do projeto, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), classificou o plano como "uma espécie de agenda para a atuação do setor público" na área de cultura ao longo dos próximos 10 anos, período de validade do plano. Um dos principais objetivos da proposta, ressaltou, é o de "universalizar o alcance dos brasileiros à arte e à cultura, assim como qualificar ambientes e equipamentos culturais para formação e fruição do público". Ela elogiou ainda as ações previstas para a "consolidação da economia da cultura".
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Próximos Posts
Olá meus amigos leitores, estou meio que em débito com vocês atrasando alguns posts e deixando de escrever outros, mas logo estarei deixando em dia tudo aquilo que o nosso blog se propõe a realizar, já adianto que todas as postagens entrarão no ar automaticamente maravilhas das tecnologias atuais entre os próximos posts que estarão presentes em nosso blog são entrevistas com a Dana Breda e Chiquinha, vídeo com a manifestação cultural Tiririca gentilmente cedida pelo blog Capoeira de Vênus. Contudo encerraremos nossas atividades em meados de Dezembro lutando para tornar nosso blog em um site.
Assinar:
Postagens (Atom)