segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ganhei um anjo... LUTO


TE AMO MINHA AVÓ! ÉS LINDA, QUE TÚ SEJAS BEM VINDA AO MUNDO DOS ESPIRITOS.

Prece de Cáritas.
Deus, nosso Pai, que Sois todo poder e bondade, daí força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai! Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai. Senhor! Que vossa bondade se estenda sobre tudo o que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem; esperança para aqueles que sofrem. Que vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé. Deus! Um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a terra. Deixai-nos beber das fontes desta bondade fecunda e infinita e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, Oh! Poder. Oh! Bondade. Oh! Beleza. Oh! Perfeição. E queremos de alguma sorte, alcançar Vossa misericórdia.
Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura; dai-nos a fé e a razão, dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se deve refletir Vossa imagem.
Espírito: CÁRITAS
Médium: Madame W. Krill – Bordeaux – França
Psicografada em 25 de dezembro de 1873

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Aniversário do Mestre BIMBA.

Mestre Bimba
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura o velejador brasileiro Bimba, veja Ricardo Winicki.
Manoel dos Reis Machado, também conhecido como Mestre Bimba (Salvador, 23 de Novembro de 1900 - Goiânia, 05 de Fevereiro de 1974), foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de capoeira regional.

Ao perceber que a capoeira estava perdendo seu valor cultural e enfraquecendo enquanto luta, Mestre Bimba misturou elementos da Capoeira Tradicional com o batuque[1] (luta do Nordeste Brasileiro extinta com o passar do tempo) criando assim um novo estilo de luta com praticidade na vida, com movimentos mais rápidos e acompanhada de música[1]. Assim conquistou todas as classes da sociedade. Foi um eximio lutador e acima de tudo um grande educador, foi o responsavel por tirar a capoeira da marginalidade. Praticantes dessa arte se denominam "capoeira", pois, para eles, a capoeira é um estilo de vida - ser, pensar, agir como um capoeira.

Bimba empunhava regras para os praticantes da capoeira regional, sendo elas:

- Não beber, e não fumar. Pois os mesmos alteravam o desempenho e a consciência do capoeira.

- Evitar demonstrações de todas as técnicas, pois a surpresa é a principal arma dessa arte.

- Praticar os fundamentos todos os dias.

- Não dispersar durante as aulas.

- Manter o corpo relaxado e o mais próximo do seu adversário possível, pois dessa forma o capoeira desenvolveria mais.

- Sempre ter boas notas na escola.

No vídeo Relíquias da Capoeira - Depoimento do Mestre Bimba, um documento audiovisual em VHS produzido por Bruno Farias, o próprio Manuel comenta sobre os motivos que o fizeram se mudar para Goiânia, onde ele conseguiu mais apoio financeiro[1]. Posteriormente, em uma reunião de especialistas em capoeira no Rio de Janeiro, explica-se mais sobre o nome do esporte, sobre a criação da capoeira regional e sobre esse lendário personagem chamado Mestre Bimba.
A versão original do vídeo, veiculada em 2006 pela extinta PAM TV Florianópolis (Antigo canal 17 da TVA), acabou se extraviando. Porém, recentemente, o jornalista Bruno Farias encontrou no antigo acervo da emissora uma amostra de 2 minutos do Relíquias da Capoeira: Depoimento do Mestre Bimba e escreveu uma matéria sobre o assunto, publicada no site da Revista de História da Biblioteca Nacional, junto à referida amostra.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_Bimba

sábado, 20 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra (Salve Zumbi)



20 de novembro data da morte do grandioso herói Zumbi. Um líder guerreiro mitificado por sua valentia, é reconhecido por sua incrível capacidade. Zumbi o negro forte que liderou o Quilombo de Palmares na resistência contra a escravidão seu legado sempre será lembrado na memória de todos aqueles que sabem é entendem a importância da busca pela liberdade. Com certeza Zumbi é o maior e mais significativo símbolo da luta travadas pelos negros contra a dominação branca na história do Brasil. Através de sua figura transmissora de poder é determinação o movimento negro atual, pode retirar forças suficientes para se estruturar, criando forças é raízes históricas.

sábado, 13 de novembro de 2010

A idade ideal para começar.

Qual a idade ideal para começar?
Essa foi uma das perguntas que mais houve nesse ano de 2010, isso me fez pensar um pouco sobre tal pergunta e chego a conclusão que a idade ideal para começar é aquela que agente dar o primeiro passo e resolve começa a treinar a nobre arte. Biologicamente os especialista dizem que apartir dos 8 anos uma criança já pode praticar uma atividade fisica regular, hoje em dias as vivências estão cada vez mais precoces é "normal" ver-mos crianças de 5 anos fazendo coisas que não deveria estar sendo feitas como por exemplo os saltos, eu sou Tec. em Lazer e Recreação e particularmente acredito que a capoeira pode ser trabalhada com crianças menores de 8 anos, mas utilizando do carater lúdico e principalmente descompromissado.
Uma pessoa que tem muita vontade de treinar capoeira mas por diversos motivos (trabalho, família, namoro, cansaço e tempo) nunca da o primeiro passo mas ao conversar com a pessoa é perceptível sua empolgação, admiração e determinação diante disso fica claro pra mim que esse é o momento ideal para essa pessoa comece a treinar o mestre Suassuna em sua sabedoria disse que a capoeira da a possibilidade de cada individuo se movimentar de acordo com as suas necessidades e isso permite que cada um evolua dentro da capoeira de acordo com o sua entrega a aquilo que prática, acabando com qualquer possibilidade de exclusão, capoeira é pra todos. Vejam o caso do gigante
Após ver esse vídeo fica evidente que qualquer um de qualquer idade, genero, credo, filosofia e tipo fisico pode aprender a nossa capoeira, mas tudo depende da entrega que o aluno da a capoeira. Em quanto a idade ideal para mim fica cada vez mais evidente que é a idade em que se começa. Começar com 03,10,22,37,49,54,66 anos ou mais é algo que independe o que conta mesmo é a força de vontade para começar a treinar. 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

LUTO Morre Mestre Pelé do Tonel

Mestre Pelé do Tonel

Morre um dos maiores representantes da cultura popular da Bahia.
Morreu, nesta quarta-feira (10/11/10), no hospital Mestre Pelé do Tonel, Samuel Souza, seu verdadeiro nome. Ele, conhecido por seu trabalho na capoeira e malabarismo com os tonéis.
O enterro será realizado dia 11/11/10, amanhã as 11:00h da manhã no Cemitério Quinta dos Lázaros.
Samuel Souza conheceu a capoeira aos 7 anos, nas rodas de mestre Valdemar. Se iniciou com mestre Zé Mário, na Massaranduba, em 1966. Treinou com Mestre Caiçara e participou de inúmeros espetáculos folclóricos, joga capoeira com tonéis, ganhando daí seu apelido.
"mais do que riqueza cultural, o mestre deixa a lembrança da importância de se valorizar e se reconhecer os constituintes da nossa cultura popular enquanto vivos



Essa roda foi em comemoração aos 90 anos do Mestre João Pequeno. Jogo é entre Gigante e o Mestre Pele do Tonel.

Dá uma tristeza quando morre um mestre da velha guarda, enfim é o ciclo natural da vida sendo um a menos para transmitir o conhecimento e a história da capoeira.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Roda de Tiririca.

 Roda de Tiririca

Às vezes eu faço uma pesquisa e um assunto interessante me leva a outro, que me leva a outro. Foi assim que eu ouvi falar nas Rodas de Tiririca, também conhecidas como Jogo de Pernada. Um assunto interessante para um post especial de Carnaval pois está vinculado às origens do samba e carnaval paulista.
As rodas de tiririca eram rodas de batucadas promovidas por engraxates, carregadores de cargas e vendedores de banana, na Barra Funda, Praça da Sé ou do Largo da Bananana, na cidade de São Paulo, entre as décadas de 30 e 50. Utilizando os próprios instrumentos de trabalho, como as latinhas de graxa, as escovas, as garrafas d'água e os caixotes, eles faziam a música para acompanhar o jogo da tiririca, uma capoeira jogada ao som do mais puro samba paulista.
Os movimentos dessa "capoeira sambada" originaram passos de samba atuais, e por essas rodas passaram grandes nomes do samba e do carnaval paulista, como Geraldo Filme, Toniquinho Batuqueiro e Germano Mathias.
O estranho é que não achei absolutamente nada sobre isso em nenhum site de capoeira, apenas em sites que falavam sobre samba. Então, não só pra lembrar o carnaval, mas também para preencher a lacuna, o assunto agora está aqui.


Quero aqui agradecer a Neila Vasconcelos responsável pelo blog Capoeira de Vênus que autorizou a publicação desse post visto que o mesmo foi retirado de seu blog: http://capoeiradevenus.blogspot.com/ 

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aprovado o plano de nacional de cultura.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou em decisão terminativaDecisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis. , nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 56/10, que institui o Plano Nacional de Cultura. O plano, que será agora submetido à sanção presidencial, regulamenta o financiamento da cultura, estabelece as atribuições do poder público no setor e enumera princípios a serem observados, como a liberdade de expressão, a diversidade cultural e o direito de todos à arte e à cultura.
- Trata-se de um marco legal da cultura brasileira, que estabelece uma política de Estado para o setor cultural - disse o assessor parlamentar do Ministério da Cultura, Paulo Brum, que acompanhou a votação do projeto e lembrou que o plano foi elaborado após quatro anos de debates, nos quais participaram mais de 40 mil pessoas em todo o país.
Ao apresentar seu voto favorável, a relatora do projeto, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), classificou o plano como "uma espécie de agenda para a atuação do setor público" na área de cultura ao longo dos próximos 10 anos, período de validade do plano. Um dos principais objetivos da proposta, ressaltou, é o de "universalizar o alcance dos brasileiros à arte e à cultura, assim como qualificar ambientes e equipamentos culturais para formação e fruição do público". Ela elogiou ainda as ações previstas para a "consolidação da economia da cultura".

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Próximos Posts

Olá meus amigos leitores, estou meio que em débito com vocês atrasando alguns posts e deixando de escrever outros, mas logo estarei deixando em dia tudo aquilo que o nosso blog se propõe a realizar, já adianto que todas as postagens entrarão no ar automaticamente maravilhas das tecnologias atuais entre os próximos posts que estarão presentes em nosso blog são entrevistas com a Dana Breda e Chiquinha, vídeo com a manifestação cultural Tiririca gentilmente cedida pelo blog Capoeira de Vênus. Contudo encerraremos nossas atividades em meados de Dezembro lutando para tornar nosso blog em um site.

domingo, 31 de outubro de 2010

Batizado do Mestre Irani.

O batizado do mestre Irani realizado no último dia 30/10 foi um sucesso, com diversas atrações culturais como a apresentação de mamulengos, apresentação de maculelê e dança do fogo entre outras. A festa começou no dia 29/10 com a comemoração de 25 anos em que o mestre Irani realiza sua roda nas Sextas Feiras esteveram presentes o Mestre Cícero do CDO Campinas e o Mestre Bocão que so fizeram abrilhantar a festa. Aproveito a ocasião para parabenizar os meus alunos Sufista, Bailarina pela participação e em especial a minha aluna Juliana Fujona que foi batizada, demonstrando muita hulmidade, simplicidade e carísma em seu batismo. Parabéns a todos. 
Finalizando a festa houve o festival de cantigas de capoeira. Parabenizo o mestre Irani pelo evento que teve seus pontos negativos mas sem sombra de dúvidas vai fica marcado pela qualidade da capoeira jogada pela família CDO-Natal.

Quem não sabe nada, seja ele senhor ou príncipe, deve ser incluído no número das pessoas vulgares. (Miguel Cervantes)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Como Chegar no Batizado do Mestre Irani.


Exibir mapa ampliado


Galera é so clicar no mapa e arrastar que ele sai do ponto A que é no largo do Estádio Machadão ate o ponto B que é o local do evento a ONG Ponte da Vida que fica ao lado do antigo colégio Americano Batista de Natal. O Batizado será as 17h do dia 30 de Outubro de 2010.

sábado, 23 de outubro de 2010

Graduação x Trajetória

É normal as pessoas tenderem a julgar as outras pessoas por algo que as diferenciem como no caso da capoeira a graduação, há algum tempos venho sentindo olhares e mudanças na forma de tratamento a qual venho recebendo e pensando nisso chego a curiosas conclusões. Por exemplo o que vale mais a trajetória de um capoeira ou a graduação de um capoeira? Acredito que nos tempos atuais a graduação exeçar maior importância sobre uma trajetória e vejo isso como uma perda de valores pois em minha humilde opinião o caminho que você percorre na capoeira é o que dará os valores que irão nortear todos os seus atos e pra isso nós não precisamos de graduação, particularmente conheço pessoas que tem graduações elevadas e se olhar-mos sua trajetória foram pessoas que não contribuiram em nada no meio em que vivem e nuitos conseguiram as façanhas de atrapalhar a evolução de outros.
Eu não me julgo melhor nem pior que ninguém, tenho minha história e nela vivo intensamente, sem precisar passar por cima da história de ninguém, sou sabedor de que não agrado a muitos do grupo a qual faço parte e quanto a isso levo da melhor forma possível, graduação para mim é algo de menos valor que a trajetória, trajetória essa que trás consigo o respeito de pessoas que dedicaram anos de sua vida a capoeira e independem de graduação, não estou defendendo que não deva haver graduação só creio que devemos repensar algumas posições e principlamente mostrar os verdadeiros valores da capoeira, camaradagem, jogo limpo (dentro e fora da roda), repeito, repeito esse pela pessoa e não pela graduação na cintura, pois todos nós estamos a construir nossa trajetória na capoeira.
NÃO ME JULGUEM PELO MEU CORDÃO POIS SOU BEM MAIS QUE ELE... 

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Roda de Cinema.

Pensando em possibilitar o acesso a informação, e também realizando uma experiência visando o ano de 2011 estamos convidando a todos os capoeiristas e admiradores da nobre arte para o primeiro RODA DE CINEMA, onde exibiremos o filme " MESTRE BIMBA A CAPOEIRA ILUMINADA " e em seguida acontecerá uma papoeira sobre o filme exibido. Para maiores informações mandem um e-mail com o titulo roda de cinema e eu retorno com todas as informações precisas.
Conto com a presença de todos!
Professor Raivoso.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Seus Olhos

Agradecimento.

Enfim nossas metas andam sendo alcançadas conseguimos ate o último momento colaborar com os candidatos a deputados que apoiamos no âmbito federal e estadual Fátima Bezerra e o Fernado Mineiro respectivamente, agora é eleger a nossa primeira mulher ao cargo de presidente da república Dilma 13 e para isso conto com vocês mais uma vez no final desse mês.
Aproveito a ocasião para agradecer a todos que colaboram o o nosso dep. estadual Fernando Mineiro. Temos a certeza que teremos representação na assembleia legislativa.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

AVISO.

Instrutor Branquinho e Professor Raivoso

 XXVI Batizado e Troca de Cordões, do Grupo CORDÃO DE OURO NATAL/RN (MESTRE IRANI). O evento será realizado nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2010.
Local Instituto Pontes da Vida.

Para os alunos do Professor Raivoso que serão batizados, será preciso que os mesmos executem as oito sequências do Mestre Bimba de acordo com a que estar a seguir além de desenvolverem e apresentarem um artigo com o tema: Capoeira. Terão também de ter conhecimento sobre a história da capoeira (mestres, fatos, instrumentos entres outros). As datas para a apresentação dos artigos são 14/10 (Quinta Feira), 19/10 (Terça Feira) e 21/10 (Quinta Feira).

Primeira Sequência
Aluno A
meia lua de frente
meia lua de frente com armanda

rolê
Aluno B
cocorinha
cocorinha
negativa
rolê

Segunda Sequência
Aluno A
queixada
queixada
cocorinha
benção

rolê
Aluno B
cocorinha
cocorinha
armada
negativa
cabeçada
rolê
Terceira Sequência
Aluno A
martelo
martelo
cocorinha
benção

rolê
Aluno B
banda
banda
armada
negativa
cabeçada
rolê

Quarta Sequência
Aluno A
godeme
godeme
defesa
arrastão

rolê

Aluno B
bloqueio
bloqueio
galopante
negativa
cabeçada
rolê

Quinta Sequência
Aluno A
arpão

rolê

Aluno B
cabeçada
negativa
cabeçada
rolê
Sexta Sequência
Aluno A
meia lua de compasso (1)
cocorinha
cocorinha
meia lua de compasso (4)

Aluno B
cocorinha
meia lua de compasso (2)
meia lua de compasso (3)
cocorinha
Sétima Sequência
Aluno A
armada
cocorinha
armada
negativa
cabeçada
rolê
Aluno B
cocorinha
armada
cororinha
benção

rolê
Oitava Sequência
Aluno A
benção
rolê

Aluno B
negativa
cabeçada
rolê

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Capoeira no Pró jovem Panatis.

 Inst. Pitoco, aluno graduado Maskara e o Profesor Raivoso.
CM Chorão e o Instrutor Cipo jogando.

Aconteceu no último dia 28/09/2010 uma roda de capoeira realizada pelo Instrutor Cipó que desenvolve o trabalho com a capoeira no Pró jovem no bairro de Panatís na zona norte de Natal, roda foi bastante animada contando com as presenças do Contra mestre Chorão e do Professor Raivoso de instrutores e dos alunos do CM. Chorão. Agradeço ao Instrutor Cipó pelo convite feito e por me receber bem em seu trabalho. Axé camará...

domingo, 26 de setembro de 2010

Próximos passos!!

Olá meus amigos leitores estamos satisfeitos com o novo visual do blog e melhor ainda com a aceitação do nosso público que vem nos brindando com e-mails e no nosso mural de recados com belíssimas mensagens que nos fazem seguir em frente superando as adversidades. Desde de já agradeço a todos que escreveram para o nosso blog.
Bom nossos próximos passos serão ousados, a curto prazo pretendo ajudar a eleger a nossa primeira mulher ao cargo mais importante do país o de presidente da república e para isso quero contar com a ajuda de vocês vote 13 vote Dilma, nunca na história desse país houveram tantos progressos em todos os setores como no governo atual do presindente Lula e Dilma dará continuidade a esse crescimento. Gostaria também de pedir aos nossos leitores aqui do estado que reflitam bem sobre o rumo do nosso estado estou engajado na campanha dos deputados Fatima e Fernando Mineiro sendo esse com a qual tenho o compromisso de conseguir mostrar aos eleitores o trabalho e a competencia desse deputado estadual que a anos vem realizando um trabalho coeso e bem feito aos contrario de muitos ele não precisa se fazer valer do ficha limpa eu tenho convicção que ele é o melhor para o nosso estado por isso voto 13666 e também peço votem para deputado estadual Fernando Mineiro 13666.
Nossos próximos a médio prazo serão ultrapassar o número de 25mil visitas em nossos 3 anos de vida além de tranformar esse blog em um site com o padrão de qualidade elevado e para isso não medirei esforços cada dia que se passa vemos que precisamos nos tornar um ".com" ou ".com.br" e provavelmente estaremos mudando o nome do blog tudo isso acontecendo na transição de blog para site nos aguardem...
E com muito orgulho anuncio aqui a criação da Raivoso Mega Store, que é uma loja virtual onde venderemos roupas de capoeira com a exclusiva marca Raivoso Sport Wear em breve mais informações.
axé meus camaradas....

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mestre Luis Medicína em atividade.



Mestre Luis Medicína em Porto Seguro,

Visita






Recebi no último dia 21 a visita de um grande amigo o aluno graduado Bombinha, onde o mesmo deu uma aula para os meus alunos e acabamos improvisando uma roda para não passar em branco. Agradeço a visita do meu camarada Bombinha.

domingo, 19 de setembro de 2010

Relíquia Mestre Suassuna, Mestre Brasilia e Mestre Joel. (1987)

Vídeo gravado no programa Comando da Madrugada no ano de 1987, nas presenças dos Mestre Suassuna, Mestre Brasília e o Mestre Joel. Considero esse vídeo uma relíquia.
Todos os créditos: RubinhoNova.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Artistas criam rede de cultura de apoio a Mineiro.

REDE CULTURAL MINEIRO DEPUTADO ESTADUAL 13666

A Rede Cultural MINEIRO 13666 tem o objetivo de reunir amigos, amigas e colaboradores(as) de apoio à Campanha para a reeleição do Deputado Estadual Fernando Mineiro. A princípio a Rede é um Ponto Eletrônico Cultural mas também terá a função de organizar Encontros Presenciais previamente agendados.

MINEIRO antes mesmo de ser o primeiro vereador do Partido dos Trabalhadores em Natal sempre teve sua militância dedicada as causas da Cultura do nosso Estado. Como parlamentar compromissado foi o criador, em conjunto com o movimento cultural, do Programa Municipal de Incentivo à Cultura-PROFINC, cuja Lei Municipal recebeu o nome de Lei Mineiro. Como Deputado Estadual, Mineiro está empenhado na reforma da Lei Estadual Câmara Cascudo (Lei Fátima Bezerra) e na criação do Fundo Estadual de Cultura.
Mineiro também atua também em apoio a diversos segmentos culturais do Estado em especial com os Pontos de Cultura; Lei do Livro; Teatro; Música e com Economia Solidária.
É por isso e por muito mais que Mineiro irá fazer pela Cultura é que estamos Solidário em Rede em defesa da reeleição desse brilhante Deputado.

VEJA QUEM ESTÁ COM MINEIRO DEPUTADO ESTADUAL 13666

1- Aluízio Matias dos Santos, Poeta e Produtor Cultural, Secretário Executivo do CDHMP;
2- Dorian Lima, Poeta, Produtor Cultural e Criador do Festival MPBECO;
3- Júlio César Pimenta, Produtor Cultural e Criador do Festival MPBECO;
4- José Dias, Produtor Cultural, um dos criadores do Projeto Seis e Meia;
5- Antônio Ronaldo, Músico, Compositor e Poeta;
6- Gilson Matias, Produtor Cultural e Gestor Público da Cultura;
7- Donizete Lima, Músico, Compositor e Gestor Público da Cultura;
8- Ricardo Buihú, Ator, Brinquedeiro e Gestor Público da Cultura;
9- Wecsley Cunha, Ator, Artista Performático e Gestor Público da Cultura;
10-Iracema Saboia, Produtora Cultural e Gestora Pública de Cultura;
11-Jackson Garrido, Poeta e Artista Performático;
12-Carlos Tenório da Silva (CATS), Músico e Compositor;
13-Fábio Lima, Produtor Cultural e Gestor Público de Cultura
14-Pedrinho Abech, Músico, Produtor Cultural e Gestor Público de Cultura;
15-Ivonete Albano, Atriz, Gestora Pública de Cultura;
16-Edilson Mano, Articulador Cultural, Brinquedoteca;
17-Demmy Gonzaga, Professora de Balet, Brinquedoteca;
18-Ramilla Souza, Atriz;
19-Brunna Brok, Produtora Cultural, Gestora Pública de Cultura;
20-Antonia Rodrigues, Produtora Cultural;
21-Carlos Zens, Músico e Compositor;
22-Rosa Moura, Jornalista Cultural;
23-Augusto Lula, Cineasta e Presidente da SAMBA;
24-Danielle Brito, Produtora Cultural;
25-Abraão Lincoln Rosendo, Ator, Professor de Teatro e Diretor Teatral;
26-Paulo Sarkis, Músico e Vice-Presidente do Sindicato dos Músicos do RN;
27-Gustavo Wanderley, Gestor Cultural;
28-Cláudio Rocha, Curinga do Centro de Teatro do Oprimido (CTO);
29-Di Stéffano, Compositor, Músico e Criador do Projeto Diálogos Musicais;
30-Fernando Yamamoto, Clows do Shakespeare;
31-Augusto Bezerra, Artista Plástico;
32-Henrique Fontes, Ator, Diretor de Teatro, Dramaturgo e Representante do Nordeste no Colegiado Setorial Nacional de Teatro;
33-Ariane Stigger, Produtora Cultural (Praia de Pipa);
34-William Marinho, Educador Sócio-Cultural e Professor de Capoeira do Grupo Cordão de Ouro;
35-Rui Lopes, Escritor e Roteirista;
36-César Ferrario, Integrante do Grupo Clows do Shakespeare;
37-Henrique José, Artista Multimídia, Fotojornalista e Diretor da Zoon Fotografia;
38-Falves Silva, Artista Gráfico e um dos fundadores do Poema Processo no RN;

Acompanhe MINEIRO 13666 nas Redes Sociais:

Site: www.mineiro13666.com.br
Blog: http://mineiro13666.com.br/blog/
Twitter: @mineiropt

domingo, 12 de setembro de 2010

Livros de Capoeira

A obra expressa uma complexa relação entre as práticas sociais e as formas de educar homens e mulheres em tempos e espaços diferentes. Permeia os estudos aqui apresentados pelas pesquisadoras e pesquisadores uma preocupação com as contribuições da educação para a transformão das práticas sociais excludentes e etnocêntricas, a partir do campo da educação física e das ciências humanas sociais. Apresentam-se estudos realizados sobre a realidade brasileira, tendo como foco a cultura local, as relações étnicas e raciais, as relaçoes de gênero e a história do esporte, mas também problematizando a cultura escolar e os saberes que as Ciências Sociais e Humanas trazem para pensarmos as relações humanas numa dimesão mais complexa com a realidade brasileira atual. O livro inda com um capítulo dedicado a capoeira ( O jogo da capoeira em jogo e a construção da práxis capoeirana ) cujo tem como autor o José Luiz Cirqueira Falcão.

sábado, 11 de setembro de 2010

Taekkyun (Capoeira Oriental)


Encontrei esse vídeo circulando no youtube e também no facebook, qualquer semelhança será mera coincidência com a nossa capoeira. O taekkyun é uma arte marcial creio eu que seja da Coréia do Sul essa sim deveria levar o nome de capoeira oriental, é interessante ver que existe outra arte (marciais) além da nossa capoeira que se utiliza de recursos musicais em sua prática, outra coisa a ser percebida é essa movimentação que eles fazem que em muito lembra a nossa ginga, tambem podemos ligar os balões e os desequlibrantes do Taekkyun aos da nossa capoeira e algo que é peculiar de quem faz capoeira também é encontrado no Taekkyun que é a flexibilidade, várias outras coincidências poderiam ser citadas como alguns golpes, torno a repetir tudo mera coincidência mas me vem a cabeça será que poderia ter alguma ligação? Bom quem sabe algum dia alguém possa responder, de certo mesmo é que esse mundo de Deus é grande e ele trás numa mão fechada...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Capoeirada 2010



Capoeirada é um evento feminino de capoeira realizado desde 2007 na cidade de São Paulo, organizado pelo grupo Cordão de Ouro (Matriz) e supervisionado pelo renomado Mestre Suassuna, esse evento divulga a capoeira e incentiva o gênero feminino a praticar a nobre arte-luta capoeira, alem de reunir diversas capoeiristas o evento sempre trás nomes da capoeira feminina que se destacam para ministrar as aulas, outro fator importante é o de proporcionar a seus participantes momentos de integração, divertimento e incentivo a cultura, a cada ano o Capoeirada vem inovando em sua quarta edição o Capoeirada 2010 abrirá espaço para uma outra manifestação cultural o street dance, alem das que já são oferecidas como o maculelê, a puxada de rede e o samba de roda e claro muita roda de capoeira. Então se você deseja participar de um evento de capoeira voltado ao publico feminino, esse evento é o Capoeirada 2010.
Maiores Informações: Capoeirada@gmail.com

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Fim de um cilco.

Venho comunicar que chegou ao fim um ciclo de quase três anos de trabalho no bairro da Redinha, agradeço aos moradores daquele lugar por me acolherem de braços aberto, agradeço a escola municipal Nossa Senhora dos Navegantes por todo o apoio que me foi dado, agradeço à senhora Maria José por te me cedido tal espaço e principalmente por ter acreditado em meu trabalho e ao Patrick por todo apoio que me foi dado. Saio com a certeza de que poderia ter feito bem mais do que fiz, saio pela porta da frente e de cabeça erguida por ter sido correto com todos aqueles que em mim confiaram e acreditaram, infelizmente quando alguém se propõe a fazer um trabalho educativo e coeso você corre o risco de ser taxado de fraco, ineficiente e burro a falta de paciência das pessoas que treinaram comigo fez com que o trabalho na Redinha terminasse de forma precoce e como todo fim de algo que é feito com carinho e dedicação quando não termina bem causa uma sensação de tristeza e raiva, mas preferirei ficar com os momentos bons desse tempo que passei por lá, as amizades feitas, com a galera do super nova (B.Boys), Beto Praia, Prof. Lua e isso sim ninguém vai poder tomar de mim. AGRADEÇO A REDINHA PELOS ENSINAMENTOS QUE ME FOI DADO, MAS TÃO CEDO EU NÃO EU NÃO VENHO MAIS NESSE LUGAR.

domingo, 29 de agosto de 2010

Grupo De Estudos.

Roda de Capoeira na academia do Professor Raivoso
Acervo pessoal.
Estamos montando um grupo de estudos, relacionado a capoeira, esse grupo se reunira de forma virtual e uma vez no mês essa reunião será presencial. Quem tiver interesse por favor eviar um e-mail para raivosocdo@hotmail.com com o o titulo grupo de estudos capoeira.

Quem tive interesse em participar estaremos aguardando ate o dia 12 de Setembro de 2010.

sábado, 28 de agosto de 2010

Pró Capoeira. (Aviso Importante)


Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira – Pró- Capoeira.
O Ministério da Cultura tem como uma de suas prioridades o estabelecimento de uma política pública para a Capoeira enquanto saber, arte , tradição cultural e instrumento pedagógico, de desenvolvimento físico e social da maior importância para a sociedade brasileira. Diversas ações no sentido do reconhecimento, do apoio e do incentivo à prática deste bem cultural têm sido empreendidas por várias unidades do Ministério da Cultura, a exemplo do Edital Capoeira Viva e dos inúmeros pontos de cultura voltados para a prática da capoeira que foram instalados em muitos estados da federação.

Este conjunto de ações e seus desdobramentos, contudo, demonstraram a necessidade de uma atuação governamental mais ampla e integrada neste campo, com vistas à formação de uma política pública de apoio à capoeira a ser implementada por meio de um programa de governo denominado Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira – Pró- Capoeira.

O objetivo geral desse programa é promover as condições para a implementação de uma política participativa com vistas à manutenção dos sistemas culturais e dos elementos relevantes para as várias possibilidades de prática dessa forma de expressão. São, ainda, objetivos específicos do Programa:

- Promover e difundir a capoeira no Brasil e no mundo com respeito à diversidade cultural presente em suas diferentes manifestações rituais, técnicas e estilísticas.
- Apoiar a transmissão dos conhecimentos tradicionais ligados à prática da capoeira;
- Estabelecer critérios para o reconhecimento do notório saber dos mestres de capoeira formados na tradição.
- Apoiar e fomentar a difusão da produção intelectual, acadêmica, cultural e audiovisual sobre a capoeira no Brasil e no mundo;
- Cadastrar mestres e estudiosos, praticantes, grupos, entidades e instituições públicas e privadas dedicadas à prática, ao estudo e ao ensino da capoeira no Brasil;
- Fomentar a criação de mecanismos de participação e de consulta às instituições e aos representantes de grupos e indivíduos praticantes de capoeira no Brasil, com vistas a organizar a regulamentação do exercício de atividades de ensino e de formação;
- Incentivar a prática da capoeira como recurso cultural, lúdico, pedagógico e como atividade física na rede pública e particular, em todos os níveis de ensino.
- Promover o intercâmbio entre praticantes e estudiosos da capoeira do Brasil e de outros países;

No ano de 2010 serão realizados três encontros para o amplo debate em torno desses objetivos entre pessoas e instituições representativas do universo da capoeira no Brasil.Estes encontros proporcionarão a sistematização de sugestões e recomendações para o programa e serão realizados em : Recife, nos dias 8, 9 e 10 de setembro. – agregando a Região Nordeste;Brasília, nos dias 28, 29 e 30 de setembro - agregando as Regiões Norte e Centro Oeste; Rio de Janeiro, nos dias 27, 28 e 29 de outubro - agregando as Regiões Sudeste e Sul, nos dias 27, 28 e 29 de outubro.

O Ministério da Cultura pretende estabelecer um processo participativo visando construir encaminhamentos que venham a fortalecer as práticas da capoeira como um bem cultural de imensurável valor para a sociedade brasileira, independente da escola a que pertencem e da graduação ou posição hierárquica que ocupam no universo da capoeiragem. Por tanto, convoca todos os integrantes de grupos e comunidades da capoeira a participarem dos debates com vistas à construção coletiva da política de salvaguarda e incentivo.

maiores Informações: http://www.encontrosprocapoeira.org.br/

Obrigado ao CM Enock pela informação.

domingo, 22 de agosto de 2010

Evento de capoeira em Felipe Camarão.

Aula de maculelê.

Ocorreu no dia 22/08/2010 o evento do C/M. Chorão realizado no bairro de Felipe Camarão conhecido por ser um bairro que vive sob duas realidades distintas, uma realidade é ligada a violência e a outra é ligada a um forte vivência cultural com grandes nomes da cultura norte rio-grandense como Mestre Manoel Marineiro do Boi de reis e o Mestre Chico Daniel mamulengeiro e sob essa atmosfera é que aconteceu o evento do CM Chorão, Que contou com as presenças do Mestre Irani, Mestre Moleque e a Mestra Vanessa entre outros, ocorreram diversas aulas de capoeira e maculelê. Quero aqui agradecer ao C/M. Chorão pela oportunidade que me deu de poder dar uma aula em seu evento fica aqui o meu registro e meu muito OBRIGADO pela oportunidade.

sábado, 21 de agosto de 2010

Lula cria universidade e sanciona Estatuto da Igualdade Racial.

Documento estimula políticas afirmativas para a raça negra.
Universidade Luso-Afro-Brasileira é a 14ª federal do governo Lula.
Robson Bonin
Do G1, em Brasília

imprimir O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (20), sem vetos, o projeto de lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial, que tem por objetivo promover políticas públicas de igualdade de oportunidades e combate à discriminação.

Entenda o Estatuto da Igualdade Racial


Durante a cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, o governo também anunciou a criação da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), a 14ª instituição federal criada na gestão de Lula.

O Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado no Senado no dia 16 de junho. Na votação, os senadores retiraram do texto os pontos que previam a criação de cotas para negros em diferentes atividades, como universidades, empresas e candidaturas políticas. No caso das empresas, a cota se daria por meio de incentivos fiscais.

O documento define o que é discriminação racial, desigualdade racial e população negra. Segundo o documento, discriminação racial "é a distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em etnia, descendência ou origem nacional". Desigualdade racial é definida como "todas as situações injustificadas de diferenciação de acesso e oportunidades em virtude de etnia, descendência ou origem nacional. Já o termo população negra é o "conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas".

Na área da educação, o estatuto torna obrigatório o ensino de história geral da África e da população negra do Brasil nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas. Ele prevê ainda o incentivo de atividades produtivas rurais para a população negra, proíbe empresas de exigir aspectos próprios de etnia para vagas de emprego e reconhece a capoeira como esporte, permitindo que o governo destine recursos para a prática.

Já na questão religiosa, o estatuto reitera o livre exercício dos cultos religiosos de origem africana e libera assistência religiosa aos seguidores em hospitais. No mundo virtual, além de multa para quem praticar crime de racismo na internet, o documento prevê a interdição da página de internet que exibir irregularidades.

O estatuto também garante às comunidades quilombolas direitos de preservar costumes sob a proteção do Estado e prevê linhas especiais de financiamento público para essas comunidades. O poder público terá de criar ouvidorias permanentes em defesa da igualdade racial para acompanhar a implementação das medidas. O documento também estabelece que o Estado adote medidas para coibir a violência policial contra a população negra.

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/07/lula-cria-universidade-e-sanciona-estatuto-da-igualdade-racial.html

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Batizado CDO Parnamirim/RN.




No dia 15/08/2010, ocorreu o batizado de Capoeira do Cordão De Ouro do mestre Wilson responsável pelo grupo na cidade de Parnamirim o evento contou com a presença dos mestres Irani, Ataulfo, Vanessa e o mestre Deusamar (FonteNova) além do cm Arnô do grupo Palmares de Nova Cruz/RN. O evento contou com aulões na parte da manhã e na parte da tarde aconteceu o batizado. O evento em si foi bastante proveitoso pra mim, gostei de participar ainda mais sendo um evento do mestre Wilson pessoa pela qual tenho um grande respeito. Parabéns pelo batizado mestre Wilson.


(Fotos cedidas pela agencia de "informações" Bombinhacdo)

sábado, 14 de agosto de 2010

Pesquisa sobre a mulher na capoeira.


Pesquisa: Desistência da mulher da capoeira

ANA LUIZA SILVA CORRÊA
Professora de Educação física e instrutora de capoeira
Em sua monografia de conclusão do curso de graduação apresentou um trabalho sobre a mulher na capoeira, procurando entender os motivos do ingresso e do abandono, com o intuito de contribuir com mestres, responsáveis por grupos e associações, professores e alunas, incentivando a permanência e a evolução da mulher na capoeira, apontando os problemas e tentando solucioná-los da melhor maneira, visto que há pouca literatura sobre o tema em questão.

O que te motivou em fazer essa pesquisa?

Iniciei minhas atividades capoeirísticas em agosto de 1994; o intuito era apenas pela prática esportiva e ciclo de amizades, mas acabei me envolvendo com tudo que a Capoeira tem para oferecer (música, ginga de corpo, dança, malícia...) e em pouco tempo passei a ter sentimentos mais definidos com relação à essa arte-luta.
Havia muitas mulheres iniciantes e pouca presença de professoras. Com o passar do tempo comecei a acompanhar a evolução de muitas meninas, vendo-as se tornarem professoras e contramestra.

No segundo semestre do ano 2000, com seis anos de prática e uma visão mais ampla sobre a capoeira, tomei a decisão de cursar a Faculdade de Educação Física.
O que leva uma menina a se aproximar de uma disciplina como a capoeira?

Trabalhei com base em hipóteses (Ingresso e Evasão). Assim, através de um questionário com 12 perguntas, procurei entender o motivo da aproximação e do abandono da capoeira.

Ingresso

Por modismos;
Porque o namorado, vizinha ou colega da escola pratica a capoeira;
Para conhecer pessoas diferentes;
Porque viu alguma roda de capoeira ou foi a algum evento e achou bonito/interessante;
Porque precisa fazer algum exercício físico / emagrecer / estética;
Para arrumar namorado.

Evasão

Começou a trabalhar e o horário de trabalho choca com o horário de treinamento e/ou chega em casa cansada e não tem ânimo para treinar;
Não consegue conciliar trabalho, escola e treinamento;
Casou-se ou teve filhos;
Os pais ou o namorado proibiram;
Machucou-se ou descobriu algum problema de saúde;
Sentiu alguma dificuldade e por isso desmotivou-se;
Terminou um relacionamento amoroso dentro da academia em que treina a capoeira;

Quais os fatores que dificultam a mulher em desenvolver um trabalho com a capoeira? E quais os fatores que podem ajudar a sua permanência na capoeira até se tornar professora?

Conforme preceitua a cantiga, capoeira é pra “home, minino e mulhé”, e apesar do grande número de mulheres que iniciam a prática, o que podemos verificar concretamente é que ainda há uma predominância maciça de indivíduos do sexo masculino no campo da capoeira. Isso pode ser confirmado pelo irrisório número de mulheres que conquistaram o grau de mestre. Esta supremacia dos homens é, entre outras possibilidades, fruto da divisão social do trabalho no Brasil, que, ao longo de séculos tratou a mulher de forma discriminada.
Quanto aos fatores que levam as mulheres a abandonar a capoeira, meu trabalho teve como objetivo específico verificar qual seria a opinião das mulheres que estão envolvidas com a luta e já passaram ou têm visão das dificuldades que as mulheres enfrentam quando praticam algum esporte, e traçam dentro dele, metas a serem cumpridas, sejam como professoras e mestras ou como praticantes assíduas.
Através de um questionário feito com mulheres de vários grupos da Cidade de Goiânia, Aparecida de Goiânia e até Portugal, pôde-se analisar que a mulher realmente gosta e quer se tornar algo mais (Professora ou Mestra) na capoeira e sabe que faz toda a diferença dentro da roda, vencendo obstáculo e preconceito encontrado no universo da capoeira; apesar de todas as dificuldades enfrentadas, ainda consegue ministrar os afazeres do lar, filhos, esposo, trabalho e estudo.
A mulher consegue dedicar-se à prática da capoeira, principalmente quando tem o apoio da presença masculina dentro da capoeira, que inclusive a incentiva ao retorno à prática devido à maternidade ou à recuperação de lesões, pois todas as mulheres que responderam o questionário proposto e deixaram a prática por algum motivo têm vinculo familiar dentro da capoeira ou são casadas com professor ou mestre. Ou seja, realmente a presença masculina contribui para a permanência da mulher dentro da capoeira. São como duas faces, aquele que discrimina nas rodas (não são todos) é o mesmo que a incentiva e apóia.
Elas manifestam o desejo de não ser mais conceituadas como frágeis e que sua participação em rodas onde há presença de homens não contenha discriminações e preconceitos verificados até mesmo nas cantigas comumente entoadas nas rodas.
E que os concorridos “Encontros Femininos”, promovidos por diversos grupos em eventos de âmbito nacional e internacional, em que se intensificou a participação da mulher na capoeira, não sejam somente o único caminho que as mulheres têm para mostrar que são capazes de planejar e executar seu próprio evento e, sim, uma troca de experiência com mulheres de outras regiões.
Dentro do contexto histórico a capoeira e a mulher se assemelham, desde os primórdios dos tempos, na luta pela conquista do respeito, reconhecimento e igualdade social. Abre-se então um leque de oportunidades para outros estudos no ramo da capoeira relacionados à mulher, pois este é um pontapé inicial, e muito ainda se tem a descobrir.
(Inst. Analuiza)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Aluno falou de mim...

Bom dia aqui estou para escrever sobre algumas pessoas que se intitulam capoeirista pois bem quantos de nós já conhecemos ou já ouvimos falar em pessoas que não fazem nada absolutamente nada em prol da capoeira e ainda sim se acham no direito de usufruir do que ela tem a oferecer recentemente me deparei com um indevido que se dizia ter 12 a 15 anos de capoeira que havia começado no bairro de Mãe Luiza esse mesmo indevido resolveu vir treinar comigo, de uma arrogância que era incapaz de se socializar com os outros alunos de uma preguiça jamais vista em minha pouca experiência em dar aula, com o passar dos dias as críticas perjorativas começam a surgi vinda dessa pessoa essa que todos sabem do baixo grau de raciocínio, era engraçado ver esse indevido se alongando cheia de poses e caretas certo de que estava realizando o mais perfeito dos alongamentos e coitado de mim se fosse tentar orientar-la pois de alongamento só ela sabia. Meus amigos pra uma pessoa que diz ter 15 anos de capoeira não conseguir fazer um o que eu posso dizer? É melhor não dizer nada. Como professor dela fui tentar demonstrar o que estava acontecendo e parece que foi pior, pois burrice é um momento cabe a você querer ou não sair desse momento, a mesma se armou de argumentos falhos tentando rebaixar minhas aulas e minha metodologias, aprendi na vida que não se deve discutir com quem não tem argumentos, não leva a canto algum. Saber lidar com certos tipos de pessoas é de suma importância aquilo que é hoje amanhã pode não ser mais evitar o confronto é o melhor a ser feito, evitar ate as companhias também é importante, o Mestre Irani a 2 anos atrás me alertou para a forma de tratar os alunos, muitos se acham no direito de desafiar o professor e você enquanto professor tem que ser enérgico para não perder as rédeas do seu grupo de alunos visto que você é o "líder" deles, vejo que os ensinamentos que o mestre Irani me deu no passado muitas coisa me servem no dia de hoje e provavelmente também me servirão no futuro.

É a vida quem guarda surpresa, ioiô
É a vida quem guarda surpresa, iaiá
Nem sempre a surpresa é boa, ioiô
mas nunca pense em desistir
Pois se a capoeira te guia
ela vai te mostrar por onde ir
A vida te mostra o caminho, iaiá
mas você é livre para escolher
Nem sempre o caminho certo
é o mais fácil de se percorrer.
Perninha.

domingo, 8 de agosto de 2010

Amigos da Cordão De Ouro.

Mestre Suassuna e Mestre Irani.
Mestre Boa Gente aplicando um martelo no Professor Raivoso.
Jogo bom!!

Instrutor Bruninho, Monitora Lelinha (CDO Piauí) e o Professor Raivoso.

Mestre Suassuna e o Professor Raivoso.


Nos dias 05,06,07 de Agosto aconteceu na cidade de Natal/RN o evento Amigos da Cordão De Ouro 2010, que é realizado pelo mestre Irani que trás diversos mestres como o mestre Suassuna, Jogo de Dentro, Boa Gente dentre outros. Nos dias 5 e 6 foram de muitas aulas rodas com os mestres. No dia 07 de Agosto ocorreu a formatura de instrutores, professores, contra mestres e mestres, com destaque para as formaturas do Professor Raivoso que teve como seu padrinho o mestre Boa Gente, e a da Mestra Vanessa que teve como padrinhos o mestre Magrelo e a Mestra Janja, a mestra Vanessa tocou e cantou uma ladainha esse momento foi bastante emocionante Parabéns Mestra Vanessa, outro momento emocionante foi com mestre Banzo recebendo das mãos do mestre Suassuna o cordão azul e branco. Quero aqui fazer um registro especial a uma pessoa o Mestre Irani que mais uma vez mostrou todo seu carisma e fez desse evento que já esta consolidado no calendário da capoeira de Natal/RN. Também tive a oportunidade de conhecer a C/M. Dini de Israel a quem eu já admirava sua capoeira por meio de videos, esteve marcando presença no evento desse ano o C/m. Perna Longa de Israel que veio junto com a C/m. Dini, veio Também o C/m. Cesar Escravo e o instrutor Bruninho e a aluna graduada Lelinha todos do CDO Piauí e por fim a mestra Paulinha e o professor Tico do Ceará esteveram também participando do evento.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Recesso / Amigos da Cordão De Ouro 2010.

AVISO
Bom dia aos leitores desse web blog, venho comunicar que por motivos de força maior nesse mês Julho e início de Agosto o nosso blog entrará em recesso, de 39 dias espero contar com a compreenção de todos que vem nos acompanhando. Quero ainda adiantar que nesse mês de Julho estarei no dia 25/07 na cidade de Nova Cruz onde fomos convidados pelo meu camarada Toni Angoleiro para uma roda do grupo Palmares e nos dias 5,6,7 de Agosto estarei no Amigos Da Cordão de Ouro e ai sim voltaremos contando como foi esses dias que virão de muita capoeira e com as mudanças ja escreitas por mim no post passado. Obs: AS AULAS NO CLUBE ASSEN CONTINUARÃO NORMALMENTE NAS TERÇAS E QUINTAS E AS AULAS DO GRUPO CAPOCUFA SOFRERÃO MUDANÇAS QUE JÁ FORAM INFORMADAS AOS PARTICIPANTES.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Ira acontecer dentro de 1 mês o principal evento do grupo Cordão de Ouro Natal/RN, o Amigos da Cordão De Ouro que conta com a presença de diversos mestres de renomados mundialmente o evento esse ano contará com a presença de treze mestre tanto da angola como da regional, então se você está em Natal ou procura um evento de capoeira venha para o Amigos da Cordão De Ouro que é organizado pelo Mestre Irani e que terá a presenças dos mestres Suassuna, Luis Medicina, Boa Gente, Brasília, Jogo de Dentro, Onça Negra, Tarzan e Boa Gente entre outros.
Então venha fazer parte dessa evento.


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Em breve.

ESTAMOS AVALIANDO AS POSSIBLIDADES DE MUDANÇA EM NOSSO WEB BLOG PARA MELHOR ATENDER AOS NOSSOS SEGUIDORES E AMIGOS, EM BREVE ESTAREMOS REALIZANDO UMA REPAGINADA PROCURANDO SEMPRE MELHORAR NOSSO SERVIÇOS PRESTADOS.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Livros de Capoeira (com atraso)

A obra " A Linguagem do Corpo na Capoeira" de José Milton Ferreira da Silva é um referencial imprescindível para quem deseja pesquisar o tema. Nela o autor resgata elementos que ajudam na compreenção das nossas raizes culturais. Livro da Editora Sprint 2004.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Capoeira de Angola em Natal.



Capoeira Angola, jogada por divertimento, jogo de malícia entre dois grandes jogadores mestre Jogo de Dentro e a mestra Janja, esse jogo acorreu no evento Amigos da Cordão de Ouro realizado pelo mestre Irani em 2007. Roda realizada na academia do mestre Irani. Vale a pena conferir esse video com exclusividade Raivoso Records Inc. 2010.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Quanto mais eu rezo mais me aparece...


RespeitANDO sim, aceitaANDO não, informANDO e QUERENDO informAÇÃO.

Hoje quero relatar sobre algo que presenciei estava na Redinha dando aula na CapoCufa primeiro hoje foi um dia atípico pois houve a maior participação da criançada foram em torno de 35 crianças esse número não é um número real (por enquanto) para as próximas atividades infelizmente.
Mas o meu relato de hoje é sobre o preconceito dos familiares dessas crianças, é fato que todas as crianças vêm a esse mundo desprovidas de maldade e com sua evolução vão adquirindo a maldade existente no mundo dos adultos perpetuando assim o preconceito que vem acrescido de intolerância. Presenciei uma avó que veio buscar seus netos um casal de crianças que estava na aula de capoeira, a aula estava fluindo de forma prazerosa e essa senhora chegou à porta da sala e ao identificar seus netos nesta aula assustou-se. Passo a narrar como mero espectador daquela cena da vida real.
Ela chega e de forma rude chama pelo nome dos seus netos, entre ela e seus netos estou eu, em seu olhar percebi a falta de informação e intolerância, provavelmente na visão dela ao me perceber estava um vagabundo, maconheiro e macumbeiro diante dessa tríade eu tinha duas opções tentar dialogar e informar dos benefícios daquele momento para seus netos ou observar como um espectador da vida real e dessa observação ter subsídios para refletir, compreender e assimilar aquele momento, foi o que fiz os netos ingênuos daquela senhora não entenderam porque de tanta indignação me olharam e aquele sorriso que antes estava no rosto repentinamente sumiu dando lugar a uma feição seria, saíram da sala e ate onde pude escutar a senhora perguntava por que eles estavam fazendo aquilo e que não era pra fazer, que era coisa de marginal.
Esse tipo de comportamento não me assusta mais, em minha caminhada já presenciei muitos fatos preconceituosos a respeito da nossa capoeira. Não adianta aqui eu escrever que capoeira é boa pra isso ou pra aquilo outro, as pessoas estão muito sem direção, sem informação e principalmente sem perspectivas, às vezes me parece que é melhor deixar as crianças nas ruas, ou inverter os valores educacionais, é melhor dar exemplos equivocados do tipo se drogar fazendo uso de álcool exageradamente, dai surge a agressões aos pilares familiares desestruturando a família, não é segredo pra ninguém que crianças que tem suas famílias desestruturadas tendem a realizações de atos negativos a si e a sociedade.
Eu vou continuar fazendo arte porque ela me trás a verdade, enquanto tiver na disposição e Deus permitir continuarei capoinformando. Fazer esse papel de agente facilitador de informação é desgastante, mas necessário acredito que quando você tem a informação você sai do lado passivo para entrar no lado ativo, você deixa de aceitar as imposições e passa a ser uma pessoa questionadora mudando ou pelo menos tentando mudar o circulo vicioso imposto a aquele que é desprovido ao acesso a educação. Às vezes parece que as pessoas têm um bloqueio mental, naquele momento naquela sala estava havendo uma aula divertida de saúde, recreação, educação, esporte, historia do Brasil, cultura, lazer, cidadania, cooperação, isso e muitas outras coisas acontecem numa aula de capoeira quando se tem um educador preparado, mas aquela mulher no alto de sua sabedoria e arrogância e que provavelmente deve ter sofrido muito em sua historia de vida preferiu privar seus netos dos benefícios que a capoeira proporciona. Aquelas crianças dificilmente voltaram a experimentar do jogo de corpo que nossos ancestrais escravos nos deixaram com muito sacrifício e por fim acrescente ai mais duas pessoas que provavelmente a partir de hoje entra pros milhares de pessoas que vêem a capoeira com os olhos do preconceito... Tudo que eu almejo estar muito alem do que os olhos podem ver e as mãos pode tocar.

sábado, 22 de maio de 2010

CUFA.

Venho anunciar um projeto meu paralelo ao CDO Natal, que é a de implantar a capoeira na Central Única das Favelas aqui do Rio Grande do Norte e realizar intervenções contínuas de capoeira. As atividades já estão acontecendo no bairro da Redinha e se estenderá a outros bairros de nossa cidade, a responsabilidade é grande já que entro como coordenador de capoeira da CUFA RN. A CUFA é uma entidade nacional que promove a cultura nas periferias das cidades foi criada por MV Bill e Celso Athayde. Estaremos dando início ao grupo CapoCufa do RN com sua sede na Redinha e em breve estaremos realizando a nossa roda de abertura ou de inauguração se assim preferirem, no mês de Julho com uma grande intervenção naquele bairro.
Obrigado ao Carcará, a Silmara pela confiança.
Axé...

terça-feira, 18 de maio de 2010

Parcerias.

Em breve estarei divulgando aqui mais uma parceria que vem a somar com o trabalho que realizo com a capoeira, porém essa parceria será diferenciada pois será um trabalho paralelo que realizaremos. Espero ate o final desta semana esta podendo divulgar o nome desse novo parceiro.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

13 de Maio.

Hoje ia me passando em branco a presente data, agente é educado a crer que a princesa Isabel num ato de "extrema bondade" assinou a lei Áurea, que acabou com a escravidão no país, acredite quem quiser...
Os movimentos do segmento afro-brasileiro, adotam outra data como dia de reflexão e de orgulho desse povo a qual também faço parte, dia 20 de Novembro, dia de Zumbi, grande ícone brasileiro de cor negra, que orgulha a nação pelo movimento de resistência a escravidão, então quem quiser refletir sobre a data de hoje sinta-se a vontade.

Meu patuá

MEU PATUÁ
M. XUXO E C/M. CASQUINHA.


(REFRÃO).
Foi na Bahía que eu mandei fazer
Foi na Bahía que eu mandei preparar
Meu Patuá
Meu Patuá meu pai
Meu Patuá para me proteger.

Era Domingo era dia de oferendas
E eu levei flores para Iemanjá
Fui celebrar Janaína
Rainha menina
Iemanjá que é dona do mar.

REFRÃO

Na Bahia um mestre velho mandingueiro
Abriu a roda fazendo uma louvação
Cantou lamento bem forte
Me dando a benção
Era hora de sair pra jogar.

REFRÃO

Fui convidado a uma roda de gigantes
Com dois pandeiros e tres berimbaus
Um atabaque cantando
Maneiro e sereno
Era hora de sair para jogar.

REFRÃO

Meu Patuá é meu berimbau sagrado
Minha vida também é meu cantar
E os meus amigos sorrindo
Sempre junto comigo
Na volta que o mundo dá.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Livros de Capoeira: História da capoeira em Sorocaba.



Bom dia, hoje venho indicar um livro que se trata da história da capoeira da cidade de Sorocaba o livro é fruto de uma pesquisa realizada por seus autores afim de colocar a história da capoeira daquele local em seu devido lugar, alguns de vocês podem estar se perguntando porque estou indicando um livro que faz referência a capoeira de uma cidade do interior de SP, esse livro faz menção ao encontro de dois capoeiristas e que desse encontro sairam grandes parcerias. Só lendo pra entender do que estou falando. O livro foi escrito por Wellingnton Tadeu Fifueredo e Sandra Ayumi Oshiro pela Ottoni Editora no ano de 2007.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Parabéns Mestre Irani


Hoje aconteceu o aniversário do mestre Irani que foi comemorado em sua academia, a festa contou com apresença de todos os mestre do CDO Natal. A academia do mestre ficou pequena para o grande número de capoeiristas presentes, vale ressaltar os diversos jogos que o mestre realizou em sequência, mostrando que estar se recuperando a passos fortes.
Parabéns Mestre Irani tudo de bom pro senhor e que muito dessas festas possam acontecer.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Roda de capoeira em Natal.



Roda realizada no clube Assen na academia do Instrutor Raivoso, que contou com as presenças do mestre Irani, mestre Shotokan, C/M. Vitor, C/M Chiquinho e a C/M. Vanessa. Além de muitos outros amigos.

terça-feira, 4 de maio de 2010

LUTO.

Morreu no dia 02/05/2010. O mestre Coice, que desenvolvia um trabalho nos bairros da Rocas, Brasilia Teimosa.

Um dia de Capoeira no KM6.

Na hora da roda.

Mestre Irani e de azul segurando o berimbau Instrutor Raivoso.

Instrutor Raivoso e o Mestre Bocão


Aconteceu no dia 02/05/2010, um dia de capoeira realizado pela contra mestra Vanessa em sua academia no Km6, evento que contou com aulas dos mestres Ataulfo, R. Pastinha e Shotokan, tudo supervisionado pelo mestre Irani. Ainda pela parte da tarde houve um campeonato de duplas. esteve presente no evento o mestre Bocão do Grupo Boa Vontade.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Roda em Lajes.

Colocando a conversa em dia.
Roda boa e animada, Olha o axé da bateria
Mestre Shotokan e Instrutor Raivoso. Vlw Mestre.
Mestre Irani e Mestre Shotokan.
Aconteceu no último dia 17/04/2010, uma roda de capoeira na cidade de Lajes-RN, essa roda ocorreu em comemoração ao aniversário do Mestre Shotokan, estiveram presentes o Mestre Irani, a contra mestra Vanessa, os Instrutores Raivoso e Tempestade. A roda ocorreu na casa de cultura daquela cidade, contando com aproximadamente 40 crianças que fazem parte do projeto que o mestre Shotokan tem lá na cidade. A roda foi bastante animada com uma capoeira de boa qualidade, outro ponto marcante foi a hospitalidade em que fui recebido pelo mestre Shotokan e família. Obrigado a todos da família CDO Lajes.