
Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira – Pró- Capoeira.
O Ministério da Cultura tem como uma de suas prioridades o estabelecimento de uma política pública para a Capoeira enquanto saber, arte , tradição cultural e instrumento pedagógico, de desenvolvimento físico e social da maior importância para a sociedade brasileira. Diversas ações no sentido do reconhecimento, do apoio e do incentivo à prática deste bem cultural têm sido empreendidas por várias unidades do Ministério da Cultura, a exemplo do Edital Capoeira Viva e dos inúmeros pontos de cultura voltados para a prática da capoeira que foram instalados em muitos estados da federação.
Este conjunto de ações e seus desdobramentos, contudo, demonstraram a necessidade de uma atuação governamental mais ampla e integrada neste campo, com vistas à formação de uma política pública de apoio à capoeira a ser implementada por meio de um programa de governo denominado Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira – Pró- Capoeira.
O objetivo geral desse programa é promover as condições para a implementação de uma política participativa com vistas à manutenção dos sistemas culturais e dos elementos relevantes para as várias possibilidades de prática dessa forma de expressão. São, ainda, objetivos específicos do Programa:
- Promover e difundir a capoeira no Brasil e no mundo com respeito à diversidade cultural presente em suas diferentes manifestações rituais, técnicas e estilísticas.
- Apoiar a transmissão dos conhecimentos tradicionais ligados à prática da capoeira;
- Estabelecer critérios para o reconhecimento do notório saber dos mestres de capoeira formados na tradição.
- Apoiar e fomentar a difusão da produção intelectual, acadêmica, cultural e audiovisual sobre a capoeira no Brasil e no mundo;
- Cadastrar mestres e estudiosos, praticantes, grupos, entidades e instituições públicas e privadas dedicadas à prática, ao estudo e ao ensino da capoeira no Brasil;
- Fomentar a criação de mecanismos de participação e de consulta às instituições e aos representantes de grupos e indivíduos praticantes de capoeira no Brasil, com vistas a organizar a regulamentação do exercício de atividades de ensino e de formação;
- Incentivar a prática da capoeira como recurso cultural, lúdico, pedagógico e como atividade física na rede pública e particular, em todos os níveis de ensino.
- Promover o intercâmbio entre praticantes e estudiosos da capoeira do Brasil e de outros países;
No ano de 2010 serão realizados três encontros para o amplo debate em torno desses objetivos entre pessoas e instituições representativas do universo da capoeira no Brasil.Estes encontros proporcionarão a sistematização de sugestões e recomendações para o programa e serão realizados em : Recife, nos dias 8, 9 e 10 de setembro. – agregando a Região Nordeste;Brasília, nos dias 28, 29 e 30 de setembro - agregando as Regiões Norte e Centro Oeste; Rio de Janeiro, nos dias 27, 28 e 29 de outubro - agregando as Regiões Sudeste e Sul, nos dias 27, 28 e 29 de outubro.
O Ministério da Cultura pretende estabelecer um processo participativo visando construir encaminhamentos que venham a fortalecer as práticas da capoeira como um bem cultural de imensurável valor para a sociedade brasileira, independente da escola a que pertencem e da graduação ou posição hierárquica que ocupam no universo da capoeiragem. Por tanto, convoca todos os integrantes de grupos e comunidades da capoeira a participarem dos debates com vistas à construção coletiva da política de salvaguarda e incentivo.
maiores Informações:
http://www.encontrosprocapoeira.org.br/Obrigado ao CM Enock pela informação.