segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Amigos que a capoeira me deu...
Lá no Junior Aranha a roda é boa.
sábado, 20 de dezembro de 2008
Capoeira na Comunidade da Africa (Redinha/Natal)
sábado, 29 de novembro de 2008
Evento do Capoeira Brasil /22.11.2008
Instrutor Raivoso e Mestre Boa gente / Novembro 2008
OBRIGADO A TODOS DO CECAP
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Mestres Baianos
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
domingo, 28 de setembro de 2008
Amigos da Cordão de Ouro 2008.
domingo, 7 de setembro de 2008
Capoeira X Olimpiadas

Por outro lado na ha como negar que isso seria um salto quantitativo e de certa forma qualitativo no mundo da capoeiragem, acredito que os investimentos publicos e privados aconteceriam de forma a privilegiar o professor de Capoeira aqui em nosso país o que contribuiria para o apoio de otimos projetos de capoeira existentes . Por outro lado toda manifestaçao cultural que se torna algo comercial perde ou tende a modificar algum de seus valores e fundamentos. Sei que minhas palavras estao meio confusas hora eu digo que é bom hora eu digo que nao é, o assunto é muito polemico e merece toda a atençao possivel e principalmente a participaçao de todos nos capoeiristas.
domingo, 31 de agosto de 2008
Inst. Raivoso, Mestre Irani e Mestre Wilson.
Instrutor Raivoso
Alguns pseudos educadores desconhecem mas a capoeira quando ensinada de forma que se alcance a plenitude pode transformar conceitos de vida de pessoas que infelizmente nao tem acesso a informaçoes, percebo que aqui em Natal os professores que trabalham com capoeira se restrigem a ficar dentro de seus projetos sociais e nao agem como educadores e por isso chamo-os de pseudo-educadores sociais onde os mesmos se orgulham do que fazem e nao percebem que o que fazem é denegrir a imagem da capoeira com seus atos ilicitos e pervertidos quantos sao os professores de capoeira que fazem uso de drogas ou se envolvem sexualmente com seus alunos e tem a cara de pau de aparecer com um discurso politicamente correto, tipo daquele jeito faça o que eu digo e nao faça o que eu faço. Nao precisamos mais desse tipo de pessoas no nosso meio qua sugam o quanto podem da capoeira e nao deixa na a somar a contribuir com a capoeira.
O mundo de Deus é grande
O mundo de Deus é grande
Deus traz numa mao fechada...
Pelorinho
Visita dos Mestres Samara e Garrincha (Julho/08).
Eu tenho que ir embora
e nao posso demorar
lê lê lê eu nao posso demorar...
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Capoeira patrimonio Cultural

Iphan registra capoeira como Patrimônio Cultural Brasileiro
Folha Online - Cotidiano, 15/7/2008, às 19h24
A capoeira foi registrada nesta terça-feira pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como o mais novo patrimônio cultural brasileiro. O registro foi concedido pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, que se reuniu hoje em Salvador.
O instrumento legal que assegura a preservação do patrimônio cultural imaterial do Brasil é o registro, instituído pelo Iphan. Após o registro do bem é possível elaborar projetos e políticas públicas que envolvam ações necessárias à preservação e continuidade da manifestação cultural.
O Conselho Consultivo é constituído por 22 representantes de entidades e da sociedade civil, e delibera a respeito dos registros e tombamentos do patrimônio nacional.
O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, anunciou a inclusão do ofício dos mestres da capoeira no Livro dos Saberes, e da roda de capoeira no Livro das Formas de Expressão. A divulgação e implementação dessa atividade em mais de 150 países se deve aos mestres, que tiveram sua habilidade de ensino reconhecida, segundo o Iphan.
Grupos de capoeiristas e reconhecidos mestres vieram de várias regiões do Brasil para acompanhar a votação. Eles realizaram uma grande roda em frente ao Palácio Rio Branco, simbolizando o triunfo da manifestação, que já foi considerada prática criminosa no século passado –chegou a ser incluída no código penal da República Velha–, e hoje é reconhecida como patrimônio cultural.
O pedido de registro da capoeira foi uma iniciativa do Iphan e do Ministério da Cultura. Uma pesquisa foi realizada entre 2006 e 2007 para a produção de conhecimento e documentação sobre esse bem imaterial, o que possibilitou o pedido do registro.
O inventário da capoeira foi produzido por uma equipe multidisciplinar de profissionais, em parceria com as Universidades Federais do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e a Federal Fluminense, sob a supervisão do Iphan. As pesquisas foram realizadas no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, principais cidades portuárias apontadas como prováveis origens desta manifestação, e locais onde havia documentação a respeito.
Preservação do patrimônio
O plano de preservação é uma conseqüência do registro, e prevê medidas de suporte à capoeira como um plano de previdência especial para os velhos mestres; o estabelecimento de um programa de incentivo desta manifestação no mundo; a criação de um Centro Nacional de Referência da Capoeira; e o plano de manejo da biriba –madeira utilizada na fabricação do berimbau– e outros recursos naturais.
Patrimônio cultural imaterial são representações da cultura brasileira como: as práticas, as formas de ver e pensar o mundo, as cerimônias (festejos e rituais religiosos), as danças, as músicas, as lendas e contos, a história, as brincadeiras e modos de fazer (comidas, artesanato, etc.), junto com os instrumentos, objetos e lugares que lhes são associados, cuja tradição é transmitida de geração em geração pelas comunidades brasileiras. Com a inclusão da capoeira, o Brasil passa a ter 14 bens culturais registrados.
Publicado por Sheila Sterf/Comunicação Social
sexta-feira, 18 de julho de 2008
Capoeira no Cefet-RN

sábado, 31 de maio de 2008
Amigos do Inst. Raivoso.
1- mestre Suassuna, mestre Irani, mestre Luis Medicina, mestre Jogo de Dentro, mestre Espirro Mirim, mestre Onça Negra, mestre Cicero, mestre Virgulino, mestre Ataulfo, mestre Penteado, contra mestra Vanessa, contra mestre Papa Leguas, contra mestre C. Escravo, contra mestre Estrangeiro, isntrutor Capacete, instrutor Raivoso, instrutor Pipoca, aluno graduado Mickey
quinta-feira, 15 de maio de 2008
capoeira fara revoluçao na atividade fisica

sexta-feira, 28 de março de 2008
quinta-feira, 27 de março de 2008
Video Exclusivo da Raivoso Records Inc.
A palavra é (in) Gratidão...
Quantos capoeiristas eu conheço que renegam suas origens??? quantos dizem ter começado capoeira no CDO?? reposta varios!! Não entendo o por que de se inventar ou negar os fatos... Bom no aniversario do Mestre Irani de 1998 apareceram varios capoeiristas antigos dentre eles o então professor magão (vale lembrar que na epoca o CDO Natal so tinha 05 professores, Ataulfo, Adriano, Marcus Vinicius, Magão e Tata, tempo bom esse que nao volta mais...) e na roda comecei a perceber o jogo diferenciado do professor Magão que daquele dia em diante passei a observa-lo quanto capoeirista vale salientar que nao cogitava deixar de treinar com o mestre, porem nas voltas que o mundo da eu tive algumas divergencias com o mestre Irani que me deixaram na epoca muito entristecido (me darei ao direito de nao revelar tal acontecido. Pra mim ja basta o mestre saber o motivo real de minha saida.) e resolvi ir treinar com o professor na magão ainda fiquei treinando com os dois por 1 mes mas ja nao havia mais clima e o apice de minha saida foi quando me envolvi numa briga na roda então resolvi ficar treinando com o professor isso no ano de 1999. Talvez eu nao soubesse mas foram 2 anos "perdidos" em meu desenvolvimento na capoeira. Varios motivos me levam a ver crêr nisso. minha ingenuidade fez com que eu fosse uma especie de "servo", a relação professor-aluno foi violentada de tal forma que tive de aprender o que não se deve fazer com um aluno, fui obrigado a presenciar a falta de respeito com a capoeira e outras coisas que aconteceram não devem ser ditas aqui por mim. Te agradeço desde ja por me torna da pior forma possivel de menino p/ homem dentro da capoeira nao te negarei pois me ensinaste muito o que nao devo fazer dentro do mundo da capoeira. E Jamais te negarei fui teu aluno frequentei da tua capoeira e por isso nao serei ingrato com você. Mas sempre serei (in) Grato a sua pessoa
SARAVÁ Magão....
terça-feira, 25 de março de 2008
videos exclusivos da RAIVOSO RECORDS INC.
Mestre Irani(RN) e Mestre Espirro Mirim(CE).
com a presença do Mestre Luis Medicina(BA), Mestra Janja(BA), Mestre Banzo(RJ), Mestre Onça Preta(BA), Mestre Indio(RN).
Grande guerreiro que tive o prazer de ser amigo.
segunda-feira, 24 de março de 2008
sexta-feira, 21 de março de 2008
quinta-feira, 20 de março de 2008

em pé começando da esquerda: contra mestre Vitor, contra mestra Vanessa, mestre Irani, de
braços aberto bebe, professor Chiquinnho, insturtor Gordurinha, instrutora India e mestre Virgulino, agachado: Perninha, Instrutor Pipoca, pofessor Chorao, aluna rosa(USA) instrutor Raivoso, instrutor Gaspar, aluno baco, monitor Felipe, e capuection(USA). Janeiro de 2008
Casa de Passagem II ( CAPOEIRA)
Capoeira na casa de passagem II (2006).
segunda-feira, 17 de março de 2008
domingo, 16 de março de 2008
Varios tipos de cultura... respeito a diversidade.
manifestaçoes tipicas da regiao do Caribe e africa. manifestaçoes proxima da capoeira.
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
Raivoso e mestre Cícero (SP) 2007
sábado, 2 de fevereiro de 2008
Evento do Cordão de Ouro 2007 (PI)

Seminario Nacional de Politicas Publicas em Esporte e Lazer (2007)
domingo, 13 de janeiro de 2008
Mestre Suassuna e Mestre Brasilia
Raivoso e C/Mestre Estrangeiro
Mestre Virgulino e Raivoso
sábado, 12 de janeiro de 2008
Raivoso e C/Mestre Papa Leguas
Mestre Jogo de Dentro, Raivoso e Mestre Espirro Mirim
Mestre Luiz Medicina e Raivoso
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
Mestre Onça Preta e Raivoso
Capoeira na Marinha (projeto social-2006)

Bom fui convidado a dar aulas de capoeira e recreaçao num projeto social chamado cidadão do amanhã cordenado pela ong Ativa, o projeto faz parte de uma parceria dessa ong com a marinha do Brasil sendo o grupamento dos fuzileiros navais é o local onde acontecem. La foi o local onde menos tive apoio por parte da cordenação, mas em termo de espaço nao tive do que reclamar apesar de ter sido pouco tempo foi bastante intenso e a vcs so tenho a agrader.
(de pe da esquerda p/direita: David pequeno grande homem, sibiti, caboxxx, Sandy Bigodão, lucas lilil pezao e o soldadoxxx. agachados da esqueda p/direita Julio Cesar, Sergio cabaço, Verme verde, lenilson Boquete e eu raivoso segurando o berimbau.)
Minha turma nos fuzileiros Navais Marinha do Brasil. saudades de vcs!!!
Obrigado