domingo, 28 de junho de 2009

Roda na zona norte.



Foi realizada uma roda no parque das dunas na praça da paz. Contando com a presença do mestre Testinha, prof. Berimbau, Prof. Lua, e do Instrutor Raivoso dentre outros. A roda começou tranquila e logo teve seus momentos mais "quente", mas aqui estou escrevendo mais esse post. Chego a conclusão que quando se vai a locais desconhecidos basta ir acompanhado de muito axé, mandinga, sorriso no rosto, ginga no corpo e capoeira na cabeça, esses elementos fazem com que a maldade não chegue em você, comigo foi assim.
Não é qualquer um que frequenta essas rodas ainda mais sozinho, nesses momentos eu agradeço a cada ensinamento do meu Mestre Irani que me ensinou a arte de saber chegar, a arte de saber jogar e a arte de saber sair.
Só eu sei o que presenciei...

terça-feira, 23 de junho de 2009

Raivoso Records Inc. apresenta entrevista c/ o instrutor Raivoso.



Pedimos desculpas pela má qualidade do som, aproveitamos a ocasião para informar da mais nova fusão da raivoso records incorporate com a Capoeiragem Entretenimentos formando assim um canal de curta metragem de capoeira onde serão lançados tanto no youtube quando no blog. Brindamos a todos com uma exclusiva entrevista do instrutor Raivoso a Raivoso Rec. e a Capoeiragem Entretenimentos , novamente pedimos desculpas pelo áudio de baixa qualidade literalmente.
E que seja bem vindo essa nova era da Capoeiragem Brasil Entretenimentos.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Atenção twitteiros!!!!! Tem capoeira CDO No Twitter.

Estamos no Twitter basta procurar por http://twitter.com/WilliamCDO

Samba de Roda



O samba teve início por volta de 1860, como uma forma de preservação da cultura dos africanos que vieram para o Brasil. De acordo com pesquisas históricas, o Samba de Roda foi uma das bases de formação do samba carioca.

A manifestação está dividida em dois grupos característicos: o samba chula e samba corrido. No primeiro, os participantes não sambam enquanto os cantores gritam a chula – uma forma de poesia. A dança só tem início após a declamação, quando uma pessoa por vez samba no meio da roda ao som dos instrumentos e de palmas. Já no samba corrido, todos sambam enquanto dois solistas e o coral se alternam no canto.

O samba de roda está ligado ao culto aos orixás e caboclos, à capoeira e à comida de azeite. A cultura portuguesa está presente na manifestação cultural por meio da viola, do pandeiro e da língua utilizada nas canções.

domingo, 21 de junho de 2009

Gravações do DVD do Instrutor Raivoso.



Essa semana é de grande expectativas para o Instrutor Raivoso, que pede para informar a todos que o acompanham que as gravações do seu DVD será iniciada nessa semana. Diante dessa nova fase o instrutor Raivoso se ausentará de algumas de suas atividades diarias pedimos a compreenção de todos para essa nova empreeitada que a Raivoso Records e o Inst. Raivoso enfrentarão nessa semana serão mais 3 horas de gravações onde a Raivoso Rec. fará a edição dessas imagens e tranformarár esse material em um DVD de otima qualidade.
Professor nós aqui do CDO REDINHA/ÁFRICA estamos na torcida e na expectativa de assistir o seu DVD. Boa Sorte!!!! Professor a galera aki ta perguntando se o senhor ta com medo de amar é???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

sábado, 20 de junho de 2009

Instrutor Raivoso CDO REDINHA/AFRICA

Antes da roda. Ensinando aos alunos a se portarem numa roda de Capoeira.

I roda de capoeira do Instrutor Raivoso foi um sucesso.

Agradecemos a todos aqueles que compareceram a roda de Capoeira do Grupo Cordão de Ouro Redinha/Africa. Parabéns a todos os alunos do Instrutor Raivoso que aos poucos começam a entender a filosofia de ensino do Inst. Raivoso.
OBRIGADO.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Nada me assusta vindo dessas religiões capitalistas.



Bom amigos leitores desse blog nada mais me assusta vindo dessas religioes capitalistas. Digo isso porque estava fazendo uma pesquisa sobre Capoeira e o Camdomblé, dentre varios sites relacionados selecionei um que estar ligado a igreja catolica. Como uma entidade que se diz benefica pode dar tal conselhos. Segue o dialogo na integra.

Candomblé na Capoeira
PERGUNTA
Nome: Eduardo
Enviada em: 21/01/2003
Local: Guaratinguetá - SP,
Religião: Católica
Idade: 25 anos
Escolaridade: Superior incompleto


--------------------------------------------------------------------------------
Bom dia eu sou um estudante e pratico capoeira a alguns anos, conheci a renovação a pouco tempo e um amigo meu me disse qu a capoeira sofre muita influência negativa destas seitas, ele me informou que o senhor podeira me ajudar esclarecendo-me melhor sobre o assunto, poi é um grtande admirado do senhor.

POr favor se puder me ajudar ficarei muito grato, conforme for a resposta que o senhor me que o senhor me mandar terei que renunciar ao esporte que tanto gosto em favor da minha salvação.

Muito obrigado, Deus-lhe pague e abençoe pela ajuda, seja qual for a resposta me mande mas por favor não fique no silêncio.


RESPOSTA

Muito prezado Eduardo, salve Maria.

Muito obrigado por sua confiança e por sua boa disposição de aceitar meu conselho, qualquer que ele seja, inda que lhe custe um sacrifício.

Que Deus o guarde nessa docilidade e nessa capacidade de sacrifício.

Seu amigo, que lhe recomendou me consultar, deu-lhe bom aviso ao preveni-lo contra a prática da capoeira. Gostaria de conhecer o nome desse seu amigo, que Deus deve certamente abençoar pelo zelo que teve para com você.

A capoeira é uma forma de luta muitíssimo influenciada pelo candomblé, e, por isso, não recomendo que você, e ninguém, a pratique. Os gestos e movimentos dessa dança e luta são quase que sinais mágicos que não convém praticar. Quem pratica capoeira fica predisposto a ir à macumba, tanto essas coisas estão interligadas.

Seria conveniente, já que é bom praticar um esporte, que você praticasse outro esporte. Se for um modo de luta oriental, é preciso guardar- se para não admitir a filosofia budista existente por trás delas, e nem praticar gestos rituais que nelas se fazem.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.

_____________________________________________________________________________________
Lido isso chego a seguinte conclusão, existe ainda hoje o que chamo de preconceito camuflado nas altas camadas de determinadas entidades religiosas a qual chamarei de religiões capitalistas. Por exemplo o que leva uma pessoa a aconselhar a outra a não praticar um esporte por conta de intolerância religiosa, ora o Brasil é um pais laico. De tantos assuntos para escrever poderia-mos escrever sobre aqueles homens de preto (padres) que gostam de manter relações sexuais os famosos comedor de criancinhas, ou poderiamos falar que tal mercenários opaaaa me refiro aos pastores evangelicos. Sabemos que ambos servem a um unico Deus, o Deus do dinheiro, o Deus Capitalista. Em quanto vocês atacam a Capoeira por haver sim um parentesco próximo da capoeira com o candomblé, a Propria arte capoeira responde da seguinte forma sem nenhum tipo de intolerância com musicas voltadas ao publico catolico e evangelico, tamanho é a grandesa da capoeira, enquanto os comedores de criancinhas pregam absurdos como por exemplo não usar preservativos ou no caso dos mercenários que serão os unicos com sua vaga no paraiso por serem os seres mais perfeitos do planeta terra; A capoeira responde com trabalhos quantas pessoas estão fora da situação de risco social, quantas crianças e adolescentes estão longe das drogas pelo trabalho que a capoeira realiza? não da para precisar ao certo, mas concerteza é mais do que a igreja capitalista catolica faz. Quantos idosos tem sua alta-estima elevada ao praticarem Capoeira??? Nenhum templo evangelico consegue tal fato nem com os melhores mercenários. A capoeira não renega o candomblé o samba e outras manifestações que cresceram e ajudaram a fazer a historia desse país juntos.
Orlando Fedeli Respeite pra ser respeitado!!!!
SARAVÁ Olodum.

Por essas e outras que admiro a postura dos Mestres de Capoeira que são mais radicais em defesa da nobre arte.

Puxada de rede



O teatro folclórico que retrata a puxada de rede, conta a história de um pescador que ao sair para o mar em plena noite para fazer o sustento da família, despede-se de sua mulher que, em mau pressentimento, preocupa-se com a partida do marido e o assusta dizendo dos perigos de sair à noite, mas o pescador sai e deixa-a a chorar, e os filhos assustados.
O pescador sai para o mar e leva consigo uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, seus companheiros de pesca e a bênção de Deus.Muito antes do horário previsto para a volta dos pescadores, que seria às cinco horas da manhã, a mulher do pescador, que ficou na praia esperando a hora do arrasto, teve uma visão um tanto quanto estranha. Ela vê o barco voltando com todos à bordo muito tristes e alguns até chorando. Quando os pescadores desembarcam, ela dá pela falta do marido e os pescadores dizem a ela que ele caiu no mar por conta de um descuido e que devido à escuridão da noite, não foi possível encontrá-lo, ficando ele perdido na imensidão das águas.
Ao amanhecer, quando foram fazer o arrasto da rede que ficara no mar, os pescadores notaram que por ter sido aquela uma noite de pouca pesca, a rede estava pesada demais. Ao chegar todo o arrasto à praia, já com dia claro, todos viram no meio dos poucos peixes que vieram, o corpo do pescador desaparecido.A tristeza foi instantânea e o desepero tomou conta de todos alí presentes.Prossegue-se então os rituais fúnebres do pescador sendo levado à sua morada eterna pelos amigos que estavam com ele no mar, sendo seu corpo carreagado nos ombros, pois a situação financeira não comportaria a compra de uma urna, o cortejo segue pela praia.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Um Pouco de Historia.



PRÁ BATÊ NOS OTARU!
(Para bater nos otários)
A. A. Decanio Fo

Bimba ao falar sobre a eficiência da regional sempre enfatizou o elemento surpresa como fator decisivo, evidenciado na sua expressão:
"A regioná num seuve pa brigá c’us companhêro... é prá batê nos otaru!"
(A regional não serve para brigar com os companheiros... é para bater nos otários!)
PORQUE ...
• todos os capoeristas conhecem seus recursos e limitações, tão bem quanto as esquiva e defesas,
• enquanto os que desconhecem a sua prática (os leigos ou otários) podem ser surpreendidos pelos seus movimentos.
• A primeira parte da frase acentua a importância do companheirismo que deve existir entre seus alunos, mais evidente noutras recomendações corriqueiras no meu tempo:
• "A luta regioná num seuve p’a brigá cum ôtru regioná, é bom prús otáru... cúns colega a gente joga regioná..." (A luta regional não serve para brigar com outro regional, é bom para os otários... com os colegas nós jogamos a regional... )
• ou ainda "A genti num deve lutá nu berimbau, deve jogá!" (Não devemos lutar no berimbau, devemos jogar!)
Deste modo verificamos que o Mestre Bimba não preconisava "lutas" entre os seus alunos...
O "esquenta-banho" servia para treinamento de defesa pessoal, de movimentos proibidos sob o ritmo de berimbau, para treinamento de manobras novas, como "tira-teima", drenagem da agressividade ou diferenças pessoais, logo arrefecidas pelo banho frio sob o jato d’água do cano do banheiro, especialmente quando alguém "entrava pelo cano" durante o "esquentamente"...
Acredito que em vida o Mestre jamais aceitaria a desunião e o enfrentamento dos irmãos que deveriam formar uma única família, a dos filhos de Bimba!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

C/M Vanessa jogando com a Professora Pimenta.

Pequeno trecho do jogo da C.M Vanessa (CDO Natal) e da Professora Pimenta (Raça Itabuna). Evento Feminino de Capoeira.

Oferecimento da Raivoso Rec. Inc. 2009

sábado, 6 de junho de 2009

Raça da Mulher na Capoeira.

Mulheres...
Bendita são as Mulheres
Mulheres da Capoeira
Capoeira de Mulheres
Mulheres de Valor inestimável
Inestimável é a Capoeira.

Bom essa foto pra mim diz tudo o que foi o evento (Me leva morena me leva pra roda de capoeira), luta de uma mulher pelo que ela acredita a Capoeira, o retorno da pra ver na foto. O que vocês veem??? Algumas mulheres sentadas tocando instrumentos? Poderião ser mães, esposas, filhas, estudantes, donas de casa, trabalhadoras, chefes de familia, vou além, são Capoeiristas!!! Ate onde eu sei a Capoeira não faz distinçao de gênero, tanto faz ser feminino ou masculino basta querer para quem não sabe querer é sentir vontade de; ter a intenção de: Mônica Lobão vai querer participar da Capoeira. Querer é poder. Então Mulherada vamo querer realizar uma mundança nos pensamentos machistas que ainda existem pelas rodas desse mundo a fora.
Voltando ao evento fico feliz em ver a integração entre as pessoas algo que só a capoeira é capaz de realizar momentos esses que ficam guardados na memória uma mulher mexeu com a emoção de varias pessoas, sim ela joga capoeira sentada, por um acaso da vida, porém ela nada difere das outras pois na roda somos todos iguais perante ao berimbau. A diferença estar na cabeça de quem ver, mas um grande escritor já escreveu " O essencial é invisível aos olhos ". Nossa quantos fatos e a menina cantatriz meu Deus como ela canta, não não, ela joga muito, não não não ela faz o dois com simplicidade. De onde ela é? Da terra de Pablo Neruda ou de Jorge Amado??? Eu respondo essa, ela é a mistura sendo assim ela é a mistura do perfeito com o ideal ela é capoeira (Ahhhh Itabuna um dia eu chego ai). Nesse evento não faltou guerreiras vou citar apenas uma a Guerreira N'zinga, inteligente e soberana que luta por uma cultura de igualdade de gênero, cultura de paz, uma luta silenciosa que faz calar o ignorante. D. Anna de Sousa, Paulinha Zumba, Cumba, Carla, Janja, Nzinga, Morena, Maripomba, Todas Guerreiras
Saravá!
E essa conexão Ce, RN, BA, SP, me perdoe se eu esqueci de algum outro estado, sintonia, sincronia arte de conciliar datas quatro estados (da República Federativa do Brasil, República essa que a capoeira ajudou a construir.) em um so pensamento fortalecer o gênero feminino na pratica da capoeira. A mulher como sujeito de sua ação na arte da capoeira.
Uma mulher que estuda capoeira, que pratica capoeira, que eleva o nome da Capoeira, so uma mulher para propor um evento feminino além de propor realizar lembram querer é poder, ela quis ela realizou, é pra quem duvida ainda vem muito mais por ai, sabe por que? Por que a luta é incessante a Capoeira é incessante, o desejo dessa mulher em ver a Capoeira bem é incessante. É Vanessa Midlej eu fico a observar a satisfação com que você faz as coisas e isso é o que diferencia você dos outros não há duvidas que você é um exemplo a ser seguido dentro e fora da Capoeira, eu fico olhando seus atos e aprendendo um pouco e com esse um pouco já dou um passo a frente. Essa semana não se falou em outra coisa na conexão citada, 2010 já ta ai e tem gente que quer o II evento que não se foi com o vento mas sim veio pra ficar assim como você que também veio pra ficar. Peço desculpas por não ter participado do evento efetivamente, pois estou numa batalha pessoal por exemplo agora eu deveria estar estudando :). Mas oportunidades não faltarão assim acredito.
A Capoeira. O artigo definido ''A'' que vem antes da palavra Capoeira é feminino nada mais justo do que ter uma capoeira mais feminina. E para encerrar eu perguntei o que se via na foto, escrevi que poderia ser algumas mulheres sentadas, conversando talvez, tocando instrumentos, descobri o que enxergo nessa foto: - Vejo a Capoeira sorrindo. Um sorriso que so A capoeira poderia nos presentear, só Elas para se expressarem tão bem através dela a Capoeira.


OBS: Enquanto a menina que estar encostada no pilar e muito seria deve ter sentido a falta do Instrutor Raivoso ;).. E quanto a essa pessoinha que escreceu esse texto acima, agora vai estudar a (LEP) Lei de Excução Penal -ECAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA :(

sexta-feira, 5 de junho de 2009

LANÇAMENTO DO DVD:RAIVOSO A PROCURA DA RODA PERFEITA (NATAL).

SERÁ LANÇADO NO MÊS DE jULHO O DVD: RAIVOSO A PROCURA DA RODA PERFEITA (NATAL).
EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES.

EM BREVE...

A RAIVOSO RECORDS INC. EM BREVE LANÇARÁ UM DOCUMENTARIO DO INSTRUTOR RAIVOSO ONDE ELE NOS BRINDARÁ COM DIVERSAS HISTORIAS DO CORDÃO DE OURO NATAL.

Saudade no coração do Capoeira.


Hoje amanheci com uma saudade grande dessa galerinha ai na foto, talvez seja tensão a prova que farei, talvez seja apenas uma das boas lembrança que essas pessoas me transmitiram durante o tempo que trabalhei e dei trabalho a elas. Hoje cada um de vocês me vieram a cabeça do nada como se tudo estivesse no seu lugar como antes, bem como antigamente, mas sei que não é e nem estar, tudo hoje ja não é como antes tudo hoje so são lembranças que carrego comigo sentimentos dos mais diversos, hoje seu eu pudesse eu voltava no tempo ioio se eu pudesse eu voltava no tempo iaia so para reviver esses bons tempos. Hoje estou acometido de uma tristeza que não sei o motivo específico. Hoje tem roda lá na academia do meu mestre Irani eu vou! Vou como se fosse a primeira ou ultima roda? Não sei.
Hoje eu to de baixa deve ser pelos erros cometidos no passado. Saudade no coração do Capoeira é uma dor imensa...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

A sordidez humana.

A sordidez humana
"Que lado nosso é esse, feliz diante da desgraça alheia? Quem é esse em nós, que ri quandoo outro cai na calçada?"
Ando refletindo sobre nossa capacidade para o mal, a sordidez, a humilhação do outro. A tendência para a morte, não para a vida. Para a destruição, não para a criação. Para a mediocridade confortável, não para a audácia e o fervor que podem ser produtivos. Para a violência demente, não para a conciliação e a humanidade. E vi que isso daria livros e mais livros: se um santo filósofo disse que o ser humano é um anjo montado num porco, eu diria que o porco é desproporcionalmente grande para tal anjo.
Que lado nosso é esse, feliz diante da desgraça alheia? Quem é esse em nós (eu não consigo fazer isso, mas nem por essa razão sou santa), que ri quando o outro cai na calçada? Quem é esse que aguarda a gafe alheia para se divertir? Ou se o outro é traído pela pessoa amada ainda aumenta o conto, exagera, e espalha isso aos quatro ventos – talvez correndo para consolar falsamente o atingido?
O que é essa coisa em nós, que dá mais ouvidos ao comentário maligno do que ao elogio, que sofre com o sucesso alheio e corre para cortar a cabeça de qualquer um, sobretudo próximo, que se destacar um pouco que seja da mediocridade geral? Quem é essa criatura em nós que não tem partido nem conhece lealdade, que ri dos honrados, debocha dos fiéis, mente e inventa para manchar a honra de alguém que está trabalhando pelo bem? Desgostamos tanto do outro que não lhe admitimos a alegria, algum tipo de sucesso ou reconhecimento? Quantas vezes ouvimos comentários como: "Ah, sim, ele tem uma mulher carinhosa, mas eu já soube que ele continua muito galinha". Ou: "Ela conseguiu um bom emprego, deve estar saindo com o chefe ou um assessor dele". Mais ainda: "O filho deles passou de primeira no vestibular, mas parece que...". Outras pérolas: "Ela é bem bonita, mas quanto preenchimento, Botox e quanta lipo...".
Detestamos o bem do outro. O porco em nós exulta e sufoca o anjo, quando conseguimos despertar sobre alguém suspeitas e desconfianças, lançar alguma calúnia ou requentar calúnias que já estavam esquecidas: mas como pode o outro se dar bem, ver seu trabalho reconhecido, ter admiração e aplauso, quando nos refocilamos na nossa nulidade? Nada disso! Queremos provocar sangue, cheirar fezes, causar medo, queremos a fogueira.
Não todos nem sempre. Mas que em nós espreita esse monstro inimaginável e poderoso, ou simplesmente medíocre e covarde, como é a maioria de nós, ah!, espreita. Afia as unhas, palita os dentes, sacode o comprido rabo, ajeita os chifres, lustra os cascos e, quando pode, dá seu bote. Ainda que seja um comentário aparentemente simples e inócuo, uma pequena lembrança pérfida, como dizer "Ah! sim, ele é um médico brilhante, um advogado competente, um político honrado, uma empresária capaz, uma boa mulher, mas eu soube que...", e aí se lança o malcheiroso petardo.
Isso vai bem mais longe do que calúnias e maledicências. Reside e se manifesta explicitamente no assassino que se imola para matar dezenas de inocentes num templo, incluindo entre as vítimas mulheres e crianças... e se dirá que é por idealismo, pela fé, porque seu Deus quis assim, porque terá em compensação o paraíso para si e seus descendentes. É o que acontece tanto no ladrão de tênis quanto no violador de meninas, e no rapaz drogado (ou não) que, para roubar 20 reais ou um celular, mata uma jovem grávida ou um estudante mal saído da adolescência, liquida a pauladas um casal de velhinhos, invade casas e extermina famílias inteiras que dormem.
A sordidez e a morte cochilam em nós, e nem todos conseguem domesticar isso. Ninguém me diga que o criminoso agiu apenas movido pelas circunstâncias, de resto é uma boa pessoa. Ninguém me diga que o caluniador é um bom pai, um filho amoroso, um profissional honesto, e apenas exala seu mortal veneno porque busca a verdade. Ninguém me diga que somos bonzinhos, e só por acaso lançamos o tiro fatal, feito de aço ou expresso em palavras. Ele nasce desse traço de perversão e sordidez que anima o porco, violento ou covarde, e faz chorar o anjo dentro de nós.

AGENTE DEVE SE POLICIAR AO MAXIMO PRA EVITAR ESSE TIPO DE SITUAÇÃO...

quarta-feira, 3 de junho de 2009

A vingança do Berimbau


No dia 29/05/2009, chegou em meu e-mail algo bastante interessante de lêr-mos, para quem não se lembra alguma pessoa se referiu a capoeira de forma bastante grossa lá na bahia acho que era um diretor de curso de alguma Universidade, saiu na imprensa e o tal doutor teve de escultar um monte. E a aqui estou eu repassando o que eu recebi da Associação de Capoeira Piritiba.


A vingança do berimbau.

Miguezim de Princesa


Superado pelo tempo,
Ensinando muito mal,
Fabricando mil diplomas
Para entupir hospital,
O doutor da faculdade
Botou, com toda maldade,
A culpa no berimbau.


II


Disse o doutor Natalino
Que o baiano é um mocó,
Sem coragem e inteligência,
Preguiçoso de dar dó,
Só liga pra carnaval
E só toca berimbau

III


O sujeito ignorante
Não conhece o berimbau,
Que atravessou o mundo
Com toda a força ancestral.
Na fronteira da emoção,
Traz da África a percussão
Da diáspora cultural


IV

Nem Baden Powel resistiu
À percussão milenar,
Uma corda a encantar seis
Na tristeza camará
De Salvador da Bahia.
Quem toca e canta poesia
Na dança sabe lutar.

V

O doutor, se estudou,
Na certa não aprendeu nada:
Diz que o som do Olodum
Não passa de uma zoada
E a cultura baiana
É uma penca de bananas,
Primitiva e atrasada.

VI

Jimmy Cliffi, Michael Jackson,
Paul Simon e o escambau
Se renderam ao Olodum
Com seu toque genial,
Que nasceu no Pelourinho
E hoje abre caminho
No cenário mundial.

VII

O baiano é primitivo?
Veja só o resultado:
Ruy foi o Águia de Haia;
Castro Alves, verso-alado
De poeta condoreiro,
E gente do mundo inteiro
Se curvou a Jorge Amado.

VIII

Bethânea, Caetano e Gil,
Armandinho, Dodô e Osmar,
Gal Costa, Morais Moreira,
Batatinha a encantar
João Gilberto, Bossa Nova
Novos Baianos são prova
Da grandeza do lugar.

IX

Glauber, no Cinema Novo;
Gregório, velha poesia;
Gordurinha, no rojão;
Milton, na Geografia;
Anísio, na Educação;
Dias Gomes, na encenação;
João Ubaldo e Adonias.

X

Menestrel da cantoria
Temos o mestre Elomar,
Xangai, Wilson Aragão,
Bule-Bule a improvisar,
Roberto Mendes viola
A chula ? semba de Angola,
Nosso samba de além-mar.

XI

Se eu fosse citar todos
Que merecem citação,
Faria um livro de nomes
Tão grande é a relação.
Desculpe, Afrânio Peixoto,
Esse doutor é um roto
Procurando promoção!

XII

Com vergonha do que fez:
Insultar toda a Nação,
O tal doutor Natalino
Pediu exoneração
E não encontra ninguém,
Nem um nazista do além,
Para tomar a lição.

XIII

O baiano é pirracento,
Mas paga com bem o mal:
Dá uma chance a Natalino
Lá no Mercado Central
De ganhar alguns trocados
Segurando o pau dobrado
Da corda do berimbau.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Mestre Irani

Mestre Irani jogando com o mestre Roberto Pastinha com exclusividade da Raivoso Records Inc. para o blog do Instrutor Raivoso.